“Delay muito grande”. Castelo de Vide contesta dados da DGS (e diz ter “no máximo” 10 infetados no concelho)

Neil Hall / EPA

O Presidente da Câmara de Castelo de Vide, em Portalegre, criticou esta quarta-feira os dados divulgados pelas autoridades de saúde em relação ao número de infetados pela covid-19 no concelho, afirmando que os mesmos não correspondem à realidade.

“Enquanto não chegam os dados [das altas médicas] à Direção-Geral da Saúde (DGS), que demoram às vezes uma semana, nós estamos durante uma semana com números que na realidade já não existem”, lamentou António Pita, eleito pelo PSD, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o relatório diário publicado pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) na sua página na Internet, o concelho de Castelo de Vide apresenta esta quarta-feira 37 casos ativos, números que o autarca contesta, afirmando existirem “10 infetados, no máximo”.

“Não corresponde à realidade [números reportados pelas autoridades de saúde]. Existe um delay [atraso] muito grande entre a alta médica e depois a atualização dos dados, o que penaliza os concelhos”, alertou.

Castelo de Vide faz parte dos 26 concelhos que registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 casos por 100 mil habitantes, entre 7 e 20 de dezembro, menos quatro em relação ao registo anterior. Estes 26 concelhos são considerados como estando em risco extremo devido ao elevado número de casos de infeção.

Entre os concelhos mais fustigados pelo número de infeções pelo novo coronavírus está o Vimioso, com 3.207 casos por 100 mil habitantes, seguido de Castelo de Vide, com 2.398/100 mil habitantes, Marvão, com 2.396/100 mil habitantes, e Mourão com 2.286.

De acordo com o relatório publicado esta quarta -feira pela ULSNA, o distrito de Portalegre conta com um total de 62 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia. No documento, é referido que o distrito regista 607 casos ativos, 1.536 casos recuperados e 31 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 123 casos. Seguem-se Elvas com 119 casos ativos, Nisa (105), Marvão (69), Castelo de Vide (37), Crato (36), Avis (19), Gavião (18), Monforte e Ponte de Sor com 17 casos ativos cada, Alter do Chão (15), Sousel (14) e Fronteira (12).

O concelho de Campo Maior apresenta esta quarta-feira quatro casos ativos e o de Arronches sem nenhum caso ativo.

A ULSNA, que sublinha que os dados correspondem ao apuramento das últimas 24h e que os mesmos são correspondentes aos apurados por laboratórios públicos, indica ainda que foram feitos até esta quarta-feira 38.271 testes de diagnóstico no distrito.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SNS24 ultrapassa recorde semanal de chamadas com mais de 200 mil

O recorde semanal de chamadas atendidas no SNS24 foi ultrapassado na última semana, num aumento da procura para mais do dobro, de 126.860 para 279.279, em relação à última semana de 2020, foi esta terça-feira …

Entre críticas a Rio e Marcelo, Ventura teve um drive-in com música de baile (e comparou-se a Sá Carneiro)

Ventura demarcou-se dos insultos de apoiantes à comunicação social, mas não admitiu que o seu mandatário os incentivou, chamando “inimigos” aos jornalistas. Terminou o dia num comício na praia de Leça da Palmeira mas em …

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …