Detido amigo do atirador de Munique que conhecia plano do ataque

(dr) Bild

Ali David Sonboly, o jovem de 18 anos que matou 9 pessoas num centro comercial em Munique, na Alemanha

Ali David Sonboly, o jovem de 18 anos que matou 9 pessoas num centro comercial em Munique, na Alemanha

Um jovem afegão de 16 anos, amigo do atirador que matou nove pessoas na sexta-feira, em Munique, na Alemanha, foi detido hoje por suspeitas de conhecer os planos do ataque, anunciou a polícia local.

Tiroteio em Munique

“Suspeitamos que este rapaz de 16 anos pode ter sabido do plano”, disse a polícia do estado da Baviera num comunicado.

Trata-se da primeira detenção nesta investigação da polícia, na sequência do tiroteio levado a cabo por Ali David Sonboly, um alemão-iraniano de 18 anos, que se suicidou após os disparos que também provocaram 27 feridos.

O atirador tinha em casa documentação sobre outros episódios de caos do género, e chegou a visitar um dos locais deste tipo de tragédias.

O ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, confirmou este domingo, em declarações à emissora regional BR, a obsessão do jovem “há muito tempo” por este tipo de matanças sangrentas, como a protagonizada pelo norueguês Anders Breivik.

Ali David Sonboly, que se suicidou depois de protagonizar um tiroteio num centro comercial em Munique, visitou a localidade de Winnenden, no sudoeste da Alemanha, onde um outro jovem de 17 anos, Tim Kretschmer, assassinou 15 pessoas do seu antigo colégio em 2009.

O ministro explicou que o rapaz alemão-iraniano visitou, há cerca de um ano ou dois, a localidade de Winnenden.

O autor do tiroteio em Munique terá descarregado da internet textos sobre Breivik, que há cinco anos realizou um duplo atentado que resultou em 77 mortes na Noruega.

A procuradoria alemã informou hoje que o jovem de 18 anos estava em tratamento psiquiátrico por ansiedade e depressão e tinha medicamentos em casa, mas ainda não se sabe se estava a tomá-los.

O autor do ataque de Munique não terá escolhido as suas vítimas, declarou o procurador chefe Thomas Steinkraus-Koch.

O jovem estaria a preparar o ataque desde há um ano, afirmou hoje também o chefe do escritório de investigação criminal da Bavária, Robert Heimberger.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Agora qualquer problema deste género é “desculpado” com problemas psiquiátricos… Eu sei de onde vem esses problemas psiquiátricos, é da falta de trabalho no duro e ocupação dos tempos livres! Estes “bandalhos” dos tempos de hoje não sabem o que é ter responsabilidade, trabalho e respeito pelos outros! E tudo porque estes “bandalhos” em pequenos não podiam levar uns acoites no rabo quando se portavam mal… Algo vai mal na nossa sociedade… :/

  2. A polícia disse: “Suspeitamos que este rapaz de 16 anos pode ter sabido do plano”

    O título da notícia: DETIDO AMIGO DO ATIRADOR DE MUNIQUE QUE CONHECIA PLANO DO ATAQUE.

    Descubra as diferenças…

    Cada vez me aborrece mais ver as pessoas condenadas pela comunicação social, antes de serem investigadas e julgadas em tribunal.

RESPONDER

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …

Gaudêncio demite-se da liderança do PSD/Açores e pede eleições internas antecipadas

O líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, demitiu-se esta terça-feira do cargo e vai pedir eleições internas diretas, não adiantando se se irá recandidatar ao cargo que assumiu há um ano. Alexandre Gaudêncio anunciou esta terça-feira, em …

Mortes causadas por agentes da polícia crescem 4,3% com Bolsonaro no poder

Agentes da polícia no Brasil causaram a morte de pelo menos 2.886 pessoas nos primeiros seis meses deste ano, mais 4,3% que os 2.766 registados no mesmo período do ano passado. Segundo um levantamento divulgado na …