Fraudes na ADSE aumentam (à custa do Estado e da saúde de alguns doentes)

-

Os casos de fraude na ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, estão a aumentar. É o director-geral do novo Instituto Público quem o revela, apelando a mais “mecanismos de controlo e monitorização”.

“A ADSE tem detectado nos últimos tempos muitas situações de fraude”, constata o ainda director-geral da ADSE, Carlos Liberato Baptista, em declarações ao Jornal de Negócios.

Numa altura em que está a prazo no lugar, depois de a ADSE ter passado a Instituto Público, abrindo a porta a mais beneficiários, Carlos Liberato Baptista refere que, só em 2016, foram enviados mais de 20 processos fraudulentos ao Ministério Público.

O responsável dá vários exemplos destes casos, nomeadamente o de uma aldeia onde a conta do ginásio, que estava instalado num centro de medicina física e de reabilitação, foi enviada à ADSE como tratamento de fisioterapia.

Está em causa uma factura de 10 mil a 12 mil euros por mês, refere o Negócios. “São 150 mil euros por ano”, acrescenta Carlos Liberato Baptista.

Outro caso citado pelo director-geral envolve um dentista do Porto “que re-facturava tratamentos não abrangidos pela tabela da ADSE de forma a que passassem a sê-lo, num montante de cerca de 200 mil euros”, segundo o mesmo jornal.

“O [maior] problema é que criou problemas clínicos às pessoas”, nota Liberato Baptista.

O director-geral menciona ainda, “preços que estão a ser facturados duas a três vezes acima do preço máximo fixado” pelo Infarmed e suspeitas da promoção do “consumo exagerado de actos médicos”.

“As pessoas vão com uma dor de cabeça e fazem-lhe um TAC ou uma ressonância”, afiança.

Área que é particularmente, “muito complicada” é o transporte de doentes, diz o director-geral.

“Tenho 14 pessoas a conferirem-me a facturação de 350 milhões de euros que são os meus convencionados”, nota, apelando à criação de “outros mecanismos de controlo e monitorização”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Então a ADSE não dá lucro? Se exigiram que no governo PPC repusessem esses lucros porque razão agora os prejuizos são para o estado?

  2. Só pegunto, estes que foram apanhados, repõem ou não o dinheiro?? Andar no MP e da maneira como anda a Justiça, creio que vamos todos continuar sentados à espera que isto vá para o “caldeiro”(arquivar)…. veremos…..

  3. Fraude são eles ! Estamos meses à espera das comparticipações e depois enviam cartas a pedir o que já foi entregue….ou não sabem o que é uma factura/recibo ?

RESPONDER

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …