Famílias das vítimas de Manchester recebem 5 milhões em donativos

lindsaydaniella / Flickr

O atentado em Manchester ocorreu já no fim do concerto de Ariana Grande

As famílias dos 22 mortos do atentado na Manchester Arena no dia 22 de maio vão receber em conjunto 5,5 milhões de libras esterlinas recolhidos a partir de doações públicas, informou esta terça-feira a fundação “We Love Manchester Emergency Fund”.

O referido fundo já entregou 60 mil libras esterlinas a cada um dos 57 feridos que passaram sete ou mais noites internados após a explosão de uma bomba à saída de um concerto da cantora pop Ariana Grande em Manchester, no norte de Inglaterra.

“A cidade e o mundo responderam com extrema bondade, generosidade e solidariedade após o ataque”, declarou Sue Murphy, presidente do conselho que administra a fundação, criada pouco depois do atentado.

Ao todo, foram arrecadados 18 milhões de libras esterlinas, dos quais até ao momento foram distribuídos 9 milhões entre as vítimas “com necessidades imediatas”.

“Em conjunto, usámos pouco mais de metade do dinheiro que temos. Agora iremos durante algum tempo avaliar como distribuir o resto dos recursos. Vai ser um processo complexo e sensível, visto que vamos ter de analisar o impacto causado a longo prazo pelo ataque”, disse Murphy.

Em maio, um bombista suicida fez-se explodir no final de um concerto de Ariana Grande em Manchester, fazendo 22 mortos e 75 feridos. O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.

A cantora regressou a manchester duas vezes no espaço de uma semana, primeiro para fazer uma visita a algumas das pessoas que ficaram feridas no atentado, e oito dias depois do atentado para realizar um concerto de solidariedade a favor das vítimas, no qual participaram inúmeras e que contou com 50 mil espectadores presentes.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

JPMorgan Chase prepara mudança para Paris após o Brexit

O banco norte-americano JPMorgan Chase anunciou no domingo que comprou um novo edifício no centro de Paris capaz de disponibilizar 450 postos de trabalho, o mais recente passo nos seus planos para sair de Londres …

Benfica contrata Samuel Pedro ao Boavista

O extremo, que se estreou esta temporada pelos seniores do Boavista, assinou contrato com o Benfica, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, no seu site oficial. Samuel Pedro, de 18 anos, fez a sua estreia na I …

Prendas aos deputados acima de 150 euros serão divulgadas na Internet

PS, PSD e Bloco aprovaram, esta terça-feira, em votação final na Comissão Parlamentar de Transparência, o conjunto de critérios orientadores em matéria de ofertas e hospitalidade de deputados, diploma que teve a oposição do PAN. Estes …

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …