Atirador de Munique preparou o ataque durante um ano

Sven Hoppe / EPA

Agente da polícia de Munique após tiroteio em Centro Comercial

Agente da polícia de Munique após tiroteio em Centro Comercial

O jovem de 18 anos, que na sexta-feira matou nove pessoas em Munique, na Alemanha, investigou outros casos do género e chegou a visitar um dos locais onde ocorreu uma matança do mesmo tipo.

O ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, confirmou, em declarações à emissora regional BR, a obsessão do jovem de 18 anos, “há muito tempo”, por este tipo de matanças sangrentas.

O rapaz alemão-iraniano, que se suicidou depois de protagonizar um tiroteio num centro comercial em Munique, visitou a localidade de Winnenden, no sudoeste da Alemanha, onde um outro jovem de 17 anos, Tim Kretschmer, assassinou 15 pessoas do seu antigo colégio em 2009.

O ministro explicou que o rapaz visitou, há cerca de um ano ou dois, a localidade de Winnenden.

O autor do tiroteio em Munique teria descarregado da internet textos sobre Anders Breivik que, há cinco anos, realizou um duplo atentado que resultou em 77 mortes na Noruega.

A procuradoria alemã informou hoje que o jovem de 18 anos estava em tratamento psiquiátrico por ansiedade e depressão e tinha medicamentos em casa, mas ainda não se sabe se estava a tomá-los.

O autor do ataque de Munique não teria escolhido as suas vítimas, declarou o procurador chefe Thomas Steinkraus-Koch.

O jovem estaria a preparar o ataque desde há um ano, afirmou hoje também o chefe do escritório de investigação criminal da Bavária, Robert Heimberger.

Heimberger disse ainda que o pai do rapaz responsável pelo tiroteio em Munique reconheceu o filho pelas imagens divulgadas na Internet e avisou as autoridades.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …