Atentado em Paris contra jornal satírico faz 12 mortos

Mathieu Magnaudeix / Twitter

Homens fortemente armados atacaram a sede do jornal satírico francês Charlie Hebdo, em pleno centro de Paris. 12 pessoas terão morrido, entre as quais dois polícias.

Os detalhes do incidente, que ocorreu nesta quarta-feira de manhã, ainda não são inteiramente conhecidos, mas os média falam em várias vítimas mortais.

O jornal Le Figaro cita fontes policiais para referir que há, pelo menos, 12 mortos e uma vintena de feridos, quatro dos quais entre a vida e a morte. Dois polícias estarão entre as vítimas mortais.

Os relatos indicam que o jornal foi atacado por dois homens, munidos com armas de guerra, que terão disparado vários tiros no hall de entrada do jornal, deixando um rasto de violência na fuga do local.

Há fotos divulgadas nas Redes Sociais que dão conta dos tiros das balas em viaturas da polícia e em vidros de lojas da zona.

Uma imagem publicada no Twitter da jornalista do Le Monde Elise Barthet mostra o alegado momento em que os dois atacantes fugiram, atirando antes sobre uma viatura da polícia.

Elise Barthet / Twitter

Alguns funcionários do jornal conseguiram refugiar-se no telhado do edifício, conforme se pode ver em algumas fotos divulgadas no Twitter.

O canal I-Télé divulgou um vídeo gravado nesse local, enquanto as pessoas se escondiam dos homens armados.

O Charlie Hebdo já foi vítima de ameaças no passado, nomeadamente em 2012, a propósito da publicação de caricaturas do Profeta Maomé. A sede do jornal foi alvo de uma tentativa de incêndio nessa altura.

Poucas horas antes do ataque desta quarta-feira, o Charlie Hebdo publicou no seu Twitter uma caricatura do líder do Estado Islâmico Al-Baghdadi. Mas não se conhecem ainda as motivações dos atacantes.

Os responsáveis pelo ataque continuam em fuga e Paris está em estado de “alerta atentados”. As autoridades estão também a efectuar vigilância especial aos demais jornais da capital francesa.

“A França está perante um choque”, declarou o presidente francês François Hollande, que já esteve no local do tiroteio. O líder do país não duvida de que se trata de “um atentado” e pede aos franceses que se unam neste momento trágico.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pouco a pouco,vão ganhando ousadia e não sabemos até onde irão.
    Será uma atitude de islâmicos ou de quaisquer movimentos que pretendam atribuir as responsabilidades a esses mesmos islâmicos?
    Não seria uma atitude original, existem imensos exemplos desta natureza.No entanto haverá que implementar regras rigorosas do controle possível.
    É de preocupar.

  2. Pouco a pouco,vão ganhando ousadia e não sabemos até onde irão.
    Será uma atitude de islâmicos ou de quaisquer movimentos que pretendam atribuir as responsabilidades a esses mesmos islâmicos?
    Não seria uma atitude original, existem imensos exemplos desta natureza.

  3. Tudo isto acontece porque as ditas “democracias” permitem isto, esses bandidos sentem liberdade para vir fazer guerra em qualquer local do ocidente, e só não há mais casos porque eles não querem, mas uma coisa é certa se não houver travão certos paízes ocidentais já não os conseguem controlar, e não é assim que queremos viver.

  4. Espero que os responsáveis sejam levados à Justiça. Mesmo que sejam extremistas islámicos, não devemos atribuir culpa a todos os muçulmanos no mundo.

RESPONDER

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …

"Criminoso, cruel e traiçoeiro”. Sobrinha de Donald Trump diz que tio devia ser preso

A sobrinha do atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, referiu que o tio é “criminoso, cruel e traiçoeiro”, por isso, deveria enfrentar a justiça norte-americana, depois de todos os escândalos que o …

FC Porto arrisca sanção da UEFA por incidentes nos jogos contra o City

A UEFA pode vir a sancionar o FC Porto devido a episódios que aconteceram no âmbito dos jogos da Liga dos Campeões contra o Manchester City. Em causa estão, nomeadamente, alegados insultos dirigidos por elementos …