“Vai arder tudo”. Áudios das comunicações revelam aflição dos bombeiros e falta de meios

Paulo Cunha / Lusa

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”. Este é um dos desabafos que se ouve de um comandante dos bombeiros, durante os grandes incêndios que assolaram Portugal este domingo, 15 de Outubro, nas gravações áudio das comunicações com a Protecção Civil.

A TVI e a SIC tiveram acesso a alguns dos extractos das trocas de comunicações entre os bombeiros e a Protecção Civil nas zonas de Tondela, de Viseu e de Santa Comba Dão. Estes registos revelam o desnorte no terreno e a falta de meios para combaterem as chamas.

Isto está uma calamidade. Isto está uma calamidade. Precisava aqui de mais um carro. Isto vai arder tudo“, queixa-se um comandante num áudio divulgado pela TVI.

“Não tenho João. Não tenho!”, é a resposta da Protecção Civil.

“Ó chefe, eu fiquei sem água. Tenho de ir abastecer o carro. Não consigo trabalhar aqui na aldeia”, lamenta outro operacional no terreno.

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”, desabafa ainda outro comandante.

“Estou aqui a fazer o milagre da multiplicação com os meios existentes“, chega a dizer um dos bombeiros que acode às chamas numa das localidades atingidas.

No áudio divulgado pela SIC, há também um bombeiro a pedir mais meios, ao que a Protecção Civil responde “negativo”, perante a impossibilidade de deslocar mais operacionais para a zona.

Um operacional chega a pedir uma ambulância para dar apoio aos idosos que se encontravam na zona. A resposta da Protecção Civil é para que “tentem meter essas pessoas num largo”.

Esta terça-feira, Portugal acordou sem fogos ativos mas a adjunta de operações da ANPC, Patrícia Gaspar, anunciou que o número de mortos aumentou para 37, na sequência de uma pessoa que estava internada no hospital de Coimbra. Há também 71 feridos.

Seis dos sete desaparecidos foram encontrados com vida. Segundo a responsável, todos os seis desaparecidos encontrados são do distrito de Viseu, faltando encontrar uma pessoa no distrito de Coimbra.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Coitados dos Bombeiros que fazem e fizeram tudo o que podiam toda a gente foi excelente no seu trabalho apenas tenho a reclamar que o Siresp nao e de facto um sistema seguro mesmo com antenas de satellite vai falhar sistemas digitais de rede nao servem as finalidades de coordenacao aos salvamentos ou de emergencia.
    As pessoas deviam ter nas aldeias um ou mais radio daqueles CB da banda do cidadao em canal 9 e assim quando ficam isolados pelo menos tendo uma bateria de carro carregada a toda a hora podem falar para os Bombeiros caso eles tambem possuam um radio desses pois andaram a tirar esses radios das centrais e para que ? agora olha os telemoveis nao funcionam kkkk pois comecem a pensar que nem tudo que e moderno e bom! internetes e Telemoveis e Telemoveis disfarcados de radios de comunicacoes como e o caso do siresp apenas sao um bom negocio para quem os vendeu…
    Abram os Olhos e defendam-se arranjem radios metam-nos nas juntas de freguesia ou nas vossas proprias casas cafes restaurantes tabernas para toda a gente poder ter acesso e usem-nos ou uns com os outros ou com os Bombeiros se eles aderirem e digo-vos que espalhados pelo Pais ha muitos grupos de protecao civil independentes e grupos que ainda hoje usam Radios da Banda do Cidadao. Eu uso desde os meus 14 anos de Idade e dizem que eu sou maluco talvez seja mas nao vejo futuro nas novas tecnologias de comunicacoes.

  2. Culpa-se a floresta.
    Ela é que retirou os meios necessários para este domingo. Ela é que está em contenção de despesas.
    Ela é que disse que a austeridade acabou. Ela é que fez cativações.
    A floresta é xuxalista.

  3. A marinha americana que tem o ultimo grito da tecnologia, tem ainda em todos os navios, (mesmo os mais modernos) um equipamento que opera na banda dos 27Mhz, (banda do cidadão). E por mais novato que seja o aspirante tem que saber código morse, são métodos antigos mas que não falham. Mas deixem lá, não tarda começa a chover e vamos todos queixarmo-nos das cheias.

    • Ó pá… então os nossos comandantes da proteção civil nem o 9º ano alguns têm (muito embora apresentem licenciaturas) e tu estás a pedir-lhe que saibam código morse?! Morsa quê?!

RESPONDER

Ator britânico esteve morto 7 minutos. Agora pinta o que viu no "além"

Shiv Grewal, ator britânico da companhia de teatro Royal Shakespeare Company, sofreu um ataque cardíaco há 5 anos, ficando durante 7 minutos em morte clínica. Agora, revela através da sua arte o que acredita ser …

Já há provas: Homem de Neandertal ocupou Vale do Côa antes do Homo sapiens sapiens

Uma equipa multidisciplinar colocou a descoberto, no Vale do Côa, provas que mostram "com clareza" que o homem de Neandertal ocupou de forma continuada aquele território antes da chegada do Homo sapiens sapiens. "A presença continuada …

Cristiano Ronaldo diz que foi "uma decisão fácil" escolher a Juventus

O futebolista português disse que escolher a Juventus "foi uma decisão fácil", tendo em conta a dimensão do clube campeão italiano, pelo qual assinou por quatro anos, após nove épocas no Real Madrid. "Como disse muitas …

Trump e Putin congratulam-se com cimeira "produtiva e útil"

Os Presidentes dos EUA e da Rússia congratularam-se, em Helsínquia, com a sua primeira cimeira, que consideraram produtiva e muito útil, respetivamente. “Acabo de concluir uma reunião com o Presidente Vladimir Putin sobre uma série de …

Apenas 9% da população idosa portuguesa é saudável

A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde, em comparação com a de outros países europeus, de acordo com “o maior estudo” sobre envelhecimento realizado na Europa e esta segunda-feira divulgado pela Universidade de …

Câmara de Lisboa vai sortear casas a preços baixos para a classe média

A Câmara de Lisboa assina, nesta segunda-feira, um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que lhe vai permitir sortear vários imóveis desta entidade, para arrendamento a preços baixos, por famílias da …

"Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido"

"O caso de Tancos é uma vergonha nacional." Palavras de Luís Marques Mendes que no seu habitual espaço de comentário na SIC, referiu ainda "se este fosse um país a sério, já havia chefes militares …

Adeptos da Juventus receberam Ronaldo em delírio (e com um pedido especial)

A loucura tomou conta da cidade de Turim, casa da Juventus, com a chegada de Cristiano Ronaldo. O jogador português é hoje apresentado oficialmente como reforço do clube italiano, após nove épocas no Real Madrid, …

Pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das …

Mergulhador disse-lhe para meter o submarino onde dói mais. Musk chamou-lhe "pedófilo"

Elon Musk, o multi-milionário da Tesla, envolveu-se numa acesa troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram no resgate das 12 crianças da Tailândia, chegando mesmo a chamar-lhe "pedófilo". O CEO da Tesla …