Assange pode suicidar-se se for extraditado para os EUA, diz advogado

acidpolly / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Esta segunda-feira, o advogado Edward Fitzgerald avisou que Julian Assange pode suicidar-se se for extraditado para os Estados Unidos.

Julian Assange pode suicidar-se se for extraditado para os Estados Unidos, avisou um dos seus advogados de defesa, Edward Fitzgerald, num tribunal em Londres, no Reino Unido.

Por sua vez, os advogados que requerem a sua extradição disseram que o fundador do WikiLeaks deve ser extraditado e julgado em solo americano por ser um “vulgar criminoso” e ter posto em risco as vidas de centenas de informadores dos serviços de inteligência.

De acordo com o Público, o julgamento sobre o pedido de extradição começou esta segunda-feira no tribunal londrino. Caso seja extraditado, Julian Assange será acusado de 18 crimes e corre o risco de ser condenado a uma pena de prisão de até 175 anos.

A defesa do fundador do site argumentou que a extradição pode levá-lo a suicidar-se ao pô-lo numa situação desumana e de tratamento degradante, dado que a pena de prisão será desproporcionada.

Na semana passada, dois deputados australianos, George Christensen e Andrew Wilkie, já tinham denunciado que Assange está a sofrer “tortura psicológica” na prisão de alta segurança, onde se encontra detido desde maio.

“Não quero falar de forma demasiado pejorativa sobre o estado em que o vimos, mas era o género de estado que se espera de um homem que foi absolutamente privado e isolado e que não sabe o que se está a passar”, disse Christensen, citado pelo Sydney Morning Herald. “Ficou claro para nós que o seu estado mental não é bom.”

Também em novembro, dezenas de médicos escreveram uma carta aberta a alertar que Julian Assange poderia morrer na prisão se não recebesse, o mais depressa possível, os cuidados médicos necessários.

 

Além de se basear em questões de saúde, a defesa do australiano alega ainda que os Estados Unidos querem a extradição por “motivos políticos“, depois de ter denunciado que o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, lhe ofereceu um perdão presidencial em troca de dizer que a Rússia não esteve envolvida no roubo de e-mails democratas em 2016.

“O Presidente Trump chegou ao poder com uma nova abordagem à liberdade de expressão e nova hostilidade para com a imprensa, declarando efetivamente guerra aos jornalistas de investigação”, disse Fitzgerald, referindo que a Administração de Obama tinha decidido não acusar Julian Assange.

James Lewis, advogado que representa os EUA em tribunal, recusou qualquer motivação política e caracterizou Assange como um “vulgar criminoso” que ajudou a divulgar documentos secretos, pondo em risco as vidas de centenas de informadores dos serviços secretos e Departamento de Estado.

Nesse sentido, James Lewis defendeu ainda que Julian Assange não pode usar o jornalismo como desculpa para a pirataria informática e que não cabe ao tribunal britânico decidir se ele é um jornalista ou um hacker.

Assange divulgou 250 mil documentos confidenciais do Departamento de Estado e vídeos das Forças Armadas que provaram crimes de guerra no Iraque e no Afeganistão. Em 2012, procurou refúgio na embaixada do Equador em Londres e por lá se manteve durante sete anos, até as autoridades equatorianas lhe revogarem acolhimento.

Em abril de 2019, a polícia britânica deteve-o por ter violado a liberdade condicional e está detido desde então numa prisão de alta segurança aguardando a decisão do tribunal britânico sobre o pedido de extradição norte-americano.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …