ASAE encerra restaurante remodelado no “Pesadelo na Cozinha” da TVI

(dr) TVI

Chef Ljubomir Stanisic com o dono do O Canela num episódio do Pesadelo na Cozinha da TVI.

Chef Ljubomir Stanisic com o dono do O Canela num episódio do Pesadelo na Cozinha da TVI.

O restaurante “O Canela”, protagonista de um dos episódios do programa “Pesadelo na Cozinha”, emitido pela TVI, foi encerrado pela ASAE por falta de condições, mesmo depois de ter sido alvo de uma remodelação no âmbito do reality show.

Este espaço comercial em Campolide, Lisboa, chocou os espectadores da TVI e o próprio chef Ljubomir Stanisic que conduz o “Pesadelo na Cozinha“, um reality show que visa a recuperação de restaurantes em dificuldades e em más condições.

No “O Canela” a falta de higiene era tão evidente que havia baratas a circular pelas prateleiras e balcões e o dono do espaço usava uma bacia de metal suja, onde caíam os restos de gordura dos canos do esgoto do lava-loiça e onde nadavam baratas e aranhas, para marinar as carnes antes de as grelhar.

Ljubomir Stanisic chegou a dizer, durante o programa, que se o restaurante fosse visitado pelas autoridades, o proprietário iria “preso”, frisando que era um caso de “ataque à saúde pública”.

O programa gravado no restaurante em 2016 foi emitido pela TVI no passado domingo, 9 de Abril, e levou a uma remodelação do espaço, incluindo limpeza e desinfestação.

Mas a visita da ASAE ao restaurante, na passada quarta-feira, levou ao seu encerramento porque “não tinha condições para continuar a funcionar”, salienta uma fonte da Autoridade de Segurança Alimentar à Rádio Renascença.

O dono do restaurante, Manuel Canela, não confirma a visita da ASAE, notando a esta estação que o espaço está fechado “para obras”.

À entrada do estabelecimento está um aviso que indica “Por motivos de imprevisto, contra a nossa vontade, estamos encerrados para alterações no estabelecimento. Obrigada pela vossa compreensão”, conforme transcreve a Renascença.

“Quando o proprietário tiver resolvido as questões que apontámos será feita uma re-inspecção”, afiança fonte da ASAE à Rádio.

A Autoridade de Segurança Alimentar destaca ainda, que procedeu a 56 operações de fiscalização em Lisboa, durante a última semana, o que levou à instauração de um processo-crime, de 32 contra-ordenações e à suspensão da actividade de oito restaurantes, entre os quais “O Canela”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Neste caso e a ser verdade o que aqui se relata estou mesmo em crer que a exigência da limpeza ficou a meio pois o proprietário deveria ser proibido de exercer mais tal profissão ou seja limpá-lo dali para fora pois nem que o restaurante venha a ser um luxo em termos físicos o trabalho no seu interior não poderá ser muito asseado gerido por uma pessoa porca.

  2. De facto, mais uma vez conclui-se que as autoridades, as instituições entre outros serviços, só funcionam depois de denunciadas. Na essência é o mesmo que acontecia antes do 25 de Abril de 74 e é lamentável que as coisas só funcionem assim neste país! Faz-me lembrar, por exemplo, um cavalo que só corre depois de ser picado ou depois de levar uma palmada…e assim funciona este país: mal e porcamente mal!

    • A ASAE faz dezenas de inspecções todos os dias. Algumas por rotina e prevenção e muitas por denuncia. E qual é o problema disso. Há algum problema em denunciar um estabelecimento que não cumpre todas as regras de higiene, ou outra actividade comercial qualquer que não cumpra toda a regulamentação ou preste mau serviço ao cliente?
      Já imaginou a dimensão que a ASAE teria que ter para, de forma rotineira e frequente, tivesse que inspeccionar todo e qualquer espaço comercial em Portugal!?
      A cidadania em Portugal parece que passa por comer mal e ficar caladinho!

RESPONDER

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …