Aulas vão começar “anormalmente bem”

O ano lectivo vai arrancar sem os atrasos do ano passado, dizem os directores escolares, que referem que, em ano de eleições, as colocações de professores decorrem “anormalmente bem” e que estes estarão nas escolas “a tempo e horas”.

“Os professores estão a chegar a tempo e horas às escolas. O único problema são as substituições”, disse à Lusa o vice-presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.

O responsável explicou que as escolas com contrato de autonomia ou consideradas Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) ainda não foram autorizadas a contratar docentes substitutos para as baixas médicas, por exemplo, através da Bolsa de Contratação de Escola (BCE).

Estes casos representam uma pequena fracção do total de colocações nas escolas.

Também Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Directores Escolares (ANDE) diz que o processo de colocação de professores este ano está a correr “bastante bem” e que acredita que a 21 de Setembro, último dia para o arranque do ano lectivo, a grande maioria dos professores estará nas escolas.

“Isto é a prova provada que é possível fazer melhor [do que aconteceu no ano passado] disse à Lusa este representante dos directores.

Devia ser assim todos os anos“, disse, por seu lado, Filinto Lima.

Sobre a contratação de assistentes operacionais, ainda a decorrer, depois de o Ministério da Educação e Ciência (MEC) ter autorizado contratos para mais de 2.800 funcionários, os dois representantes associativos sublinharam que o processo decorre “com a burocracia normal”, o que, acrescenta Filinto Lima, significa que está a ser “pouco célere”.

É mais simples contratar um assessor de ministro do que um funcionário que vai ganhar cerca de 500 euros”, criticou Filinto Lima.

O vice-presidente da ANDAEP disse ainda que o Governo “investiu pouco” na contratação de psicólogos para as escolas, lamentando que se esteja ainda longe do rácio de um psicólogo para cada mil alunos: “Temos um para cada 1.700 alunos”.

Com a divulgação das listas de colocação de professores através da primeira Reserva de Recrutamento (RR1), na quinta-feira passada, já foram colocados nas escolas quase 17 mil professores.

Há ainda 7.573 horários em concurso através da BCE, para as escolas TEIP e com contrato de autonomia, aos quais os professores contratados podem candidatar-se desde o início de Setembro, cabendo aos directores colocar os docentes de acordo com as listas ordenadas de candidatos enviadas pela tutela.

A BCE foi responsável no ano lectivo passado por um dos maiores atrasos registados na colocação de professores, havendo ainda docentes por colocar e alunos sem aulas a algumas disciplinas no final do primeiro período escolar.

O ministro da Educação, Nuno Crato, assumiu no parlamento, em Setembro de 2014, que o processo de colocações de professores nas escolas pela modelo inicial da BCE tinha erros matemáticos na fórmula de cálculo das listas ordenadas, pelos quais pediu desculpa a pais, alunos, deputados e ao país.

O modelo foi revisto ainda nesse ano, com as colocações a passarem dos serviços do MEC directamente para os directores das escolas, com o objectivo de acelerar a chegada de professores aos estabelecimentos.

Este ano a tutela iniciou os procedimentos relativos à BCE mais cedo, alterou critérios de selecção de professores, simplificando-os e reduzindo-os a pouco mais de uma dezena, e permitiu às escolas iniciar a contratação e os contactos com os docentes logo no início de Setembro, duas semanas antes do que aconteceu em 201-2015.

A ano lectivo arranca este ano entre 15 e 21 de Setembro.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “É mais simples contratar um assessor de ministro do que um funcionário que vai ganhar 500 euros”.

    Lógico ! Um funcionário tem que saber ler e escrever !

  2. Comecam a tempo e horas??? Ainda nao repararam que por causa da eleicoeis o calendario escolar comeca escadalosamente dia 21 de Setembro???. O Ministerio alterou o calendario escolar para aumentar a probabilidade de ter os professores colocados. Deve ser o unico pais do mundo que o calendario escolar pode ser alterado com base no calendario eleitoral!
    Os meus filhos estao em casa ha’ 3 meses e quinze dias!!!

RESPONDER

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …