“É hora de ajudar”. Áustria vai receber 10 doentes portugueses

Florian Wieser / EPA

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz

Após conversa com António Costa, o chanceler austríaco Sebastian Kurz anunciou hoje que vai ajudar Portugal no combate à pandemia. O país vai receber doentes portugueses e agora os Ministérios da Saúde dos dois países estão em conversações sobre a forma como se vai proceder à transferência.

O governo austríaco anunciou esta sexta-feira que irá receber dez doentes portugueses, dos quais cinco infetados com covid-19 e a necessitar de cuidados intensivos, enquanto os restantes serão pacientes com doenças graves ou necessitados de cirurgias urgentes.

A ajuda surge num momento em que Portugal tem os hospitais em sobrecarga, depois de um contacto telefónico no último fim de semana entre os chanceler austríaco Sebastian Kurz e o primeiro-ministro António Costa.

Segundo a agência de notícias OTS, estão agora a decorrer conversações entre os ministérios da Saúde dos dois países para agilizar o processo de transferência de doentes.

“Tal como já aceitámos pacientes a necessitar de cuidados intensivos de França, Itália e Montenegro, agora queremos ajudar Portugal nesta difícil situação”, disse o chanceler austríaco Sebastian Kurz, enquanto o ministro da Saúde, Rudolf Anschober, acrescentou que “para derrotar com sucesso esta pandemia, a solidariedade internacional deve tornar-se ainda mais central”.

“Se os nossos vizinhos europeus precisam de ajuda urgente e nós podemos oferecê-la, então é hora de ajudar de forma rápida e fácil. É assim que salvamos vidas e podemos ajudar Portugal, que se encontra numa situação difícil, nestes tempos difíceis”, acrescentou Anschober.

Desta forma, os cinco doentes infetados com covid-19 devem ser internados em Viena, enquanto os restantes podem ser distribuídos pelas províncias de Baixa Áustria, Caríntia e Estíria.

O governo austríaco já disponibilizou também as suas Forças Armadas para transportar esses doentes portugueses. “No contexto da crise pandémica, os nossos profissionais médicos e de transporte aéreo já realizaram vários transportes médicos, como no Kosovo”, revelou a ministra da Defesa, Klaudia Tanner, assumindo a vontade de “oferecer este apoio também a Portugal” e garantir que o seu governo está “pronto para ajudar ”

Num comunicado enviado às redações, o gabinete do ministério liderado por Marta Temido assume que “na semana passada” foi efetuado “um contacto bilateral” com o Governo austríaco e que o parceiro europeu “disponibilizou capacidade para tratamento de 10 doentes de cuidados intensivos em diversos hospitais do país”.

“Esta opção, que constitui um apoio que poderá ser fundamental num momento em que Portugal enfrenta ainda uma elevada pressão sobre os hospitais, foi encaminhada para ponderação pela Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a covid-19”, pode ler-se ainda na nota hoje divulgada.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …