ASAE encerra restaurante remodelado no “Pesadelo na Cozinha” da TVI

(dr) TVI

Chef Ljubomir Stanisic com o dono do O Canela num episódio do Pesadelo na Cozinha da TVI.

Chef Ljubomir Stanisic com o dono do O Canela num episódio do Pesadelo na Cozinha da TVI.

O restaurante “O Canela”, protagonista de um dos episódios do programa “Pesadelo na Cozinha”, emitido pela TVI, foi encerrado pela ASAE por falta de condições, mesmo depois de ter sido alvo de uma remodelação no âmbito do reality show.

Este espaço comercial em Campolide, Lisboa, chocou os espectadores da TVI e o próprio chef Ljubomir Stanisic que conduz o “Pesadelo na Cozinha“, um reality show que visa a recuperação de restaurantes em dificuldades e em más condições.

No “O Canela” a falta de higiene era tão evidente que havia baratas a circular pelas prateleiras e balcões e o dono do espaço usava uma bacia de metal suja, onde caíam os restos de gordura dos canos do esgoto do lava-loiça e onde nadavam baratas e aranhas, para marinar as carnes antes de as grelhar.

Ljubomir Stanisic chegou a dizer, durante o programa, que se o restaurante fosse visitado pelas autoridades, o proprietário iria “preso”, frisando que era um caso de “ataque à saúde pública”.

O programa gravado no restaurante em 2016 foi emitido pela TVI no passado domingo, 9 de Abril, e levou a uma remodelação do espaço, incluindo limpeza e desinfestação.

Mas a visita da ASAE ao restaurante, na passada quarta-feira, levou ao seu encerramento porque “não tinha condições para continuar a funcionar”, salienta uma fonte da Autoridade de Segurança Alimentar à Rádio Renascença.

O dono do restaurante, Manuel Canela, não confirma a visita da ASAE, notando a esta estação que o espaço está fechado “para obras”.

À entrada do estabelecimento está um aviso que indica “Por motivos de imprevisto, contra a nossa vontade, estamos encerrados para alterações no estabelecimento. Obrigada pela vossa compreensão”, conforme transcreve a Renascença.

“Quando o proprietário tiver resolvido as questões que apontámos será feita uma re-inspecção”, afiança fonte da ASAE à Rádio.

A Autoridade de Segurança Alimentar destaca ainda, que procedeu a 56 operações de fiscalização em Lisboa, durante a última semana, o que levou à instauração de um processo-crime, de 32 contra-ordenações e à suspensão da actividade de oito restaurantes, entre os quais “O Canela”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Neste caso e a ser verdade o que aqui se relata estou mesmo em crer que a exigência da limpeza ficou a meio pois o proprietário deveria ser proibido de exercer mais tal profissão ou seja limpá-lo dali para fora pois nem que o restaurante venha a ser um luxo em termos físicos o trabalho no seu interior não poderá ser muito asseado gerido por uma pessoa porca.

  2. De facto, mais uma vez conclui-se que as autoridades, as instituições entre outros serviços, só funcionam depois de denunciadas. Na essência é o mesmo que acontecia antes do 25 de Abril de 74 e é lamentável que as coisas só funcionem assim neste país! Faz-me lembrar, por exemplo, um cavalo que só corre depois de ser picado ou depois de levar uma palmada…e assim funciona este país: mal e porcamente mal!

    • A ASAE faz dezenas de inspecções todos os dias. Algumas por rotina e prevenção e muitas por denuncia. E qual é o problema disso. Há algum problema em denunciar um estabelecimento que não cumpre todas as regras de higiene, ou outra actividade comercial qualquer que não cumpra toda a regulamentação ou preste mau serviço ao cliente?
      Já imaginou a dimensão que a ASAE teria que ter para, de forma rotineira e frequente, tivesse que inspeccionar todo e qualquer espaço comercial em Portugal!?
      A cidadania em Portugal parece que passa por comer mal e ficar caladinho!

RESPONDER

Siza Vieira abriu imobiliária um dia antes de entrar no Governo

O ministro Adjunto do primeiro-ministro abriu uma empresa imobiliária um dia antes de tomar posse, acumulando a gerência não remunerada com o cargo governamental. Pedro Siza Vieira abriu uma empresa de compra e venda de bens …

Lisboa, Porto e Coimbra podem vir a ter megatribunais

O Governo prevê investir quase 275 milhões de euros na próxima década na construção e requalificação de tribunais. Lisboa, Porto e Coimbra deverão ganhar um novo grande tribunal. Em Lisboa, Porto e Coimbra, o Governo defende …

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …