Trump ofereceu perdão a Assange. Em troca, tinha de ilibar a Rússia

Facundo Arrizabalaga / EPA

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Donald Trump terá oferecido um perdão a Julian Assange se este afirmasse que a Rússia não esteve envolvida na divulgação de e-mails durante a campanha presidencial norte-americana, em 2016, alega a defesa do fundador do WikiLeaks.

Esta quarta-feira, a advogada de Julian Assange garantiu que Dana Rohrabacher, antigo congressista norte-americano e aliado de Donald Trump, ofereceu ao fundador do WikiLeaks um perdão em nome do Presidente dos Estados Unidos.

Em troca, Assange teria de testemunhar que a Rússia não esteve envolvida no roubo de emails ao Comité Nacional do Partido Democrata, em 2016.

A advogada Jennifer Robinson alegou, durante uma audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster, que Donald Trump utilizou o congressista, em 2017, para transmitir a sua proposta a Assange. Rohrabacher ter-se-á encontrado com Assange na embaixada do Equador, em Londres.

A Casa Branca desmente, garantindo que estas revelações são “invenções e mentiras“, segundo adianta a BBC.

Um outro advogado que também representa Assange, Edward Fitzgerald QC, diz, no entanto, que a equipa de defesa tem em sua posse provas de que o encontro aconteceu e que esta proposta foi mesmo apresentada ao seu cliente. Aliás, segundo avança o Público, a juíza já considerou as provas apresentadas como válidas.

Julian Assange, que divulgou documentos diplomáticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, está numa prisão britânica, depois de ter sido detido pelas autoridades na embaixada do Equador, em Londres.

O fundador do WikiLeaks aguarda uma decisão quanto ao pedido de extradição dos Estados Unidos, com o Governo norte-americano a desejar que o denunciante seja julgado por ter alegadamente infringido a Lei da Espionagem ao revelar os documentos relativos à guerra do Iraque e do Afeganistão.

Assange pode ser condenado a uma pena de prisão até 175 anos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

      • Pois é Joaquim.
        Mas achas que estas pessoas conseguem ir investigar essa informação, quando só argumentam ofendendo os outros?…
        SETH RICH foi quem divulgou os emails. Deviam investigar a fundo a morte dele. Mais um na lista da “Clinton body count”.

    • E o Seth Rich, “Ana”?
      E o volume de dados? Era possível descarregá-los on-line rápidamente ou teve que ser através de uma flash drive?

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …