“Vai arder tudo”. Áudios das comunicações revelam aflição dos bombeiros e falta de meios

Paulo Cunha / Lusa

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”. Este é um dos desabafos que se ouve de um comandante dos bombeiros, durante os grandes incêndios que assolaram Portugal este domingo, 15 de Outubro, nas gravações áudio das comunicações com a Protecção Civil.

A TVI e a SIC tiveram acesso a alguns dos extractos das trocas de comunicações entre os bombeiros e a Protecção Civil nas zonas de Tondela, de Viseu e de Santa Comba Dão. Estes registos revelam o desnorte no terreno e a falta de meios para combaterem as chamas.

Isto está uma calamidade. Isto está uma calamidade. Precisava aqui de mais um carro. Isto vai arder tudo“, queixa-se um comandante num áudio divulgado pela TVI.

“Não tenho João. Não tenho!”, é a resposta da Protecção Civil.

“Ó chefe, eu fiquei sem água. Tenho de ir abastecer o carro. Não consigo trabalhar aqui na aldeia”, lamenta outro operacional no terreno.

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”, desabafa ainda outro comandante.

“Estou aqui a fazer o milagre da multiplicação com os meios existentes“, chega a dizer um dos bombeiros que acode às chamas numa das localidades atingidas.

No áudio divulgado pela SIC, há também um bombeiro a pedir mais meios, ao que a Protecção Civil responde “negativo”, perante a impossibilidade de deslocar mais operacionais para a zona.

Um operacional chega a pedir uma ambulância para dar apoio aos idosos que se encontravam na zona. A resposta da Protecção Civil é para que “tentem meter essas pessoas num largo”.

Esta terça-feira, Portugal acordou sem fogos ativos mas a adjunta de operações da ANPC, Patrícia Gaspar, anunciou que o número de mortos aumentou para 37, na sequência de uma pessoa que estava internada no hospital de Coimbra. Há também 71 feridos.

Seis dos sete desaparecidos foram encontrados com vida. Segundo a responsável, todos os seis desaparecidos encontrados são do distrito de Viseu, faltando encontrar uma pessoa no distrito de Coimbra.

ZAP //

6 COMENTÁRIOS

  1. Coitados dos Bombeiros que fazem e fizeram tudo o que podiam toda a gente foi excelente no seu trabalho apenas tenho a reclamar que o Siresp nao e de facto um sistema seguro mesmo com antenas de satellite vai falhar sistemas digitais de rede nao servem as finalidades de coordenacao aos salvamentos ou de emergencia.
    As pessoas deviam ter nas aldeias um ou mais radio daqueles CB da banda do cidadao em canal 9 e assim quando ficam isolados pelo menos tendo uma bateria de carro carregada a toda a hora podem falar para os Bombeiros caso eles tambem possuam um radio desses pois andaram a tirar esses radios das centrais e para que ? agora olha os telemoveis nao funcionam kkkk pois comecem a pensar que nem tudo que e moderno e bom! internetes e Telemoveis e Telemoveis disfarcados de radios de comunicacoes como e o caso do siresp apenas sao um bom negocio para quem os vendeu…
    Abram os Olhos e defendam-se arranjem radios metam-nos nas juntas de freguesia ou nas vossas proprias casas cafes restaurantes tabernas para toda a gente poder ter acesso e usem-nos ou uns com os outros ou com os Bombeiros se eles aderirem e digo-vos que espalhados pelo Pais ha muitos grupos de protecao civil independentes e grupos que ainda hoje usam Radios da Banda do Cidadao. Eu uso desde os meus 14 anos de Idade e dizem que eu sou maluco talvez seja mas nao vejo futuro nas novas tecnologias de comunicacoes.

  2. Culpa-se a floresta.
    Ela é que retirou os meios necessários para este domingo. Ela é que está em contenção de despesas.
    Ela é que disse que a austeridade acabou. Ela é que fez cativações.
    A floresta é xuxalista.

  3. A marinha americana que tem o ultimo grito da tecnologia, tem ainda em todos os navios, (mesmo os mais modernos) um equipamento que opera na banda dos 27Mhz, (banda do cidadão). E por mais novato que seja o aspirante tem que saber código morse, são métodos antigos mas que não falham. Mas deixem lá, não tarda começa a chover e vamos todos queixarmo-nos das cheias.

    • Ó pá… então os nossos comandantes da proteção civil nem o 9º ano alguns têm (muito embora apresentem licenciaturas) e tu estás a pedir-lhe que saibam código morse?! Morsa quê?!

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …