Austrália regista apenas um caso de contágio local em 24 horas

Daniel Pockett / EPA

Pela primeira vez desde 9 de junho, a Austrália não registou novos casos de contágio local no domingo. As medidas de combate à pandemia de covid-19 podem ser suavizadas em breve.

As autoridades locais avançam que a Austrália registou apenas um novo caso de contágio local por covid-19 nas últimas 24 horas. O caso surge depois de no domingo, e pela primeira vez em quase cinco meses, o país ter contabilizado zero novos casos de contágio local, avança a Renascença.

A CNN avança que os valores dizem respeito ao período compreendido entre as 20h00 de sexta-feira e as 20h00 de sábado. “Mais um dia encorajador para a Austrália, com apenas um caso de transmissão local e sem casos de origem desconhecida. Muito obrigado aos nossos profissionais de saúde e ao público australiano”, escreveu Greg Hunt, ministro da Saúde australiano, no Twitter.

O estado de Victoria, outrora considerado epicentro da segunda onda de contágios, registou zero casos pelo segundo dia consecutivo, no domingo, depois de um confinamento de 112 dias.

Neste sentido, as autoridades de saúde preveem que as medidas de combate à pandemia de covid-19 possam ser suavizadas já ao longo dos próximos dias. “Ver 50 mil casos por dia na França, ver a Bélgica a enviar pacientes para fora do país porque estão tão sobrecarregados, isso é o que poderíamos ter enfrentado se não tivéssemos sido capazes de resolver isso”, disse o diretor de saúde do estado, Brett Sutton.

Até à data, a Austrália contabilizou 27.500 casos confirmados de covid-19 e 900 mortes.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A COP26 ainda não começou, mas parece condenada ao fracasso. Matos Fernandes está "pouco otimista"

Cimeira tem início a 31 de outubro, mas os sinais que chegam não são positivos, com muitos dos líderes e representantes dos principais países a apontar dedos aos que ainda não se comprometeram com metas …

Líder do CDS-PP compara Estado a centro comercial por devolver "míseros cêntimos" do combustível

Líder centrista anunciou que o CDS vai apresentar novamente no Parlamento uma proposta para acabar com o adicional dos produtos petrolíferos — algo que já tinham feito no passado, mas que mereceu o chumbo de …

Crescem os apelos a que o Reino Unido avance com o Plano B contra a covid, mas Governo continua reticente

Em público, o governo de Boris Johnson afirma que ainda não é tempo de apertar as medidas de combate à pandemia, mas em privado já está a ponderar como pode avançar com o Plano B. Depois …

Um telemóvel com redes sociais instaladas, como o Twitter e o LinkedIn

Disparam as ofertas de emprego que exigem vacinação contra a covid-19

Nos últimos dois meses, o número de ofertas de emprego que impõem como requisito de recrutamento a vacinação contra a covid-19 disparou. O LinkedIn avançou à revista Forbes que o número de ofertas que exigem vacinação …

ERSE prepara proposta sobre margens dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estará a ponderar avançar com uma proposta ao Governo sobre as margens de comercialização dos combustíveis. "A ERSE desencadeou de imediato todos os processos de operacionalização desta medida, dentro …

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Erdogan ameaça expulsar dez embaixadores que pediram libertação de Osaman Kavala

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pediu a libertação de Osaman Kavala em 2019 e o Conselho da Europa declarou que a Turquia tem até novembro para libertar o opositor do regime, sob pena …

PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022

A dois dias da votação na generalidade, Jerónimo de Sousa anuncia que o PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 na generalidade. Com o Bloco de Esquerda a votar contra, o PS …

Domingo "gordo": os 18 resultados de um dia agitado no futebol

Muitos golos, muitos empates. Barcelona-Real estranho, José Mourinho expulso e Rui Vitória a sofrer uma goleada nunca vista. Tínhamos deixado aqui o aviso: o dia 24 de Outubro iria ser um "domingo gordo" no futebol. Foram …

Luis Marques Mendes

Não viabilizar o OE2022 seria "suicídio eleitoral" para o PCP

O Orçamento do Estado não parece ter a aprovação garantida e foi um tema inevitável no comentário de Luís Marques Mendes neste domingo à noite, na SIC. O comentador político considera que a intenção de o …

Ricciardi quer criar banco para regenerar nome da família Espírito Santo

José Maria Ricciardi diz que vai tentar criar um novo banco para "regenerar o nome da família Espírito Santo", baseado num conceito diferente dos bancos clássicos. Em entrevista ao jornal Público, José Maria Ricciardi, ex-administrador do …