Trump ofereceu perdão a Assange. Em troca, tinha de ilibar a Rússia

Facundo Arrizabalaga / EPA

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Donald Trump terá oferecido um perdão a Julian Assange se este afirmasse que a Rússia não esteve envolvida na divulgação de e-mails durante a campanha presidencial norte-americana, em 2016, alega a defesa do fundador do WikiLeaks.

Esta quarta-feira, a advogada de Julian Assange garantiu que Dana Rohrabacher, antigo congressista norte-americano e aliado de Donald Trump, ofereceu ao fundador do WikiLeaks um perdão em nome do Presidente dos Estados Unidos.

Em troca, Assange teria de testemunhar que a Rússia não esteve envolvida no roubo de emails ao Comité Nacional do Partido Democrata, em 2016.

A advogada Jennifer Robinson alegou, durante uma audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster, que Donald Trump utilizou o congressista, em 2017, para transmitir a sua proposta a Assange. Rohrabacher ter-se-á encontrado com Assange na embaixada do Equador, em Londres.

A Casa Branca desmente, garantindo que estas revelações são “invenções e mentiras“, segundo adianta a BBC.

Um outro advogado que também representa Assange, Edward Fitzgerald QC, diz, no entanto, que a equipa de defesa tem em sua posse provas de que o encontro aconteceu e que esta proposta foi mesmo apresentada ao seu cliente. Aliás, segundo avança o Público, a juíza já considerou as provas apresentadas como válidas.

Julian Assange, que divulgou documentos diplomáticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, está numa prisão britânica, depois de ter sido detido pelas autoridades na embaixada do Equador, em Londres.

O fundador do WikiLeaks aguarda uma decisão quanto ao pedido de extradição dos Estados Unidos, com o Governo norte-americano a desejar que o denunciante seja julgado por ter alegadamente infringido a Lei da Espionagem ao revelar os documentos relativos à guerra do Iraque e do Afeganistão.

Assange pode ser condenado a uma pena de prisão até 175 anos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

      • Pois é Joaquim.
        Mas achas que estas pessoas conseguem ir investigar essa informação, quando só argumentam ofendendo os outros?…
        SETH RICH foi quem divulgou os emails. Deviam investigar a fundo a morte dele. Mais um na lista da “Clinton body count”.

    • E o Seth Rich, “Ana”?
      E o volume de dados? Era possível descarregá-los on-line rápidamente ou teve que ser através de uma flash drive?

RESPONDER

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …

França e Inglaterra impõem uso obrigatório de máscara em locais públicos fechados

O uso de máscara em locais públicos fechados, como lojas e supermercados, passa a ser obrigatório em França e no Reino Unido, visando combater a propagação do novo coronavírus, anunciaram esta semana os respetivos países …