“Delay muito grande”. Castelo de Vide contesta dados da DGS (e diz ter “no máximo” 10 infetados no concelho)

Neil Hall / EPA

O Presidente da Câmara de Castelo de Vide, em Portalegre, criticou esta quarta-feira os dados divulgados pelas autoridades de saúde em relação ao número de infetados pela covid-19 no concelho, afirmando que os mesmos não correspondem à realidade.

“Enquanto não chegam os dados [das altas médicas] à Direção-Geral da Saúde (DGS), que demoram às vezes uma semana, nós estamos durante uma semana com números que na realidade já não existem”, lamentou António Pita, eleito pelo PSD, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o relatório diário publicado pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) na sua página na Internet, o concelho de Castelo de Vide apresenta esta quarta-feira 37 casos ativos, números que o autarca contesta, afirmando existirem “10 infetados, no máximo”.

“Não corresponde à realidade [números reportados pelas autoridades de saúde]. Existe um delay [atraso] muito grande entre a alta médica e depois a atualização dos dados, o que penaliza os concelhos”, alertou.

Castelo de Vide faz parte dos 26 concelhos que registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 casos por 100 mil habitantes, entre 7 e 20 de dezembro, menos quatro em relação ao registo anterior. Estes 26 concelhos são considerados como estando em risco extremo devido ao elevado número de casos de infeção.

Entre os concelhos mais fustigados pelo número de infeções pelo novo coronavírus está o Vimioso, com 3.207 casos por 100 mil habitantes, seguido de Castelo de Vide, com 2.398/100 mil habitantes, Marvão, com 2.396/100 mil habitantes, e Mourão com 2.286.

De acordo com o relatório publicado esta quarta -feira pela ULSNA, o distrito de Portalegre conta com um total de 62 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia. No documento, é referido que o distrito regista 607 casos ativos, 1.536 casos recuperados e 31 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 123 casos. Seguem-se Elvas com 119 casos ativos, Nisa (105), Marvão (69), Castelo de Vide (37), Crato (36), Avis (19), Gavião (18), Monforte e Ponte de Sor com 17 casos ativos cada, Alter do Chão (15), Sousel (14) e Fronteira (12).

O concelho de Campo Maior apresenta esta quarta-feira quatro casos ativos e o de Arronches sem nenhum caso ativo.

A ULSNA, que sublinha que os dados correspondem ao apuramento das últimas 24h e que os mesmos são correspondentes aos apurados por laboratórios públicos, indica ainda que foram feitos até esta quarta-feira 38.271 testes de diagnóstico no distrito.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …