Polícia identifica terrorista de Londres

O terrorista que ontem matou três pessoas e deixou 40 feridos em Londres, antes de ser abatido pela polícia, foi identificado como Adrian Russel Ajao, de 52 anos, informou esta quinta-feira a Scotland Yard.

A Polícia Metropolitana de Londres afirmou que Adrian Russel Ajao, britânico nascido  no condado de Kent, no sudeste de Inglaterra, já tinha sido condenado por agressões violentas e posse de armas, mas não por questões relacionadas com o terrorismo.

Ajao, que usava habitualmente a identidade falsa de Khalid Masood, não estava actualmente sob investigação policial e não havia informação de inteligência que apontasse no sentido de que estivesse a preparar um ataque terrorista.

A sua primeira condenação remonta a 1983, por “danos criminosos”, e o último antecedente que aparece nas fichas da polícia é de 2003, por posse de arma branca.

As forças de segurança acreditam que Masood era o condutor que se lançou ontem a bordo de um veículo 4×4 contra a multidão que caminhava pela ponte de Westminster, e que apunhalou depois um agente da polícia que protegia o parlamento britânico.

Masood vivia actualmente em West Midlands, o condado do centro de Inglaterra onde se encontra a cidade de Birmingham.

Durante a noite passada, a polícia revistou diversos domicílios em Londres, Birmingham e outros pontos do país, numa investigação que envolveu centenas de agentes e na sequência da qual foram detidas oito pessoas até agora.

A empresa de aluguer de veículos Enterprise confirmou esta quinta-feira que o veículo usado no atentado de ontem contra o parlamento de Westminster foi alugado em Solihull, ao sudeste de Birmingham.

As três vítimas mortais do ataque são o agente Keith Palmer, a mulher de origem espanhola e casada com um português Aysha Frade e o turista americano Kurt Cochran.

Dos 29 feridos no atentado, 12 foram hospitalizadas e 7 estão em estado crítico. Os feridos são 12 britânicos, 3 crianças francesas, 2 romenos, 4 sul-coreanos, 2 gregos, um alemão, um português, um irlandês, um chinês, um italiano e um americano.

EFE // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e um recolher obrigatório entre as 22h00 e …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …

Há uma geringonça (sem Bloco) a discutir quinzenalmente a execução orçamental

No ano passado, a abstenção do PCP de um empurrão na aprovação do Orçamento do Estado. O partido de Jerónimo de Sousa não desiste de exercer influência e de se consolidar como parceiro do Governo, …

Um jogo tem hora e meia, mas em Portugal só se jogam, em média, 49 minutos

Esta época, em média, o tempo útil de jogo na primeira divisão portuguesa é de apenas 49,26 minutos. Os árbitros são bodes expiatórios deste registo. Dizem as regras do futebol que um jogo tem 90 minutos, …

Governo não tem "qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce"

O ministro das Infraestruturas garantiu, esta quinta-feira, que "o Governo não tem qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce", dizendo acreditar que "o acionista privado vai compreender" que tem de dar garantias à TAP para receber …