//

“É hora de ajudar”. Áustria vai receber 10 doentes portugueses

Florian Wieser / EPA

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz

Após conversa com António Costa, o chanceler austríaco Sebastian Kurz anunciou hoje que vai ajudar Portugal no combate à pandemia. O país vai receber doentes portugueses e agora os Ministérios da Saúde dos dois países estão em conversações sobre a forma como se vai proceder à transferência.

O governo austríaco anunciou esta sexta-feira que irá receber dez doentes portugueses, dos quais cinco infetados com covid-19 e a necessitar de cuidados intensivos, enquanto os restantes serão pacientes com doenças graves ou necessitados de cirurgias urgentes.

A ajuda surge num momento em que Portugal tem os hospitais em sobrecarga, depois de um contacto telefónico no último fim de semana entre os chanceler austríaco Sebastian Kurz e o primeiro-ministro António Costa.

Segundo a agência de notícias OTS, estão agora a decorrer conversações entre os ministérios da Saúde dos dois países para agilizar o processo de transferência de doentes.

“Tal como já aceitámos pacientes a necessitar de cuidados intensivos de França, Itália e Montenegro, agora queremos ajudar Portugal nesta difícil situação”, disse o chanceler austríaco Sebastian Kurz, enquanto o ministro da Saúde, Rudolf Anschober, acrescentou que “para derrotar com sucesso esta pandemia, a solidariedade internacional deve tornar-se ainda mais central”.

“Se os nossos vizinhos europeus precisam de ajuda urgente e nós podemos oferecê-la, então é hora de ajudar de forma rápida e fácil. É assim que salvamos vidas e podemos ajudar Portugal, que se encontra numa situação difícil, nestes tempos difíceis”, acrescentou Anschober.

Desta forma, os cinco doentes infetados com covid-19 devem ser internados em Viena, enquanto os restantes podem ser distribuídos pelas províncias de Baixa Áustria, Caríntia e Estíria.

O governo austríaco já disponibilizou também as suas Forças Armadas para transportar esses doentes portugueses. “No contexto da crise pandémica, os nossos profissionais médicos e de transporte aéreo já realizaram vários transportes médicos, como no Kosovo”, revelou a ministra da Defesa, Klaudia Tanner, assumindo a vontade de “oferecer este apoio também a Portugal” e garantir que o seu governo está “pronto para ajudar ”

Num comunicado enviado às redações, o gabinete do ministério liderado por Marta Temido assume que “na semana passada” foi efetuado “um contacto bilateral” com o Governo austríaco e que o parceiro europeu “disponibilizou capacidade para tratamento de 10 doentes de cuidados intensivos em diversos hospitais do país”.

“Esta opção, que constitui um apoio que poderá ser fundamental num momento em que Portugal enfrenta ainda uma elevada pressão sobre os hospitais, foi encaminhada para ponderação pela Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a covid-19”, pode ler-se ainda na nota hoje divulgada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.