Trump ofereceu perdão a Assange. Em troca, tinha de ilibar a Rússia

Facundo Arrizabalaga / EPA

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Donald Trump terá oferecido um perdão a Julian Assange se este afirmasse que a Rússia não esteve envolvida na divulgação de e-mails durante a campanha presidencial norte-americana, em 2016, alega a defesa do fundador do WikiLeaks.

Esta quarta-feira, a advogada de Julian Assange garantiu que Dana Rohrabacher, antigo congressista norte-americano e aliado de Donald Trump, ofereceu ao fundador do WikiLeaks um perdão em nome do Presidente dos Estados Unidos.

Em troca, Assange teria de testemunhar que a Rússia não esteve envolvida no roubo de emails ao Comité Nacional do Partido Democrata, em 2016.

A advogada Jennifer Robinson alegou, durante uma audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster, que Donald Trump utilizou o congressista, em 2017, para transmitir a sua proposta a Assange. Rohrabacher ter-se-á encontrado com Assange na embaixada do Equador, em Londres.

A Casa Branca desmente, garantindo que estas revelações são “invenções e mentiras“, segundo adianta a BBC.

Um outro advogado que também representa Assange, Edward Fitzgerald QC, diz, no entanto, que a equipa de defesa tem em sua posse provas de que o encontro aconteceu e que esta proposta foi mesmo apresentada ao seu cliente. Aliás, segundo avança o Público, a juíza já considerou as provas apresentadas como válidas.

Julian Assange, que divulgou documentos diplomáticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, está numa prisão britânica, depois de ter sido detido pelas autoridades na embaixada do Equador, em Londres.

O fundador do WikiLeaks aguarda uma decisão quanto ao pedido de extradição dos Estados Unidos, com o Governo norte-americano a desejar que o denunciante seja julgado por ter alegadamente infringido a Lei da Espionagem ao revelar os documentos relativos à guerra do Iraque e do Afeganistão.

Assange pode ser condenado a uma pena de prisão até 175 anos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

      • Pois é Joaquim.
        Mas achas que estas pessoas conseguem ir investigar essa informação, quando só argumentam ofendendo os outros?…
        SETH RICH foi quem divulgou os emails. Deviam investigar a fundo a morte dele. Mais um na lista da “Clinton body count”.

    • E o Seth Rich, “Ana”?
      E o volume de dados? Era possível descarregá-los on-line rápidamente ou teve que ser através de uma flash drive?

RESPONDER

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …