“Vai arder tudo”. Áudios das comunicações revelam aflição dos bombeiros e falta de meios

Paulo Cunha / Lusa

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”. Este é um dos desabafos que se ouve de um comandante dos bombeiros, durante os grandes incêndios que assolaram Portugal este domingo, 15 de Outubro, nas gravações áudio das comunicações com a Protecção Civil.

A TVI e a SIC tiveram acesso a alguns dos extractos das trocas de comunicações entre os bombeiros e a Protecção Civil nas zonas de Tondela, de Viseu e de Santa Comba Dão. Estes registos revelam o desnorte no terreno e a falta de meios para combaterem as chamas.

Isto está uma calamidade. Isto está uma calamidade. Precisava aqui de mais um carro. Isto vai arder tudo“, queixa-se um comandante num áudio divulgado pela TVI.

“Não tenho João. Não tenho!”, é a resposta da Protecção Civil.

“Ó chefe, eu fiquei sem água. Tenho de ir abastecer o carro. Não consigo trabalhar aqui na aldeia”, lamenta outro operacional no terreno.

“Isto vai ser uma catástrofe. Vai arder tudo”, desabafa ainda outro comandante.

“Estou aqui a fazer o milagre da multiplicação com os meios existentes“, chega a dizer um dos bombeiros que acode às chamas numa das localidades atingidas.

No áudio divulgado pela SIC, há também um bombeiro a pedir mais meios, ao que a Protecção Civil responde “negativo”, perante a impossibilidade de deslocar mais operacionais para a zona.

Um operacional chega a pedir uma ambulância para dar apoio aos idosos que se encontravam na zona. A resposta da Protecção Civil é para que “tentem meter essas pessoas num largo”.

Esta terça-feira, Portugal acordou sem fogos ativos mas a adjunta de operações da ANPC, Patrícia Gaspar, anunciou que o número de mortos aumentou para 37, na sequência de uma pessoa que estava internada no hospital de Coimbra. Há também 71 feridos.

Seis dos sete desaparecidos foram encontrados com vida. Segundo a responsável, todos os seis desaparecidos encontrados são do distrito de Viseu, faltando encontrar uma pessoa no distrito de Coimbra.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Coitados dos Bombeiros que fazem e fizeram tudo o que podiam toda a gente foi excelente no seu trabalho apenas tenho a reclamar que o Siresp nao e de facto um sistema seguro mesmo com antenas de satellite vai falhar sistemas digitais de rede nao servem as finalidades de coordenacao aos salvamentos ou de emergencia.
    As pessoas deviam ter nas aldeias um ou mais radio daqueles CB da banda do cidadao em canal 9 e assim quando ficam isolados pelo menos tendo uma bateria de carro carregada a toda a hora podem falar para os Bombeiros caso eles tambem possuam um radio desses pois andaram a tirar esses radios das centrais e para que ? agora olha os telemoveis nao funcionam kkkk pois comecem a pensar que nem tudo que e moderno e bom! internetes e Telemoveis e Telemoveis disfarcados de radios de comunicacoes como e o caso do siresp apenas sao um bom negocio para quem os vendeu…
    Abram os Olhos e defendam-se arranjem radios metam-nos nas juntas de freguesia ou nas vossas proprias casas cafes restaurantes tabernas para toda a gente poder ter acesso e usem-nos ou uns com os outros ou com os Bombeiros se eles aderirem e digo-vos que espalhados pelo Pais ha muitos grupos de protecao civil independentes e grupos que ainda hoje usam Radios da Banda do Cidadao. Eu uso desde os meus 14 anos de Idade e dizem que eu sou maluco talvez seja mas nao vejo futuro nas novas tecnologias de comunicacoes.

  2. Culpa-se a floresta.
    Ela é que retirou os meios necessários para este domingo. Ela é que está em contenção de despesas.
    Ela é que disse que a austeridade acabou. Ela é que fez cativações.
    A floresta é xuxalista.

  3. A marinha americana que tem o ultimo grito da tecnologia, tem ainda em todos os navios, (mesmo os mais modernos) um equipamento que opera na banda dos 27Mhz, (banda do cidadão). E por mais novato que seja o aspirante tem que saber código morse, são métodos antigos mas que não falham. Mas deixem lá, não tarda começa a chover e vamos todos queixarmo-nos das cheias.

    • Ó pá… então os nossos comandantes da proteção civil nem o 9º ano alguns têm (muito embora apresentem licenciaturas) e tu estás a pedir-lhe que saibam código morse?! Morsa quê?!

RESPONDER

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …