“Vai arder tudo”. Áudios das comunicações revelam aflição dos bombeiros e falta de meios

Paulo Cunha / Lusa

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”. Este é um dos desabafos que se ouve de um comandante dos bombeiros, durante os grandes incêndios que assolaram Portugal este domingo, 15 de Outubro, nas gravações áudio das comunicações com a Protecção Civil.

A TVI e a SIC tiveram acesso a alguns dos extractos das trocas de comunicações entre os bombeiros e a Protecção Civil nas zonas de Tondela, de Viseu e de Santa Comba Dão. Estes registos revelam o desnorte no terreno e a falta de meios para combaterem as chamas.

Isto está uma calamidade. Isto está uma calamidade. Precisava aqui de mais um carro. Isto vai arder tudo“, queixa-se um comandante num áudio divulgado pela TVI.

“Não tenho João. Não tenho!”, é a resposta da Protecção Civil.

“Ó chefe, eu fiquei sem água. Tenho de ir abastecer o carro. Não consigo trabalhar aqui na aldeia”, lamenta outro operacional no terreno.

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”, desabafa ainda outro comandante.

“Estou aqui a fazer o milagre da multiplicação com os meios existentes“, chega a dizer um dos bombeiros que acode às chamas numa das localidades atingidas.

No áudio divulgado pela SIC, há também um bombeiro a pedir mais meios, ao que a Protecção Civil responde “negativo”, perante a impossibilidade de deslocar mais operacionais para a zona.

Um operacional chega a pedir uma ambulância para dar apoio aos idosos que se encontravam na zona. A resposta da Protecção Civil é para que “tentem meter essas pessoas num largo”.

Esta terça-feira, Portugal acordou sem fogos ativos mas a adjunta de operações da ANPC, Patrícia Gaspar, anunciou que o número de mortos aumentou para 37, na sequência de uma pessoa que estava internada no hospital de Coimbra. Há também 71 feridos.

Seis dos sete desaparecidos foram encontrados com vida. Segundo a responsável, todos os seis desaparecidos encontrados são do distrito de Viseu, faltando encontrar uma pessoa no distrito de Coimbra.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Coitados dos Bombeiros que fazem e fizeram tudo o que podiam toda a gente foi excelente no seu trabalho apenas tenho a reclamar que o Siresp nao e de facto um sistema seguro mesmo com antenas de satellite vai falhar sistemas digitais de rede nao servem as finalidades de coordenacao aos salvamentos ou de emergencia.
    As pessoas deviam ter nas aldeias um ou mais radio daqueles CB da banda do cidadao em canal 9 e assim quando ficam isolados pelo menos tendo uma bateria de carro carregada a toda a hora podem falar para os Bombeiros caso eles tambem possuam um radio desses pois andaram a tirar esses radios das centrais e para que ? agora olha os telemoveis nao funcionam kkkk pois comecem a pensar que nem tudo que e moderno e bom! internetes e Telemoveis e Telemoveis disfarcados de radios de comunicacoes como e o caso do siresp apenas sao um bom negocio para quem os vendeu…
    Abram os Olhos e defendam-se arranjem radios metam-nos nas juntas de freguesia ou nas vossas proprias casas cafes restaurantes tabernas para toda a gente poder ter acesso e usem-nos ou uns com os outros ou com os Bombeiros se eles aderirem e digo-vos que espalhados pelo Pais ha muitos grupos de protecao civil independentes e grupos que ainda hoje usam Radios da Banda do Cidadao. Eu uso desde os meus 14 anos de Idade e dizem que eu sou maluco talvez seja mas nao vejo futuro nas novas tecnologias de comunicacoes.

  2. Culpa-se a floresta.
    Ela é que retirou os meios necessários para este domingo. Ela é que está em contenção de despesas.
    Ela é que disse que a austeridade acabou. Ela é que fez cativações.
    A floresta é xuxalista.

  3. A marinha americana que tem o ultimo grito da tecnologia, tem ainda em todos os navios, (mesmo os mais modernos) um equipamento que opera na banda dos 27Mhz, (banda do cidadão). E por mais novato que seja o aspirante tem que saber código morse, são métodos antigos mas que não falham. Mas deixem lá, não tarda começa a chover e vamos todos queixarmo-nos das cheias.

    • Ó pá… então os nossos comandantes da proteção civil nem o 9º ano alguns têm (muito embora apresentem licenciaturas) e tu estás a pedir-lhe que saibam código morse?! Morsa quê?!

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …