Ataque terrorista em Londres fez 5 mortos e 40 feridos (um português)

Andy Rain / EPA

-

Pelo menos 5 pessoas morreram, incluindo um polícia e o atacante, e 20 ficaram feridas no atentado de hoje junto ao Parlamento britânico, em Londres, informou a Polícia Metropolitana.

Atentado em Londres

Uma nova atualização das vítimas do ataque desta tarde na capital londrina elevou o número de vítimas para 5 mortes confirmadas e mais de 40 feridos, vários dos quais em estado grave, incluindo três polícias.

A sessão da Câmara dos Comuns, do Parlamento britânico, em Londres, foi esta quarta-feira suspensa depois de um suspeito, entretanto abatido pela polícia, ter esfaqueado um polícia.

Há também relatos de que um carro atropelou várias pessoas na ponte de Westminster.

Do ataque, ocorrido pelas 14:40, resultaram até agora 5 mortos, entre os quais um polícia e o atacante, e 40 feridos, alguns dos quais com gravidade, segundo a Polícia Metropolitana.

Em declarações aos jornalistas, um porta-voz da polícia disse que as autoridades acreditam que apenas um atacante esteve envolvido no atentado.

Testemunhas citadas pela Sky News dizem ter visto um homem com uma faca junto ao palácio de Westminster, onde se situa o Parlamento, e o jornalista Quentin Letts afirmou ter visto “seguranças do Parlamento a disparar contra um homem que atacou um polícia”.

Algumas testemunhas citadas pela BBC relatam a existência de feridos na Ponte de Westminster, depois de um automóvel ter atropelado pelo menos cinco pessoas no passeio da ponte de Westminster.

O condutor, depois de atropelar os peões, foi embater no gradeamento do edifício do parlamento, saiu do veículo empunhando uma grande faca e esfaqueou um polícia, antes de ser alvejado.

A Scotland Yard afirma que o caso está a ser tratado como um “ato terrorista” até que se prove o contrário e já mobilizou a sua unidade de contraterrorismo.

De acordo com vários órgãos, uma mulher atropelada na ponte morreu e há mais feridos que apresentam lesões graves.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, estava no Parlamento na hora do incidente e foi de imediato retirada do edifício. O gabinete de Downing Street já confirmou que a governante se encontra em segurança.

Um porta-voz da Câmara dos Comuns disse à AFP que os deputados estão confinados no interior do Parlamento. O edifício foi encerrado e as autoridades já estão a preparar a evacuação.

O London Eye, famosa atração turística da capital britânica, foi encerrado. Várias pessoas ficaram fechadas no interior das cabines por razões de segurança.

Um português entre os feridos

Um jovem português foi atropelado no ataque terrorista em Londres, Reino Unido, sofrendo cortes profundos num joelho e numa mão, mas já teve alta hospitalar e encontra-se bem, disse à Lusa José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades.

O jovem, de 26 anos, foi atropelado quando atravessava a rua para apanhar o metro, tendo sido colhido por um carro, e rebolou por cima do capô, relatou José Luís Carneiro.

O português, que vive em Londres com a mãe, sofreu “dois cortes profundos, um no joelho e outro numa mão”, tendo sido assistido no hospital de Chelsea-Westminster.

O jovem já recebeu entretanto alta hospitalar e “encontra-se bem de saúde“, referiu o governante.

O nível de alerta terrorista no Reino Unido foi fixado em agosto de 2014 em “grave”, o quarto de uma escala de cinco.

O ataque de hoje ocorreu no dia em que a Bélgica assinala o primeiro aniversário do atentado terrorista que provocou a morte a 32 pessoas em Bruxelas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os ingleses que me desculpem mas as suas proprias autoridades é que são culpadas disto… então há anos que a partir dali os radicais islamicos e outros recrutam novos membros e espalham para todo o mundo mensagens de odio a partir de mesquitas, rádios, net, etc… tudo isto com o conhecimento das autoridades e tudo lhes é permitido… estavam à espera de quê? milagres? E graças à pressão do “politicamente correto” toda esta historia vai continuar e pioraaaaar… fixem aí o que eu escrevi…

RESPONDER

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …

Chocos passaram num teste cognitivo desenvolvido para crianças

No ano passado, os chocos já tinham passado no teste do marshmallow, mas agora uma equipa de cientistas decidiu fazer uma nova experiência. Segundo o site Science Alert, o teste do marshmallow consiste em colocar uma criança numa …

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …