Atentado em Manchester “podia ter sido evitado”

A ministra do Interior, Amber Rudd, revelou as principais conclusões de um relatório que analisou os quatro ataques terroristas que ocorreram entre março e junho deste ano. O atentado que ocorreu em maio, na Arena de Manchester, após um concerto de Ariana Grande, “podia ter sido evitado”.

Segundo o relatório, entregue em outubro ao Ministério do Interior e divulgado agora pelo Governo Britânico, Salman Abedi, o autor do atentado de Manchester estava já a ser investigado pela polícia.

O documento, assinado por David Anderson, conselheiro da rainha, revela que os serviços secretos britânicos tinham informações sobre o bombista responsável pelo atentado e estavam já a seguir os seus passos. “O atentado podia ter sido evitado, caso a sucessão de acontecimentos tivesse sido diferente”, explica.

De acordo com a Euronews, a ministra do Interior assumiu que o MI5, os serviços secretos do país, não terá avaliado com a devida atenção a importância das informações recolhidas até então sobre Abedi, cujos passos já estavam a ser seguidos desde 2014.

Nos meses anteriores ao atentado, o MI5 recebeu informações sobre o bombista que teriam sido “muito relevantes” na compreensão do ataque. Se uma investigação tivesse sido reaberta naquele momento, os planos de Abedi poderiam ter sido interrompidos. O MI5 considera que teria sido improvável”, afirmou Anderson.

O relatório revela que o bombista suicida, de 22 anos, regressão ao Reino Unido, vindo da Líbia, apenas quatro dias antes do ataque e não terá sido interrogado pelas autoridades aquando da sua entrada no país.

Além disso, sabe-se agora que o MI5 tinha uma reunião marcada para 31 de maio com o intuito de discutir as investigações a Abedi, mas as autoridades britânicas não foram a tempo de evitar o ataque de 22 de maio.

A direção da agência de segurança britânica afirma que, ao longo do último ano, evitou nove ataques terroristas. No entanto, David Anderson apela a uma melhor relação entre as diferentes forças de segurança, assim como uma maior partilha da informação.

O relatório analisou os ataques ocorridos em Westminster, Manchester, London Bridge e Finsbury Park, que fizeram, entre março e junho deste ano, um total de 36 vítimas mortais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …