Trump ofereceu perdão a Assange. Em troca, tinha de ilibar a Rússia

Facundo Arrizabalaga / EPA

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Donald Trump terá oferecido um perdão a Julian Assange se este afirmasse que a Rússia não esteve envolvida na divulgação de e-mails durante a campanha presidencial norte-americana, em 2016, alega a defesa do fundador do WikiLeaks.

Esta quarta-feira, a advogada de Julian Assange garantiu que Dana Rohrabacher, antigo congressista norte-americano e aliado de Donald Trump, ofereceu ao fundador do WikiLeaks um perdão em nome do Presidente dos Estados Unidos.

Em troca, Assange teria de testemunhar que a Rússia não esteve envolvida no roubo de emails ao Comité Nacional do Partido Democrata, em 2016.

A advogada Jennifer Robinson alegou, durante uma audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster, que Donald Trump utilizou o congressista, em 2017, para transmitir a sua proposta a Assange. Rohrabacher ter-se-á encontrado com Assange na embaixada do Equador, em Londres.

A Casa Branca desmente, garantindo que estas revelações são “invenções e mentiras“, segundo adianta a BBC.

Um outro advogado que também representa Assange, Edward Fitzgerald QC, diz, no entanto, que a equipa de defesa tem em sua posse provas de que o encontro aconteceu e que esta proposta foi mesmo apresentada ao seu cliente. Aliás, segundo avança o Público, a juíza já considerou as provas apresentadas como válidas.

Julian Assange, que divulgou documentos diplomáticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, está numa prisão britânica, depois de ter sido detido pelas autoridades na embaixada do Equador, em Londres.

O fundador do WikiLeaks aguarda uma decisão quanto ao pedido de extradição dos Estados Unidos, com o Governo norte-americano a desejar que o denunciante seja julgado por ter alegadamente infringido a Lei da Espionagem ao revelar os documentos relativos à guerra do Iraque e do Afeganistão.

Assange pode ser condenado a uma pena de prisão até 175 anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

      • Pois é Joaquim.
        Mas achas que estas pessoas conseguem ir investigar essa informação, quando só argumentam ofendendo os outros?…
        SETH RICH foi quem divulgou os emails. Deviam investigar a fundo a morte dele. Mais um na lista da “Clinton body count”.

    • E o Seth Rich, “Ana”?
      E o volume de dados? Era possível descarregá-los on-line rápidamente ou teve que ser através de uma flash drive?

RESPONDER

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …