Astronautas que sobreviveram à Soyuz voltam ao espaço (apesar de novas anomalias)

NASA

Cápsula russa Soyuz acoplada à Estação Espacial Internacional

Em outubro do ano passado, a nave-espacial Soyuz fez uma aterragem de emergência, quando ia em direção à Estação Espacial Internacional (EEI). Agora, cinco meses depois, os astronautas que iam a bordo, dizem estar preparados para um novo voo.

Os dois astronautas a bordo da Soyuz tiverem de realizar uma aterragem de emergência, depois de uma falha detetada nos propulsores após o lançamento. O russo Alexey Ovchinin da Roscosmos e o astronauta da NASA Nick Hague estavam a bordo da nave espacial.

A Soyuz MS-10 foi obrigada a aterrar de emergência devido a uma falha no motor, depois de ter descolado no Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional, onde permaneceriam durante seis meses.

Volvidos cinco meses, os dois astronauta têm esta quinta-feira viagem marcada para a EEI. Os tripulantes que viajavam a bordo da Soyz não se mostram receosos, apesar de ainda na terça-feira terem sido identificados e substituídos alguns componentes defeituosos da nave.

Eu tenho conhecimento dessa situação“, disse Ovchinin, em conversa com os jornalistas antes do lançamento. O astronauta russo diz-se “100% confiante” e diz que já “não há qualquer problema com a nave”.

Nick Hague também se mostrou confiante na viagem. O norte-americano disse que a aterragem de emergência de outubro de 2018 o ajudou “a esclarecer em mim a razão pela qual fazemos o que fazemos e se os riscos que tomamos valem a pena. E para mim, está muito claro que sim“.

Ovchinin assume que a descolagem falhada foi uma desilusão, uma vez que levou mais de um ano e meio de preparação. No entanto, garante que foi “uma experiência interessante e precisa” para testar a preparação do programa espacial.

Com descolagem do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, os cosmonautas fazem-se agora acompanhar de Christina Koch, astronauta americana da NASA, segundo a Phys.

Desde a descolagem falhada da Soyuz, outra nave-espacial partiu para a EEI. Em dezembro, Oleg Kononenko das Roscosmos, Anne McClain da NASA e David Saint-Jacques da Canadian Space Agency partiram para Estação Espacial Internacional.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conjunção adversativa “apesar” totalmente desnecessária, já houve outro lançamento antes desse sem nenhum problema. Como falamos aqui no Brasil “Ė procurar pelo em ovo”.

RESPONDER

Especialistas do Deutsche Bank detetaram atividades suspeitas em contas de Trump e do genro

Especialistas em lavagem de dinheiro no Deutsche Bank suspeitaram de múltiplas transações envolvendo entidades legais controladas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo genro, Jared Kushner, em 2016 e 2017.  A notícia foi avançada este …

Sporting prepara queixa contra Sérgio Conceição por agressão a Renan

O departamento jurídico do Sporting CP vai apresentar uma queixa contra Sérgio Conceição por agressão a Renan, nos minutos finais do jogo entre FC Porto e Sporting CP. A confusão instalou-se nos minutos finais da partida …

Maria João Pires recebe Medalha de Mérito Cultural

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, atribuiu este domingo em Belgais, distrito de Castelo Branco, a Medalha de Mérito Cultural à pianista Maria João Pires, destacando o seu “serviço de exceção” na divulgação cultural e …

"O Sistema vai-me matar". Carta partilhada por Jair Bolsonaro confunde analistas

O presidente do Brasil Jair Bolsonaro partilhou na sexta-feira uma carta no WhatsApp que fala da ingovernabilidade do país e que está a ser interpretada como aceno à radicalização, ameaça de renúncia ou distração relativamente …

O último episódio de A Guerra dos Tronos pode ter arruinado a produtividade de milhares de empresas

O último episódio de A Guerra dos Tronos, transmitido na madrugada deste domingo, pode ter impactado a produtividade laboral de milhares de empresas. Quase 30 milhões de norte-americanos admitiram alterar a sua rotina laboral para …

Turismo nos cemitérios do Porto vira moda. E as visitas nocturnas são as mais procuradas

Os dois cemitérios municipais do Porto, incluídos na Rota Europeia dos Cemitérios, mais do que duplicaram o número de visitantes nos últimos quatro anos. Os portugueses e os brasileiros são quem mais adere à moda …

Matteo Salvini: "Levaremos a política anti-imigrantes a toda a UE. Não entrará mais nenhum"

Uma manifestação convocada pelo ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, reuniu no sábado, em Milão, a maioria dos partidos de extrema-direita europeus que pretendem tornar-se na terceira força política no Parlamento Europeu. Houve discursos contra a …

Presidente ucraniano dissolve Parlamento durante o discurso de investidura

O novo presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, anunciou esta segunda-feira a dissolução do Parlamento, durante o discurso de investidura, antecipando as eleições legislativas. “Eu dissolvo o Parlamento”, declarou o novo chefe de Estado perante os deputados …

Suécia vai pedir a detenção de Julian Assange

A procuradoria sueca anunciou esta segunda-feira que vai emitir uma ordem de detenção de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que se encontra preso no Reino Unido. “Eu vou emitir uma ordem de captura europeia”, disse a …

Governo acelera pedidos de pensões antecipadas

Trinta dias depois da Segurança Social comunicar o valor da pensão, esta será imediatamente deferida, sem que seja necessário o beneficiário dar resposta. Tipicamente, a Segurança Social enviava aos requerentes de pensões antecipadas um documento com …