Famílias das vítimas de Manchester recebem 5 milhões em donativos

lindsaydaniella / Flickr

O atentado em Manchester ocorreu já no fim do concerto de Ariana Grande

As famílias dos 22 mortos do atentado na Manchester Arena no dia 22 de maio vão receber em conjunto 5,5 milhões de libras esterlinas recolhidos a partir de doações públicas, informou esta terça-feira a fundação “We Love Manchester Emergency Fund”.

O referido fundo já entregou 60 mil libras esterlinas a cada um dos 57 feridos que passaram sete ou mais noites internados após a explosão de uma bomba à saída de um concerto da cantora pop Ariana Grande em Manchester, no norte de Inglaterra.

“A cidade e o mundo responderam com extrema bondade, generosidade e solidariedade após o ataque”, declarou Sue Murphy, presidente do conselho que administra a fundação, criada pouco depois do atentado.

Ao todo, foram arrecadados 18 milhões de libras esterlinas, dos quais até ao momento foram distribuídos 9 milhões entre as vítimas “com necessidades imediatas”.

“Em conjunto, usámos pouco mais de metade do dinheiro que temos. Agora iremos durante algum tempo avaliar como distribuir o resto dos recursos. Vai ser um processo complexo e sensível, visto que vamos ter de analisar o impacto causado a longo prazo pelo ataque”, disse Murphy.

Em maio, um bombista suicida fez-se explodir no final de um concerto de Ariana Grande em Manchester, fazendo 22 mortos e 75 feridos. O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.

A cantora regressou a manchester duas vezes no espaço de uma semana, primeiro para fazer uma visita a algumas das pessoas que ficaram feridas no atentado, e oito dias depois do atentado para realizar um concerto de solidariedade a favor das vítimas, no qual participaram inúmeras e que contou com 50 mil espectadores presentes.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esta sexta-feira, a condenação ao comunismo e ao nazismo vai ser debatida no Parlamento

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …