Atirador de Munique terá agido sozinho e suicidou-se

Sven Hoppe / EPA

Agente da polícia de Munique após tiroteio em Centro Comercial

Agente da polícia de Munique após o tiroteio no Centro Comercial Olympia

A Policia de Munique revelou ao fim da noite desta sexta-feira ter sido encontrada uma pessoa que cometeu suicídio e considera ser o único atirador.

A polícia de Munique refere que os dados apontam até agora para que o atentado num centro comercial de Munique, que esta sexta-feira provocou 10 mortos, incluindo o autor do ataque, terá sido realizado por uma única pessoa.

“Admitimos que este foi o único atirador”, referiu, na altura, a polícia no Twitter.

O presumível atacante foi encontrado morto, com uma bala na cabeça, em circunstancias que, segundo a polícia bávara, apontam para suicídio.

Em conferência de imprensa, as autoridades alemãs confirmam a existência de 27 feridos, sendo que dez estão em estado crítico.

A polícia suspeitava inicialmente de um “ato terrorista” mas as provas parecem indicar que o atacante agiu sozinho, não havendo ligações ao extremismo islâmico.

Um vídeo amador divulgado pelas televisões alemãs mostra o presumível atacante, no telhado de um parque de estacionamento, a dizer “Sou alemão. Nasci aqui“.

Segundo a polícia de Munique, o atirador tinha 18 anos, era um alemão de origem iraniana e residia na cidade bávara.

Chamava-se Ali David Sonboly e vivia com os pais. Os vizinhos descrevem-no como um “rapaz pacato”.

Na mesma conferência de imprensa, a polícia alemã refere que o alvo privilegiado do atacante eram outros jovens.

A região da Baviera esteve desde ontem em estado de alerta. Em Munique, os transportes públicos foram suspensos e as ruas estavam desertas, com as autoridades a pedir à população para não sair de casa.

A GSG 9, a mítica unidade antiterrorista de elite da Polícia Alemã, foi deslocada para Munique, informou o Ministério do Interior.

Após o tiroteio, a chanceler alemã, Angela Merkel, convocou uma reunião do Conselho de Segurança federal.

“Os ministros em causa estão a caminho de Berlim e vamos analisar a situação no Conselho de Segurança Federal” no sábado, escreveu no Twitter o porta-voz de Angela Merkel, Steffen Seibert.

A Áustria e a República Chega aumentaram a vigilância nas suas fronteiras com a Alemanha. Também foi destacada uma maior presença policial para muitos dos centros comerciais.

Marcelo expressa “fraterna amizade” à Alemanha

“O Presidente da República expressa a sua solidariedade para com o povo alemão, horrorizado por mais este momento trágico que afeta a Alemanha e atinge toda a Europa”, lê-se numa mensagem colocada no site da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa expressou a sua “solidariedade e vivo repúdio pelo ato de violência gratuita” do ataque em Munique, “na certeza de que os valores do respeito pelos Direitos Humanos, da Democracia e do Estado de Direito prevalecerão no combate contra os seus inimigos”.

Por isso, o chefe de Estado enviou uma “mensagem de fraterna amizade” ao Presidente alemão, horas depois dos acontecimentos em Munique.

Em declarações à Renascença, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades diz que não há conhecimento de vítimas portuguesas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …