Fraudes na ADSE aumentam (à custa do Estado e da saúde de alguns doentes)

-

Os casos de fraude na ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, estão a aumentar. É o director-geral do novo Instituto Público quem o revela, apelando a mais “mecanismos de controlo e monitorização”.

“A ADSE tem detectado nos últimos tempos muitas situações de fraude”, constata o ainda director-geral da ADSE, Carlos Liberato Baptista, em declarações ao Jornal de Negócios.

Numa altura em que está a prazo no lugar, depois de a ADSE ter passado a Instituto Público, abrindo a porta a mais beneficiários, Carlos Liberato Baptista refere que, só em 2016, foram enviados mais de 20 processos fraudulentos ao Ministério Público.

O responsável dá vários exemplos destes casos, nomeadamente o de uma aldeia onde a conta do ginásio, que estava instalado num centro de medicina física e de reabilitação, foi enviada à ADSE como tratamento de fisioterapia.

Está em causa uma factura de 10 mil a 12 mil euros por mês, refere o Negócios. “São 150 mil euros por ano”, acrescenta Carlos Liberato Baptista.

Outro caso citado pelo director-geral envolve um dentista do Porto “que re-facturava tratamentos não abrangidos pela tabela da ADSE de forma a que passassem a sê-lo, num montante de cerca de 200 mil euros”, segundo o mesmo jornal.

“O [maior] problema é que criou problemas clínicos às pessoas”, nota Liberato Baptista.

O director-geral menciona ainda, “preços que estão a ser facturados duas a três vezes acima do preço máximo fixado” pelo Infarmed e suspeitas da promoção do “consumo exagerado de actos médicos”.

“As pessoas vão com uma dor de cabeça e fazem-lhe um TAC ou uma ressonância”, afiança.

Área que é particularmente, “muito complicada” é o transporte de doentes, diz o director-geral.

“Tenho 14 pessoas a conferirem-me a facturação de 350 milhões de euros que são os meus convencionados”, nota, apelando à criação de “outros mecanismos de controlo e monitorização”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Então a ADSE não dá lucro? Se exigiram que no governo PPC repusessem esses lucros porque razão agora os prejuizos são para o estado?

  2. Só pegunto, estes que foram apanhados, repõem ou não o dinheiro?? Andar no MP e da maneira como anda a Justiça, creio que vamos todos continuar sentados à espera que isto vá para o “caldeiro”(arquivar)…. veremos…..

  3. Fraude são eles ! Estamos meses à espera das comparticipações e depois enviam cartas a pedir o que já foi entregue….ou não sabem o que é uma factura/recibo ?

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …