Atirador de Munique pode ter sido inspirado por Anders Breivik

(dr) Bild

Ali David Sonboly, o jovem de 18 anos que matou 9 pessoas num centro comercial em Munique, na Alemanha

Ali David Sonboly, o jovem de 18 anos que matou 9 pessoas num centro comercial em Munique, na Alemanha

O atirador que esta sexta-feira matou nove pessoas em Munique, acabando depois por se suicidar, era obcecado por tiroteios em massa e pode ter-se inspirado no massacre da Noruega.

Tiroteio em Munique

Depois do clima de terror vivido na sexta-feira, a cidade alemã de Munique tenta voltar à normalidade e as autoridades já sabem mais informações sobre o atacante.

Segundo a polícia local, citada pela BBCAli David Sonboly, o jovem de 18 anos responsável pelo ataque, não teria ligações com movimentos extremistas e agiu sozinho, naquilo que classificam um “ato de loucura”.

O jovem alemão, de origem iraniana, vivia com os pais em Munique e acabou por se suicidar depois do tiroteio.

O seu corpo foi encontrado a um quilómetro do local, juntamente com uma pistola Glock 9mm e com cerca de 300 balas na mochila.

Segundo a polícia, Sonboly teria problemas psicológicos e já tinha recebido tratamento psiquiátrico para tratar uma depressão.

As buscas em sua casa revelam que o jovem seria obcecado com tiroteios em massa, tendo sido encontrados recortes de jornais e de reportagens sobre esse tipo de ataque.

As autoridades põem mesmo a hipótese de haver uma “ligação evidente” com o massacre na Noruega, perpetrado pelo militante de extrema-direita Anders Breivik, que, em julho de 2011, matou 77 estudantes na ilha de Utoya.

thespeakernews / Flickr

Anders Breivik, homicida de extrema-direita que matou 77 pessoas na Noruega

Anders Breivik, homicida de extrema-direita que matou 77 pessoas na Noruega

Em declarações ao Daily Mail, colegas de escola do jovem admitem que o jovem “não era muito popular” e que sofreu vários ataques de bullying.

“Ele sempre disse que nos ia matar a todos”, assegurou um estudante, recordando que David falava muitas vezes em “vingança”.

A polícia estuda agora a possibilidade do jovem ter criado uma conta falsa no Facebook, alegadamente um perfil feminino, para aliciar vários jovens a irem até ao McDonald’s do centro comercial, dizendo que pagava as refeições a todos.

O jovem matou ontem 9 pessoas no centro comercial Olympia, a maioria menores e adolescentes.

Sabe-se agora que as vítimas mortais têm entre 13 a 45 anos e que sete têm nacionalidade estrangeira: três kosovares, três turcos e um grego.

O tiroteio fez ainda 27 feridos, sendo que três dessas pessoas se encontram em estado muito grave.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto não foi terrorismo islâmico, foi um acto de um miúdo demente… Onde é que estão agora os porcos nojentos racistas que culpam os refugiados por tudo?… Querem culpados? Culpem os meios de comunicação social que fazem publicidade gratuita detalhada aos assassinos em série e que ajudam a inspirar miúdos dementes como este a seguir-lhes os passos… Foi um caso de cópia… Copycat. O Daesh não teve nada a ver com isto. Estúpidos dos media. Têm as mãos sujas de sangue!

  2. O mundo está cheio de dementes, doentes mentais, psicopatas, assassinos. Muitos deles estão adormecidos e, quando as televisões fazem propaganda de outros casos de homicídios, monstrando o rosto do assassino, mostrando os seus vídeos de incentivo ao ódio, isso serve para despertar os psicopatas adormecidos, e inspira-os a seguir-lhes os passos, a imitá-los. Este fenómeno é conhecido no mundo criminal como “imitação” ou “copycat”. Estudem, investiguem, não se precipitem a atirar as culpas para os refugiados. Se quiserem culpar alguém, culpem os meios de comunicação social que fazem a divulgação dos vídeos de ódio, mostram os rostos e o nome desses assassinos, tornando-os “mártires heróis” que outros dementes admiram e procuram imitar. Este sangue está claramente nas mãos dos meios de comunicação social. É urgente reverem os seus códigos deontológicos e compreenderem a sua enorme influência e responsabilidade neste novo mundo de informação instantânea em que vivemos.

RESPONDER

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …

Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o …

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …