Atentado em Paris contra jornal satírico faz 12 mortos

Mathieu Magnaudeix / Twitter

Homens fortemente armados atacaram a sede do jornal satírico francês Charlie Hebdo, em pleno centro de Paris. 12 pessoas terão morrido, entre as quais dois polícias.

Os detalhes do incidente, que ocorreu nesta quarta-feira de manhã, ainda não são inteiramente conhecidos, mas os média falam em várias vítimas mortais.

O jornal Le Figaro cita fontes policiais para referir que há, pelo menos, 12 mortos e uma vintena de feridos, quatro dos quais entre a vida e a morte. Dois polícias estarão entre as vítimas mortais.

Os relatos indicam que o jornal foi atacado por dois homens, munidos com armas de guerra, que terão disparado vários tiros no hall de entrada do jornal, deixando um rasto de violência na fuga do local.

Há fotos divulgadas nas Redes Sociais que dão conta dos tiros das balas em viaturas da polícia e em vidros de lojas da zona.

Uma imagem publicada no Twitter da jornalista do Le Monde Elise Barthet mostra o alegado momento em que os dois atacantes fugiram, atirando antes sobre uma viatura da polícia.

Elise Barthet / Twitter

Alguns funcionários do jornal conseguiram refugiar-se no telhado do edifício, conforme se pode ver em algumas fotos divulgadas no Twitter.

O canal I-Télé divulgou um vídeo gravado nesse local, enquanto as pessoas se escondiam dos homens armados.

O Charlie Hebdo já foi vítima de ameaças no passado, nomeadamente em 2012, a propósito da publicação de caricaturas do Profeta Maomé. A sede do jornal foi alvo de uma tentativa de incêndio nessa altura.

Poucas horas antes do ataque desta quarta-feira, o Charlie Hebdo publicou no seu Twitter uma caricatura do líder do Estado Islâmico Al-Baghdadi. Mas não se conhecem ainda as motivações dos atacantes.

Os responsáveis pelo ataque continuam em fuga e Paris está em estado de “alerta atentados”. As autoridades estão também a efectuar vigilância especial aos demais jornais da capital francesa.

“A França está perante um choque”, declarou o presidente francês François Hollande, que já esteve no local do tiroteio. O líder do país não duvida de que se trata de “um atentado” e pede aos franceses que se unam neste momento trágico.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pouco a pouco,vão ganhando ousadia e não sabemos até onde irão.
    Será uma atitude de islâmicos ou de quaisquer movimentos que pretendam atribuir as responsabilidades a esses mesmos islâmicos?
    Não seria uma atitude original, existem imensos exemplos desta natureza.No entanto haverá que implementar regras rigorosas do controle possível.
    É de preocupar.

  2. Pouco a pouco,vão ganhando ousadia e não sabemos até onde irão.
    Será uma atitude de islâmicos ou de quaisquer movimentos que pretendam atribuir as responsabilidades a esses mesmos islâmicos?
    Não seria uma atitude original, existem imensos exemplos desta natureza.

  3. Tudo isto acontece porque as ditas “democracias” permitem isto, esses bandidos sentem liberdade para vir fazer guerra em qualquer local do ocidente, e só não há mais casos porque eles não querem, mas uma coisa é certa se não houver travão certos paízes ocidentais já não os conseguem controlar, e não é assim que queremos viver.

  4. Espero que os responsáveis sejam levados à Justiça. Mesmo que sejam extremistas islámicos, não devemos atribuir culpa a todos os muçulmanos no mundo.

RESPONDER

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …