Atirador de Munique pode ter sido inspirado por Anders Breivik

(dr) Bild

Ali David Sonboly, o jovem de 18 anos que matou 9 pessoas num centro comercial em Munique, na Alemanha

Ali David Sonboly, o jovem de 18 anos que matou 9 pessoas num centro comercial em Munique, na Alemanha

O atirador que esta sexta-feira matou nove pessoas em Munique, acabando depois por se suicidar, era obcecado por tiroteios em massa e pode ter-se inspirado no massacre da Noruega.

Tiroteio em Munique

Depois do clima de terror vivido na sexta-feira, a cidade alemã de Munique tenta voltar à normalidade e as autoridades já sabem mais informações sobre o atacante.

Segundo a polícia local, citada pela BBCAli David Sonboly, o jovem de 18 anos responsável pelo ataque, não teria ligações com movimentos extremistas e agiu sozinho, naquilo que classificam um “ato de loucura”.

O jovem alemão, de origem iraniana, vivia com os pais em Munique e acabou por se suicidar depois do tiroteio.

O seu corpo foi encontrado a um quilómetro do local, juntamente com uma pistola Glock 9mm e com cerca de 300 balas na mochila.

Segundo a polícia, Sonboly teria problemas psicológicos e já tinha recebido tratamento psiquiátrico para tratar uma depressão.

As buscas em sua casa revelam que o jovem seria obcecado com tiroteios em massa, tendo sido encontrados recortes de jornais e de reportagens sobre esse tipo de ataque.

As autoridades põem mesmo a hipótese de haver uma “ligação evidente” com o massacre na Noruega, perpetrado pelo militante de extrema-direita Anders Breivik, que, em julho de 2011, matou 77 estudantes na ilha de Utoya.

thespeakernews / Flickr

Anders Breivik, homicida de extrema-direita que matou 77 pessoas na Noruega

Anders Breivik, homicida de extrema-direita que matou 77 pessoas na Noruega

Em declarações ao Daily Mail, colegas de escola do jovem admitem que o jovem “não era muito popular” e que sofreu vários ataques de bullying.

“Ele sempre disse que nos ia matar a todos”, assegurou um estudante, recordando que David falava muitas vezes em “vingança”.

A polícia estuda agora a possibilidade do jovem ter criado uma conta falsa no Facebook, alegadamente um perfil feminino, para aliciar vários jovens a irem até ao McDonald’s do centro comercial, dizendo que pagava as refeições a todos.

O jovem matou ontem 9 pessoas no centro comercial Olympia, a maioria menores e adolescentes.

Sabe-se agora que as vítimas mortais têm entre 13 a 45 anos e que sete têm nacionalidade estrangeira: três kosovares, três turcos e um grego.

O tiroteio fez ainda 27 feridos, sendo que três dessas pessoas se encontram em estado muito grave.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto não foi terrorismo islâmico, foi um acto de um miúdo demente… Onde é que estão agora os porcos nojentos racistas que culpam os refugiados por tudo?… Querem culpados? Culpem os meios de comunicação social que fazem publicidade gratuita detalhada aos assassinos em série e que ajudam a inspirar miúdos dementes como este a seguir-lhes os passos… Foi um caso de cópia… Copycat. O Daesh não teve nada a ver com isto. Estúpidos dos media. Têm as mãos sujas de sangue!

  2. O mundo está cheio de dementes, doentes mentais, psicopatas, assassinos. Muitos deles estão adormecidos e, quando as televisões fazem propaganda de outros casos de homicídios, monstrando o rosto do assassino, mostrando os seus vídeos de incentivo ao ódio, isso serve para despertar os psicopatas adormecidos, e inspira-os a seguir-lhes os passos, a imitá-los. Este fenómeno é conhecido no mundo criminal como “imitação” ou “copycat”. Estudem, investiguem, não se precipitem a atirar as culpas para os refugiados. Se quiserem culpar alguém, culpem os meios de comunicação social que fazem a divulgação dos vídeos de ódio, mostram os rostos e o nome desses assassinos, tornando-os “mártires heróis” que outros dementes admiram e procuram imitar. Este sangue está claramente nas mãos dos meios de comunicação social. É urgente reverem os seus códigos deontológicos e compreenderem a sua enorme influência e responsabilidade neste novo mundo de informação instantânea em que vivemos.

RESPONDER

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …