Polícia identifica terrorista de Londres

O terrorista que ontem matou três pessoas e deixou 40 feridos em Londres, antes de ser abatido pela polícia, foi identificado como Adrian Russel Ajao, de 52 anos, informou esta quinta-feira a Scotland Yard.

A Polícia Metropolitana de Londres afirmou que Adrian Russel Ajao, britânico nascido  no condado de Kent, no sudeste de Inglaterra, já tinha sido condenado por agressões violentas e posse de armas, mas não por questões relacionadas com o terrorismo.

Ajao, que usava habitualmente a identidade falsa de Khalid Masood, não estava actualmente sob investigação policial e não havia informação de inteligência que apontasse no sentido de que estivesse a preparar um ataque terrorista.

A sua primeira condenação remonta a 1983, por “danos criminosos”, e o último antecedente que aparece nas fichas da polícia é de 2003, por posse de arma branca.

As forças de segurança acreditam que Masood era o condutor que se lançou ontem a bordo de um veículo 4×4 contra a multidão que caminhava pela ponte de Westminster, e que apunhalou depois um agente da polícia que protegia o parlamento britânico.

Masood vivia actualmente em West Midlands, o condado do centro de Inglaterra onde se encontra a cidade de Birmingham.

Durante a noite passada, a polícia revistou diversos domicílios em Londres, Birmingham e outros pontos do país, numa investigação que envolveu centenas de agentes e na sequência da qual foram detidas oito pessoas até agora.

A empresa de aluguer de veículos Enterprise confirmou esta quinta-feira que o veículo usado no atentado de ontem contra o parlamento de Westminster foi alugado em Solihull, ao sudeste de Birmingham.

As três vítimas mortais do ataque são o agente Keith Palmer, a mulher de origem espanhola e casada com um português Aysha Frade e o turista americano Kurt Cochran.

Dos 29 feridos no atentado, 12 foram hospitalizadas e 7 estão em estado crítico. Os feridos são 12 britânicos, 3 crianças francesas, 2 romenos, 4 sul-coreanos, 2 gregos, um alemão, um português, um irlandês, um chinês, um italiano e um americano.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …