Atentado em Manchester “podia ter sido evitado”

A ministra do Interior, Amber Rudd, revelou as principais conclusões de um relatório que analisou os quatro ataques terroristas que ocorreram entre março e junho deste ano. O atentado que ocorreu em maio, na Arena de Manchester, após um concerto de Ariana Grande, “podia ter sido evitado”.

Segundo o relatório, entregue em outubro ao Ministério do Interior e divulgado agora pelo Governo Britânico, Salman Abedi, o autor do atentado de Manchester estava já a ser investigado pela polícia.

O documento, assinado por David Anderson, conselheiro da rainha, revela que os serviços secretos britânicos tinham informações sobre o bombista responsável pelo atentado e estavam já a seguir os seus passos. “O atentado podia ter sido evitado, caso a sucessão de acontecimentos tivesse sido diferente”, explica.

De acordo com a Euronews, a ministra do Interior assumiu que o MI5, os serviços secretos do país, não terá avaliado com a devida atenção a importância das informações recolhidas até então sobre Abedi, cujos passos já estavam a ser seguidos desde 2014.

Nos meses anteriores ao atentado, o MI5 recebeu informações sobre o bombista que teriam sido “muito relevantes” na compreensão do ataque. Se uma investigação tivesse sido reaberta naquele momento, os planos de Abedi poderiam ter sido interrompidos. O MI5 considera que teria sido improvável”, afirmou Anderson.

O relatório revela que o bombista suicida, de 22 anos, regressão ao Reino Unido, vindo da Líbia, apenas quatro dias antes do ataque e não terá sido interrogado pelas autoridades aquando da sua entrada no país.

Além disso, sabe-se agora que o MI5 tinha uma reunião marcada para 31 de maio com o intuito de discutir as investigações a Abedi, mas as autoridades britânicas não foram a tempo de evitar o ataque de 22 de maio.

A direção da agência de segurança britânica afirma que, ao longo do último ano, evitou nove ataques terroristas. No entanto, David Anderson apela a uma melhor relação entre as diferentes forças de segurança, assim como uma maior partilha da informação.

O relatório analisou os ataques ocorridos em Westminster, Manchester, London Bridge e Finsbury Park, que fizeram, entre março e junho deste ano, um total de 36 vítimas mortais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …