Atirador de Munique terá agido sozinho e suicidou-se

Sven Hoppe / EPA

Agente da polícia de Munique após tiroteio em Centro Comercial

Agente da polícia de Munique após o tiroteio no Centro Comercial Olympia

A Policia de Munique revelou ao fim da noite desta sexta-feira ter sido encontrada uma pessoa que cometeu suicídio e considera ser o único atirador.

A polícia de Munique refere que os dados apontam até agora para que o atentado num centro comercial de Munique, que esta sexta-feira provocou 10 mortos, incluindo o autor do ataque, terá sido realizado por uma única pessoa.

“Admitimos que este foi o único atirador”, referiu, na altura, a polícia no Twitter.

O presumível atacante foi encontrado morto, com uma bala na cabeça, em circunstancias que, segundo a polícia bávara, apontam para suicídio.

Em conferência de imprensa, as autoridades alemãs confirmam a existência de 27 feridos, sendo que dez estão em estado crítico.

A polícia suspeitava inicialmente de um “ato terrorista” mas as provas parecem indicar que o atacante agiu sozinho, não havendo ligações ao extremismo islâmico.

Um vídeo amador divulgado pelas televisões alemãs mostra o presumível atacante, no telhado de um parque de estacionamento, a dizer “Sou alemão. Nasci aqui“.

Segundo a polícia de Munique, o atirador tinha 18 anos, era um alemão de origem iraniana e residia na cidade bávara.

Chamava-se Ali David Sonboly e vivia com os pais. Os vizinhos descrevem-no como um “rapaz pacato”.

Na mesma conferência de imprensa, a polícia alemã refere que o alvo privilegiado do atacante eram outros jovens.

A região da Baviera esteve desde ontem em estado de alerta. Em Munique, os transportes públicos foram suspensos e as ruas estavam desertas, com as autoridades a pedir à população para não sair de casa.

A GSG 9, a mítica unidade antiterrorista de elite da Polícia Alemã, foi deslocada para Munique, informou o Ministério do Interior.

Após o tiroteio, a chanceler alemã, Angela Merkel, convocou uma reunião do Conselho de Segurança federal.

“Os ministros em causa estão a caminho de Berlim e vamos analisar a situação no Conselho de Segurança Federal” no sábado, escreveu no Twitter o porta-voz de Angela Merkel, Steffen Seibert.

A Áustria e a República Chega aumentaram a vigilância nas suas fronteiras com a Alemanha. Também foi destacada uma maior presença policial para muitos dos centros comerciais.

Marcelo expressa “fraterna amizade” à Alemanha

“O Presidente da República expressa a sua solidariedade para com o povo alemão, horrorizado por mais este momento trágico que afeta a Alemanha e atinge toda a Europa”, lê-se numa mensagem colocada no site da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa expressou a sua “solidariedade e vivo repúdio pelo ato de violência gratuita” do ataque em Munique, “na certeza de que os valores do respeito pelos Direitos Humanos, da Democracia e do Estado de Direito prevalecerão no combate contra os seus inimigos”.

Por isso, o chefe de Estado enviou uma “mensagem de fraterna amizade” ao Presidente alemão, horas depois dos acontecimentos em Munique.

Em declarações à Renascença, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades diz que não há conhecimento de vítimas portuguesas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …