“Vai arder tudo”. Áudios das comunicações revelam aflição dos bombeiros e falta de meios

Paulo Cunha / Lusa

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”. Este é um dos desabafos que se ouve de um comandante dos bombeiros, durante os grandes incêndios que assolaram Portugal este domingo, 15 de Outubro, nas gravações áudio das comunicações com a Protecção Civil.

A TVI e a SIC tiveram acesso a alguns dos extractos das trocas de comunicações entre os bombeiros e a Protecção Civil nas zonas de Tondela, de Viseu e de Santa Comba Dão. Estes registos revelam o desnorte no terreno e a falta de meios para combaterem as chamas.

Isto está uma calamidade. Isto está uma calamidade. Precisava aqui de mais um carro. Isto vai arder tudo“, queixa-se um comandante num áudio divulgado pela TVI.

“Não tenho João. Não tenho!”, é a resposta da Protecção Civil.

“Ó chefe, eu fiquei sem água. Tenho de ir abastecer o carro. Não consigo trabalhar aqui na aldeia”, lamenta outro operacional no terreno.

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”, desabafa ainda outro comandante.

“Estou aqui a fazer o milagre da multiplicação com os meios existentes“, chega a dizer um dos bombeiros que acode às chamas numa das localidades atingidas.

No áudio divulgado pela SIC, há também um bombeiro a pedir mais meios, ao que a Protecção Civil responde “negativo”, perante a impossibilidade de deslocar mais operacionais para a zona.

Um operacional chega a pedir uma ambulância para dar apoio aos idosos que se encontravam na zona. A resposta da Protecção Civil é para que “tentem meter essas pessoas num largo”.

Esta terça-feira, Portugal acordou sem fogos ativos mas a adjunta de operações da ANPC, Patrícia Gaspar, anunciou que o número de mortos aumentou para 37, na sequência de uma pessoa que estava internada no hospital de Coimbra. Há também 71 feridos.

Seis dos sete desaparecidos foram encontrados com vida. Segundo a responsável, todos os seis desaparecidos encontrados são do distrito de Viseu, faltando encontrar uma pessoa no distrito de Coimbra.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Coitados dos Bombeiros que fazem e fizeram tudo o que podiam toda a gente foi excelente no seu trabalho apenas tenho a reclamar que o Siresp nao e de facto um sistema seguro mesmo com antenas de satellite vai falhar sistemas digitais de rede nao servem as finalidades de coordenacao aos salvamentos ou de emergencia.
    As pessoas deviam ter nas aldeias um ou mais radio daqueles CB da banda do cidadao em canal 9 e assim quando ficam isolados pelo menos tendo uma bateria de carro carregada a toda a hora podem falar para os Bombeiros caso eles tambem possuam um radio desses pois andaram a tirar esses radios das centrais e para que ? agora olha os telemoveis nao funcionam kkkk pois comecem a pensar que nem tudo que e moderno e bom! internetes e Telemoveis e Telemoveis disfarcados de radios de comunicacoes como e o caso do siresp apenas sao um bom negocio para quem os vendeu…
    Abram os Olhos e defendam-se arranjem radios metam-nos nas juntas de freguesia ou nas vossas proprias casas cafes restaurantes tabernas para toda a gente poder ter acesso e usem-nos ou uns com os outros ou com os Bombeiros se eles aderirem e digo-vos que espalhados pelo Pais ha muitos grupos de protecao civil independentes e grupos que ainda hoje usam Radios da Banda do Cidadao. Eu uso desde os meus 14 anos de Idade e dizem que eu sou maluco talvez seja mas nao vejo futuro nas novas tecnologias de comunicacoes.

  2. Culpa-se a floresta.
    Ela é que retirou os meios necessários para este domingo. Ela é que está em contenção de despesas.
    Ela é que disse que a austeridade acabou. Ela é que fez cativações.
    A floresta é xuxalista.

  3. A marinha americana que tem o ultimo grito da tecnologia, tem ainda em todos os navios, (mesmo os mais modernos) um equipamento que opera na banda dos 27Mhz, (banda do cidadão). E por mais novato que seja o aspirante tem que saber código morse, são métodos antigos mas que não falham. Mas deixem lá, não tarda começa a chover e vamos todos queixarmo-nos das cheias.

    • Ó pá… então os nossos comandantes da proteção civil nem o 9º ano alguns têm (muito embora apresentem licenciaturas) e tu estás a pedir-lhe que saibam código morse?! Morsa quê?!

RESPONDER

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …