“É hora de ajudar”. Áustria vai receber 10 doentes portugueses

Florian Wieser / EPA

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz

Após conversa com António Costa, o chanceler austríaco Sebastian Kurz anunciou hoje que vai ajudar Portugal no combate à pandemia. O país vai receber doentes portugueses e agora os Ministérios da Saúde dos dois países estão em conversações sobre a forma como se vai proceder à transferência.

O governo austríaco anunciou esta sexta-feira que irá receber dez doentes portugueses, dos quais cinco infetados com covid-19 e a necessitar de cuidados intensivos, enquanto os restantes serão pacientes com doenças graves ou necessitados de cirurgias urgentes.

A ajuda surge num momento em que Portugal tem os hospitais em sobrecarga, depois de um contacto telefónico no último fim de semana entre os chanceler austríaco Sebastian Kurz e o primeiro-ministro António Costa.

Segundo a agência de notícias OTS, estão agora a decorrer conversações entre os ministérios da Saúde dos dois países para agilizar o processo de transferência de doentes.

“Tal como já aceitámos pacientes a necessitar de cuidados intensivos de França, Itália e Montenegro, agora queremos ajudar Portugal nesta difícil situação”, disse o chanceler austríaco Sebastian Kurz, enquanto o ministro da Saúde, Rudolf Anschober, acrescentou que “para derrotar com sucesso esta pandemia, a solidariedade internacional deve tornar-se ainda mais central”.

“Se os nossos vizinhos europeus precisam de ajuda urgente e nós podemos oferecê-la, então é hora de ajudar de forma rápida e fácil. É assim que salvamos vidas e podemos ajudar Portugal, que se encontra numa situação difícil, nestes tempos difíceis”, acrescentou Anschober.

Desta forma, os cinco doentes infetados com covid-19 devem ser internados em Viena, enquanto os restantes podem ser distribuídos pelas províncias de Baixa Áustria, Caríntia e Estíria.

O governo austríaco já disponibilizou também as suas Forças Armadas para transportar esses doentes portugueses. “No contexto da crise pandémica, os nossos profissionais médicos e de transporte aéreo já realizaram vários transportes médicos, como no Kosovo”, revelou a ministra da Defesa, Klaudia Tanner, assumindo a vontade de “oferecer este apoio também a Portugal” e garantir que o seu governo está “pronto para ajudar ”

Num comunicado enviado às redações, o gabinete do ministério liderado por Marta Temido assume que “na semana passada” foi efetuado “um contacto bilateral” com o Governo austríaco e que o parceiro europeu “disponibilizou capacidade para tratamento de 10 doentes de cuidados intensivos em diversos hospitais do país”.

“Esta opção, que constitui um apoio que poderá ser fundamental num momento em que Portugal enfrenta ainda uma elevada pressão sobre os hospitais, foi encaminhada para ponderação pela Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a covid-19”, pode ler-se ainda na nota hoje divulgada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desvendada a origem misteriosa da aurora boreal

As partículas das tempestades solares são aceleradas pelo campo magnético da Terra e interagem com as partículas da atmosfera, criando o espetacular fenómeno da aurora boreal. Agora, e pela primeira vez, cientistas demonstraram o mecanismo …

Agricultura em Marte pode tornar-se uma realidade graças a inovação

Cultivar plantações em Marte pode tornar-se uma realidade graças a um catalisador criado por uma equipa de investigadores, que remove o perclorato, um composto químico perigoso. Popular o planeta vermelho é uma ambição de longa data …

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …