Aulas vão começar “anormalmente bem”

O ano lectivo vai arrancar sem os atrasos do ano passado, dizem os directores escolares, que referem que, em ano de eleições, as colocações de professores decorrem “anormalmente bem” e que estes estarão nas escolas “a tempo e horas”.

“Os professores estão a chegar a tempo e horas às escolas. O único problema são as substituições”, disse à Lusa o vice-presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.

O responsável explicou que as escolas com contrato de autonomia ou consideradas Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) ainda não foram autorizadas a contratar docentes substitutos para as baixas médicas, por exemplo, através da Bolsa de Contratação de Escola (BCE).

Estes casos representam uma pequena fracção do total de colocações nas escolas.

Também Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Directores Escolares (ANDE) diz que o processo de colocação de professores este ano está a correr “bastante bem” e que acredita que a 21 de Setembro, último dia para o arranque do ano lectivo, a grande maioria dos professores estará nas escolas.

“Isto é a prova provada que é possível fazer melhor [do que aconteceu no ano passado] disse à Lusa este representante dos directores.

Devia ser assim todos os anos“, disse, por seu lado, Filinto Lima.

Sobre a contratação de assistentes operacionais, ainda a decorrer, depois de o Ministério da Educação e Ciência (MEC) ter autorizado contratos para mais de 2.800 funcionários, os dois representantes associativos sublinharam que o processo decorre “com a burocracia normal”, o que, acrescenta Filinto Lima, significa que está a ser “pouco célere”.

É mais simples contratar um assessor de ministro do que um funcionário que vai ganhar cerca de 500 euros”, criticou Filinto Lima.

O vice-presidente da ANDAEP disse ainda que o Governo “investiu pouco” na contratação de psicólogos para as escolas, lamentando que se esteja ainda longe do rácio de um psicólogo para cada mil alunos: “Temos um para cada 1.700 alunos”.

Com a divulgação das listas de colocação de professores através da primeira Reserva de Recrutamento (RR1), na quinta-feira passada, já foram colocados nas escolas quase 17 mil professores.

Há ainda 7.573 horários em concurso através da BCE, para as escolas TEIP e com contrato de autonomia, aos quais os professores contratados podem candidatar-se desde o início de Setembro, cabendo aos directores colocar os docentes de acordo com as listas ordenadas de candidatos enviadas pela tutela.

A BCE foi responsável no ano lectivo passado por um dos maiores atrasos registados na colocação de professores, havendo ainda docentes por colocar e alunos sem aulas a algumas disciplinas no final do primeiro período escolar.

O ministro da Educação, Nuno Crato, assumiu no parlamento, em Setembro de 2014, que o processo de colocações de professores nas escolas pela modelo inicial da BCE tinha erros matemáticos na fórmula de cálculo das listas ordenadas, pelos quais pediu desculpa a pais, alunos, deputados e ao país.

O modelo foi revisto ainda nesse ano, com as colocações a passarem dos serviços do MEC directamente para os directores das escolas, com o objectivo de acelerar a chegada de professores aos estabelecimentos.

Este ano a tutela iniciou os procedimentos relativos à BCE mais cedo, alterou critérios de selecção de professores, simplificando-os e reduzindo-os a pouco mais de uma dezena, e permitiu às escolas iniciar a contratação e os contactos com os docentes logo no início de Setembro, duas semanas antes do que aconteceu em 201-2015.

A ano lectivo arranca este ano entre 15 e 21 de Setembro.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “É mais simples contratar um assessor de ministro do que um funcionário que vai ganhar 500 euros”.

    Lógico ! Um funcionário tem que saber ler e escrever !

  2. Comecam a tempo e horas??? Ainda nao repararam que por causa da eleicoeis o calendario escolar comeca escadalosamente dia 21 de Setembro???. O Ministerio alterou o calendario escolar para aumentar a probabilidade de ter os professores colocados. Deve ser o unico pais do mundo que o calendario escolar pode ser alterado com base no calendario eleitoral!
    Os meus filhos estao em casa ha’ 3 meses e quinze dias!!!

RESPONDER

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …

BCP ficou com herdade de João Moura (onde galgos foram encontrados por "mero acaso")

A herdade de João Moura, onde foram encontrados 18 galgos com sinais de subnutrição, ficou para o BCP num processo de insolvência do cavaleiro, servindo para pagar dívidas que mantinha a esta instituição e a …