Atirador de Munique terá agido sozinho e suicidou-se

Sven Hoppe / EPA

Agente da polícia de Munique após tiroteio em Centro Comercial

Agente da polícia de Munique após o tiroteio no Centro Comercial Olympia

A Policia de Munique revelou ao fim da noite desta sexta-feira ter sido encontrada uma pessoa que cometeu suicídio e considera ser o único atirador.

A polícia de Munique refere que os dados apontam até agora para que o atentado num centro comercial de Munique, que esta sexta-feira provocou 10 mortos, incluindo o autor do ataque, terá sido realizado por uma única pessoa.

“Admitimos que este foi o único atirador”, referiu, na altura, a polícia no Twitter.

O presumível atacante foi encontrado morto, com uma bala na cabeça, em circunstancias que, segundo a polícia bávara, apontam para suicídio.

Em conferência de imprensa, as autoridades alemãs confirmam a existência de 27 feridos, sendo que dez estão em estado crítico.

A polícia suspeitava inicialmente de um “ato terrorista” mas as provas parecem indicar que o atacante agiu sozinho, não havendo ligações ao extremismo islâmico.

Um vídeo amador divulgado pelas televisões alemãs mostra o presumível atacante, no telhado de um parque de estacionamento, a dizer “Sou alemão. Nasci aqui“.

Segundo a polícia de Munique, o atirador tinha 18 anos, era um alemão de origem iraniana e residia na cidade bávara.

Chamava-se Ali David Sonboly e vivia com os pais. Os vizinhos descrevem-no como um “rapaz pacato”.

Na mesma conferência de imprensa, a polícia alemã refere que o alvo privilegiado do atacante eram outros jovens.

A região da Baviera esteve desde ontem em estado de alerta. Em Munique, os transportes públicos foram suspensos e as ruas estavam desertas, com as autoridades a pedir à população para não sair de casa.

A GSG 9, a mítica unidade antiterrorista de elite da Polícia Alemã, foi deslocada para Munique, informou o Ministério do Interior.

Após o tiroteio, a chanceler alemã, Angela Merkel, convocou uma reunião do Conselho de Segurança federal.

“Os ministros em causa estão a caminho de Berlim e vamos analisar a situação no Conselho de Segurança Federal” no sábado, escreveu no Twitter o porta-voz de Angela Merkel, Steffen Seibert.

A Áustria e a República Chega aumentaram a vigilância nas suas fronteiras com a Alemanha. Também foi destacada uma maior presença policial para muitos dos centros comerciais.

Marcelo expressa “fraterna amizade” à Alemanha

“O Presidente da República expressa a sua solidariedade para com o povo alemão, horrorizado por mais este momento trágico que afeta a Alemanha e atinge toda a Europa”, lê-se numa mensagem colocada no site da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa expressou a sua “solidariedade e vivo repúdio pelo ato de violência gratuita” do ataque em Munique, “na certeza de que os valores do respeito pelos Direitos Humanos, da Democracia e do Estado de Direito prevalecerão no combate contra os seus inimigos”.

Por isso, o chefe de Estado enviou uma “mensagem de fraterna amizade” ao Presidente alemão, horas depois dos acontecimentos em Munique.

Em declarações à Renascença, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades diz que não há conhecimento de vítimas portuguesas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …