Atirador de Munique terá agido sozinho e suicidou-se

Sven Hoppe / EPA

Agente da polícia de Munique após tiroteio em Centro Comercial

Agente da polícia de Munique após o tiroteio no Centro Comercial Olympia

A Policia de Munique revelou ao fim da noite desta sexta-feira ter sido encontrada uma pessoa que cometeu suicídio e considera ser o único atirador.

A polícia de Munique refere que os dados apontam até agora para que o atentado num centro comercial de Munique, que esta sexta-feira provocou 10 mortos, incluindo o autor do ataque, terá sido realizado por uma única pessoa.

“Admitimos que este foi o único atirador”, referiu, na altura, a polícia no Twitter.

O presumível atacante foi encontrado morto, com uma bala na cabeça, em circunstancias que, segundo a polícia bávara, apontam para suicídio.

Em conferência de imprensa, as autoridades alemãs confirmam a existência de 27 feridos, sendo que dez estão em estado crítico.

A polícia suspeitava inicialmente de um “ato terrorista” mas as provas parecem indicar que o atacante agiu sozinho, não havendo ligações ao extremismo islâmico.

Um vídeo amador divulgado pelas televisões alemãs mostra o presumível atacante, no telhado de um parque de estacionamento, a dizer “Sou alemão. Nasci aqui“.

Segundo a polícia de Munique, o atirador tinha 18 anos, era um alemão de origem iraniana e residia na cidade bávara.

Chamava-se Ali David Sonboly e vivia com os pais. Os vizinhos descrevem-no como um “rapaz pacato”.

Na mesma conferência de imprensa, a polícia alemã refere que o alvo privilegiado do atacante eram outros jovens.

A região da Baviera esteve desde ontem em estado de alerta. Em Munique, os transportes públicos foram suspensos e as ruas estavam desertas, com as autoridades a pedir à população para não sair de casa.

A GSG 9, a mítica unidade antiterrorista de elite da Polícia Alemã, foi deslocada para Munique, informou o Ministério do Interior.

Após o tiroteio, a chanceler alemã, Angela Merkel, convocou uma reunião do Conselho de Segurança federal.

“Os ministros em causa estão a caminho de Berlim e vamos analisar a situação no Conselho de Segurança Federal” no sábado, escreveu no Twitter o porta-voz de Angela Merkel, Steffen Seibert.

A Áustria e a República Chega aumentaram a vigilância nas suas fronteiras com a Alemanha. Também foi destacada uma maior presença policial para muitos dos centros comerciais.

Marcelo expressa “fraterna amizade” à Alemanha

“O Presidente da República expressa a sua solidariedade para com o povo alemão, horrorizado por mais este momento trágico que afeta a Alemanha e atinge toda a Europa”, lê-se numa mensagem colocada no site da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa expressou a sua “solidariedade e vivo repúdio pelo ato de violência gratuita” do ataque em Munique, “na certeza de que os valores do respeito pelos Direitos Humanos, da Democracia e do Estado de Direito prevalecerão no combate contra os seus inimigos”.

Por isso, o chefe de Estado enviou uma “mensagem de fraterna amizade” ao Presidente alemão, horas depois dos acontecimentos em Munique.

Em declarações à Renascença, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades diz que não há conhecimento de vítimas portuguesas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …