Apresentado terceiro Orçamento da Geringonça e “o diabo não está cá”

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O Orçamento do Estado para 2018 é, nesta sexta-feira, aprovado no Parlamento, com a garantia dos votos da esquerda parlamentar. Na discussão das medidas do Governo, António Costa lembrou a Passos que “o diabo não está cá”, realçando os bons resultados económicos.

O diabo não está cá, os resultados são bons e o PSD não consegue esconder a sua enorme frustração”. A frase saiu da boca de um António Costa orgulhoso, durante a discussão do Orçamento de Estado para 2018 (OE2018), atirando à cara de Passos Coelho as boas notícias da economia.

Num debate em que o PSD falou da “propaganda eufórica” do Governo e o CDS de um “orçamento dos habilidosos”, ficou também patente que Bloco de Esquerda e PCP esperavam mais das medidas do Executivo.

A deputada bloquista Mariana Mortágua assumiu que o OE2018 é “insuficiente face ao que é necessário e aos compromissos que foram assumidos” e o PCP notou que o Governo poderia ir “mais longe”.

Mas o que é certo é que Bloco de Esquerda e PCP alinham-se com o PS para aprovarem o terceiro Orçamento de Estado da “geringonça”, com PSD e CDS a votarem contra.

“Maior crescimento desde o início do século”

No Parlamento, o primeiro-ministro defendeu que a proposta de OE2018 tem como factor fundamental a estabilidade das políticas, o que diz ser essencial para a “recuperação da confiança”, traduzida na melhoria do “rating” da República.

O governante falou também dos “resultados produzidos” pela “mudança política” que levou o PS ao Governo, evidenciando que “a confiança dos consumidores encontra-se no valor mais alto de sempre e o clima económico atingiu máximos dos últimos 15 anos”.

“O investimento em volume teve o maior crescimento dos últimos 18 anos. Há mais 227 mil postos de trabalho líquidos criados desde Dezembro de 2015 e a taxa de desemprego recuou para 8,6%, num contexto de aumento da população activa. A economia regista o maior crescimento desde o início do século, sustentado no emprego, no investimento e na confiança”, disse também.

“Pela primeira vez, nos últimos 10 anos, o país cumpriu as metas orçamentais, registando o défice mais baixo da democracia, e assegurando a saída do Procedimento por Défices Excessivos”, notou Costa.

“Em 2017, a dívida pública terá a maior redução dos últimos 19 anos, diminuindo para 126,2% do Produto Interno Bruto (PIB), com o diferencial das Obrigações do Tesouro (OT) a 10 anos com a Alemanha a descer 181 pontos base desde o início do ano, tendo a melhoria do rating da República aberto caminho ao alargamento da base de investidores e determinado uma redução dos custos de financiamento da economia portuguesa”, completou.

“Todos os contribuintes terão um alívio no IRS”

Costa sustentou também que a proposta de OE2018 é caracterizada por um desagravamento generalizado do IRS, por um aumento das pensões e pela concessão de novos apoios ao investimento por parte das empresas.

Todos os contribuintes terão um alívio no IRS: os de mais baixos rendimentos que beneficiam com o aumento do limiar da isenção; a classe média desagravada com o alargamento dos escalões de cinco para sete; os de rendimentos mais elevados com a concretização do fim da sobretaxa”, disse, antes de se referir à política do executivo em relação aos pensionistas.

De acordo com o primeiro-ministro, em 2018, “os pensionistas verão os seus rendimentos aumentados“. “Já a partir de janeiro, as pensões até 857 euros serão, de acordo com a fórmula da Lei de Bases [da Segurança Social], atualizadas acima da inflação, garantindo-se que todos os pensionistas com pensões até 2.570 euros ganham ou mantêm o poder de compra”, referiu.

“Além disso, em Agosto, haverá um aumento extraordinário até dez euros para as pensões que não foram actualizadas entre 2011 e 2015; e as pensões que foram actualizadas nesse período terão um aumento mínimo de seis euros”, acrescentou o líder do executivo.

O primeiro-ministro manifestou também disponibilidade para, na discussão na especialidade do OE2018, melhorar o novo regime criado para os trabalhadores independentes, admitindo que possa haver situações, como as dos pequenos agricultores, que ficam prejudicados com a mudança.

No capítulo dos incêndios, António Costa referiu que o Governo está a preparar propostas para, em sede de especialidade, garantir cobertura orçamental, quer para o reforço de meios de prevenção e combate a incêndios, quer para a reconstrução e para “ajudar a reanimar o tecido económico e social”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

46 COMENTÁRIOS

  1. Não está, mas também não vejo um plano para o futuro.
    Portugal aumentou muito as exportações, mas não foi à custa do governo, mas sim à custa dos privados e da carolice de muitos funcionários, que com o baixo salário preferem manter o emprego, defendendo a camisola e expandindo a empresa em prol de um futuro melhor para ambos.

    O plano é aumentar o populismo, de forma a conquistar cada vez mais votos, de preferência com os funcionários públicos que são muitos e cada vez mais. Funcionários esses que trabalham na sua grande maioria em locais onde se premeia pela labe-botice e não pela sua real capacidade de gestão e profissionalismo. Basta ver a prioridades, o que interessa é ver se o cão pode ir para os restaurantes, em vez de purgar e melhorar o poder judicial… não tinha linhas para expor as contradições.
    Só vão olhar para o país, se o presidente mandar.
    Não esquecer que embora tenhamos melhorado o défice, ele continua a ser um dos piores. Mas isso já é o outro lado do prisma que não interessa (voltamos a bater no populismo…)

    • Deve ser sado masoquista. O pior cego é aquele que nao quer ver, ou você é daqueles que também está à espera do diabo??? Nao é preciso uma lupa para se ver que o País está muito melhor, ponha muito nisso. Nao sei o que faz, mas às tantas deve ser um daqueles muitos centenas milhar que sofreram cortes no salario, ou cortes na pensão, que sofreram agravamento de impostos no tempo do governo da gentalha, perdão, direitalha que nos desgovernou. Diz que As exportações cresceram à custa dos privados nao será totalmente verdade, mas se for qual o problema??? É porque o governo deu condiçoes para que exportassem. Estude melhor e fundamente mais em concreto aquilo que diz, para nao dizer só asneiras.

      • “É porque o governo deu condiçoes para que exportassem. Estude melhor e fundamente mais em concreto aquilo que diz, para nao dizer só asneiras.” Pois deu. Mas foi o anterior seu palonso. Então o senhor andou assim tão distraído que não ser apercebeu da diplomacia económica do Paulo Portas (qualquer empresário sabe que isto é verdade porque em muitos casos estiveram em operações inversas com presença de empresários estrangeiros no nosso país e onde o próprio Paulo Portas marcou presença). E já agora, sabe o que é o Portugal2020? Sabe quem o desenhou e aprovou e iniciou o seu funcionamento, privilegiando claramente em todas as suas medidas a prioridade da internacionalização e das exportações? Pois… foi o anterior Governo. De facto o senhor precisa de ler mais. Muito mais. Mas provavelmente precisa de trocar de óculos porque as palas que atualmente usa nunca lhe permitirão ver o todo.

        • Devolvo as palas. Ah e já agora o palonso também. Mas há uma coisa que eu nao sou é sado masoquista que parece ser o seu caso. Paulo Portas a unica coisa que fez foi meter ao bolso milhoes com os submarinos, ah, ok, também andou pelo estrangeiro, eu sei e estou bem informado, mas estas viagens já deviam ser para ter contactos para um emprego para quando saísse do governo, e pelos vistos isso veio-se a comprovar. KO. Parece que o mal informado nao sou, então nao sabe que a geringonça também já foi para o estrangeiro estabelecer contactos para negocios e investimentos??? Ai, Ai, onde é que andava, com a cabeça no ar??? Portugal 2020 éum programa na UE em que Portugal se candidatou em 2014 e depois??? A geringonça continuou o trabalho e com muito, poe muito mesmo, muito sucesso. Mais uma vez anda a ler muito pouco, já que a direita pouco fez com esse programa ao contrario da geringonça.KO
          NOTA: O KO é mesmo KO de nocaute e nao OK. Percebeu. Mas foi um prazer dar-lhe um pouco de historia.
          2ª NOTA: Há quem goste de ser sado masoquista eu nao. Porque comparar o desempenho dos governos da direira e o da esquerda, é como comparar a cupula do palacio de cristal com o olho do c.
          3ª NOTA: Dá para perceber a comparação, dá?? Se nao souber eu explico: palacio de cristal é no Porto, pesquise sobre a cupula, uma coisa muito grande, enquanto o o olho do…………………….

          • Depois disto
            “…Portugal 2020 éum programa na UE em que Portugal se candidatou em 2014 e depois??? A geringonça continuou o trabalho e com muito, poe muito mesmo, muito sucesso…”

            Que Portugal se candidatou em 2014?!!!!???????? **dasse que o senhor não faz puto ideia do que se fala por aqui..
            Não perco mais tempo consigo. Está tudo dito. Não faz mesmo a mínima ideia do que estamos aqui a falar. E o mais grave é que tem direito a voto como todos os outros!

            • Porquê??? tem uma data melhor??? Talvez 1974??? Talvez oa frase a seguir o elucide “estratégia de Portugal para a aplicação dos Fundos da União Europeia no período 2014-2020” Realmente perder tempo consigo, quando nao faz a minima ideia do que está a escrever é uma perda de tempo, mas pronto, pensava eu que estava a escrever para pessoas informadas e inteligentes. Temos pena.
              Ah, já para ser mesmo chato e deixar a nu a sua ignorancia leve mais uma:

              Primeiras candidaturas ao Portugal 2020
              12/11/2014
              A Comissão Interministerial de Coordenação do Acordo de Parceria, CIC Portugal 2020, deliberou que o balcão único para receção de candidaturas seja hoje aberto, dia 12 de novembro.

            • Ó caro Jorgito…”“…Portugal 2020 é um programa na UE em que Portugal se candidatou em 2014…” enfim… isto é tudo tão ridículo que não perco tempo. Leia! Informe-se melhor e depois perceberá o ridículo das suas palavras. Lá por Castelo Branco não têm nenhuma disciplina que verse sobre esta temática?

              Agora diz:
              “…Ah, já para ser mesmo chato e deixar a nu a sua ignorancia leve mais uma:

              Primeiras candidaturas ao Portugal 2020
              12/11/2014
              A Comissão Interministerial de Coordenação do Acordo de Parceria, CIC Portugal 2020, deliberou que o balcão único para receção de candidaturas seja hoje aberto, dia 12 de novembro…”

              Sim mas o senhor refere no seu post anterior que Portugal se candidatou????!!!!! Mas o que vai nessa cabeça, homem. Conselho amigo: volte para a White Castle University e faça um mestrado nesta área em duas horas. Sempre ficará melhor.

            • Eh eh eh

              “…Portugal 2020 éum programa na UE em que Portugal se candidatou em 2014 e depois??? A geringonça continuou o trabalho e com muito, poe muito mesmo, muito sucesso…”

              Que Portugal se candidatou em 2014?!!!!????????

              eh eh eh

  2. Os privados o quê homem, tenha juizo mas é!.. Existe um princípio muito simples: Enquanto o objectivo de qualquer negócio privado é o lucro do bolso dos seus accionistas, patente em frases como o CEO da PT “pago o mínimo que puder”, este Governo baixou o IVA da restauração o que aumentou o emprego e os lucros do sector. Aumentou salários mínimos e pensões mais baixas, reduziu a carga fiscal de quem ganha menos e aumentou a quem ganha mais, contribuindo para combater a inequidade social e ajudar os que menos podem (ie, a maioria dos Tugas). O emprego aumentou, o poder de compra e o consumo interno também.

    Além disso este governo travou a privatização desenfreada (lá está os privados) que a PAF andava a fazer e que resultou entre outras coisas, numa EDP privada que andou a gamar os consumidores, como já foi provado. Privatização é o mesmo que vender as coisas à ganância pessoal. Queria a PAF ter vendido o herário público todo aos interesses agiotas que a Troika representa, a começar pelos recursos naturais, energéticos e de transporte do país, metendo a nação na mão de corporações económicas privadas. Deixávamos de ser um país de pessoas para ser um conjunto de feudos de oligarquias feudais. O Estado (isto é, todos nós) esse iria encolhendo, encolhendo até se tornar um governo fantoche ao serviço dos grandes interesses corporativos e financeiros, com manobras de chico esperto como as PPPs.

    Sim pá… foram os privados, foram… Os privados estão é lixados com este Governo que não os deixou mais andar a viver à conta do Zé Povinho… E a fazer da força de trabalho uma comodidade, um factor de produção cujo custo importa reduzir cada vez mais, como se de uma “coisa” ou um mero “número” se tratasse. Mesmo assim, apesar do Governo ter feito tudo contra o que eles diziam ser bom, ainda querem sacar o mérito ao governo pelos resultados. Os privados, não me faça rir… O sorvedor da nação! Ainda bem que aumentaram e decongelaram a função pública. Os funcionários públicos podem ser vistos com o estereótipo de preguiçosos com emprego garantido… Mas isso é porque chateia ter os empregados explorados do sector privado, a olhar pela janela e ver os do público a ser mais bem tratados. Depois ainda ficam com ideias…

    • Tonterias. O senhor antes de vir aqui comentar deveria tomar primeiro a medicação.
      Em relação ao que diz são apenas as tradicionais tonterias que estou farto de lhe ouvir. De resto já lhe ouvi aqui pérolas do género: o Turismo melhorou com a descida do IVA. Que é quase o mesmo que acreditar que um casal de noruegueses vem a Portugal apenas porque o café por cá ficou 5 cêntimos mais barato. Se o senhor e os seus argumentos não fossem tão alienados ainda perdia algum tempo consigo.

      Quanto ao diabo não está cá, mas está a caminho. Deixe a economia desacelerar (e isso em nada depende do governo) e vai ter o diabo à porta.

      E já agora “herário público” não conheço. Será erário? E sabe quem foi o rei das PPPs? Informe-se e depois volte!

      • O outro dizia que ” olhe que nao, olhe que nao”. Desafia os outros a informarem-se, mas deixe que lhe diga que você nao é muito melhor, aliás, acrescentaria, é um autentico zero à esquerda. Quer um conselho? Espere sentado a ver se o diabo aparece, arre que está a tardar!!! Sabe o que a verdade do sr. de la palisse??? Eu vou-lhe dizer porque nao deve ter conhecimentos acerca disso, a economia vai desacelerar, pode realmente acontecer, e sabe o que é a tal verdade, é que tudo o sobe também desce, nada é imutavel. Mas pelo que vi também deve ser um daqueles da direitalha que tanto mal fizeram a este País e aos Portuguese. Mas realmente é muito azar para a direitalha, esperaram o diabo em 2016, em 2017, pode ser que apareça em 2018, mas sente-se homem, que você vai ficar cansado.

        • Caro Queiroz. Mas o senhor não consegue dizer nada com substância? É mesmo limitação intelectual ou sabe que nada de bom está aí para salientar?

          Veja esta sua passagem: “Eu vou-lhe dizer porque nao deve ter conhecimentos acerca disso, a economia vai desacelerar, pode realmente acontecer, e sabe o que é a tal verdade, é que tudo o sobe também desce, nada é imutavel. Mas pelo que vi também deve ser um daqueles da direitalha que tanto mal fizeram a este País e aos Portuguese. Mas realmente é muito azar para a direitalha, esperaram o diabo em 2016, em 2017, pode ser que apareça em 2018, mas sente-se homem, que você vai ficar cansado.”

          Enfim. E então quando o crescimento descer como ficamos? Ou isso não lhe interessa? É que entretanto os direitos adquiridos, já estão adquiridos e o senhor não poderá mexer-lhes! Há um grande vazio de irresponsabilidade no seu discurso e do seu governo.

          • Ui, tanta gente a bater no queiroz, porquê??? Afinal o homem tudo o que escreveu bate certinho, são só verdades. O algodao nao engana. Vejo é por aqui muita gente da direitalha ou direitoides, mas afinal a azia ainda nao passou??? Já experimentaram tomar Alka Seltzer??? Vão-se é tratar, porque parece grave.

            • Caro Jorgito… O algodão não engana é uma verdade… mas será daqui a alguns anos quando os de sempre tiverem de voltar a limpar a porcaria que vocês fizeram novamente…
              E já agora… então o seu antigo PM nem sabia o que era o IVA ou o IRS???!!! Acha isso aceitável?

        • O senhor é ainda mais vazio do que o outro… o manhoso queiroz. Provavelmente é o mesmo. Um jeito larápio de tirar os proveitos a quem os tem e de os pretender entregar ao governo que mais morte e destruição permitiu em Portugal desde o terramoto de Lisboa. E quanto às armas… recuperaram as que foram roubadas mais uma caixa???!!!!! Mais uma caixa???! Ó Queiroz… você vá-me à horta, caral*** que isto assim não dá…

    • Este Miguel Queiroz é muito fraquinho. Este homem não deve passar da 4ª classe. E provavelmente na University of White Castle ao domingo. Só pode…

    • Garotices. Olhe deixe de ser garoto e cresça. E já agora: dispa lá a mreda da camisola do PS que lhe está muito apertada e não lhe deixa fluir sangue ao cérebro como de resto está bem evidenciado no seu comentário.

    • Caro Miguel Queiroz: Não ligue a esta gente. É gente que prefere a ditadura tecnocrática. Preferem que todo Portugal esteja nas mãos de estrangeiros (para não terem trabalho de gerir). O povo miserável? Não há problema! desde que consigam ir votar… em nós!
      É curioso os “argumentos” daqueles que não concordam consigo. Uma vez que lhe interessa o bem estar de TODOS os portugueses “eles” acusam-no de poucos conhecimentos e coisas semelhantes. Enfim… Pobres de espírito convencidos que a direitalha lhes ia fazer (e nunca fez) algum favor. Convenceram-se que, com a direitalha, a vida deles seria bem melhor… Mesmo que isso fosse à custa da miséria de outros. Não há nada a fazer. Gente que prefere a ditadura à democracia. Certamente estão enganados no país onde habitam. Talvez pensam que vivem numa Venezuela ou Coreia do Norte… Ah! E antes que digam que na Venezuela é uma ditadura de esquerda… Vejam se metam uma coisa na cabeça (eu sei… não entra): Não existe ditadura de esquerda! Existe tipos de esquerda (ou que se acham de esquerda) que viram radicalmente à direita, culminando na ditadura (objectivo final da direitalha). Mas isto é difícil de meter na cabeça de pessoas que continuam convencidos que TODOS os governos da esquerda foram ruinosos para o país e os da direita foram absolutamente benéficos! Difícil? Impossivel! Cabeças duras? Do mais duro que há! Ainda bem que, para já, não teremos uma ditadura… Gostaria de ver e ouvir a opinião desta gente nessa altura… Se pudessem expressar a sua opinião, claro!

      Nota: quando digo à “direitalha”, refiro-me à extrema direita que; infelizmente, tem uma grande representação na esfera política portuguesa (embora envergonhada e/ou camuflada).

      PS: Só não concordo consigo no que diz respeito ao emprego. Os números estão trabalhados (como acontece em TODOS os governos) e não correspondem (nem pouco mais ou menos) à realidade. Mesmo com a emigração em massa incentivada por um tipo da direitalha (que; infelizmente, foi “nosso” Primeiro Ministro). Ao número que o governo apresenta, adicione-lhe um 1 à esquerda. Penso que assim estará bem mais próximo da realidade.

  3. Ó seu profundo iletrado. “O emprego aumentou, o poder de compra e o consumo interno também.” refere o senhor. Mas nada disso se deve a este governo!!! O turismo não cresceu por uma qualquer ação deste governo ao contrário do que o senhor apregoa. Se não sabe as razões estude um pouco e vai compreendê-las (melhoria das condições de vida nos mercados emissores, mercados concorrentes menos apelativos, low cost, cruzeiros,…). Quanto às exportações resultam do anterior governo e do facto de ter dirigido o Portugal2020 para o incremento das exportações. Se também não sabe leia primeiro os diferente regulamentos das medidas de apoio e vai perceber. De referir que o Portugal2020 é agora conhecido pelo Pantanal2020. Por que será? Não sabe? Informe-se primeiro.

    “ainda querem sacar o mérito ao governo pelos resultados. Os privados, não me faça rir…” esta então é de quem nada percebe. Mesmo nada. O senhor é um vazio completo. Então pensa mesmo que o crescimento económico vem de um governo que colocou o investimento público em mínimos históricos?! Mas o senhor tem mesmo algum neurónio na sua cabeça ou pensa que somos todos burros como o caro amigo? O senhor é uma anedota total. É zero, à esquerda!

    • Ó meu Deus, tanta ignorancia nao!!!!!!!! Os muito beneficios deste governo que foram devolvidos aos Portugues, é obvio que nao são deste governo, mas também nao são do governo da direita, nao, todos os beneficios que a geringonça retribuiu foram da autoria de Antonio Salazar. Que bando de ignorantes, vê-se logo que são de direita e a azia é tanta, mas tanta, que até já enjoa. Tomem Alka Seltzer, que isso passa, se nao passar têm sempre a possibilidade de dar um tiro na cabeça.

      • O caro Jorge Manuel tem apenas um problema como já deixou bem evidenciado noutros seus posts: Não faz a mínima ideia do que fala e comenta.

        Passe bem, seu desinformado!

        • Posso ser cómico e isso até faz bem à saude, o que nao sou é burro. Concordo consigo quando diz que o sucesso do desenvolvimento economico do País nao é obra deste governo, nao, nao é, deve ser do Salazar

    • ò Senhor, dai-me paciência paea educar e informar tantos nabos.Então o emprego aumentou e consequentemente o desemprego baixou, e nao foi obra deste governo??? Foi de quem do traste de Massamá?? Espere um pouco que já continuo………………nao consigo parar de rir. O poder de compra aumentou e nao foi devido a este governo??? Então se este governou devolveu pensoes e salarios roubados pelo tal traste, é obvio que os Portugueses ficaram com dinheiro no bolso para gastar, e algum del com gajas e copos como dizia o holandês. Mas o turismo é que parte todo, nao foi devido a este governo, talvez tenha mei razão, pois os proprios turistas têm uma quota parte, olha que chatice os turistas escolheram portugal para turista na vigencia deste governo e nao escolheram durante o desgoverno do traste, que chatice. Mas outra perola é a exportação, os compradores estrangeiros acordaram uma manha e pensaram, é pá em Portugal está um governo das esquerdas, vamos lá comprar material com nunca antes tinhamos comprado e assim ajudamos Portugal a aumentar as exportações, ter´sido isto que aconteceu??? Mas realmente nao devo estar bom da cabeça para estar varios minutos a responder a tanta parvoice junta, mas por outro lado aproveito e faço serviço civico, ajudo alguem a ficar mais lucido e informado, para nao fazerem figuras de urso. ATENÇÂO: Nao estou a a chamar urso a ninguem.

      • Arre que o senhor é mesmo pior que cego. Então o turismo já não estava a aumentar no período do anterior governo? E o crescimento económico também já não se estava a sentir nessa altura? Por onde andava? Ou estaria a hibernar? Ai, não desculpe… provavelmente estaria na famigerada White Castle University

  4. Este orçamento é claramente uma oportunidade perdida. Num cenário internacional fantástico o governo deita tudo a perder e prefere não fazer nada. Estavam reunidas as melhores condições possíveis a nível macro e internacional para poder acelerar um conjunto de reformas. Eis que o governo prefere seguir a via mais fácil aumentando a despesa. O problema é que este aumento de despesa será para ad eternum enquanto que a conjuntura internacional favorável, até pelos próprios ciclos da economia, será sempre passageira. Enfim, um total erro. E se o diabo de facto não está por cá, algo me diz que voltará em 5 ou 6 anos.

    • O diabo nao está, mas gostaria que estivesse nao É??? Temos pena. Jogue no euro milhoes que pode ser que saia na outra incarnação. Porque raio fala na despesa???? E mesmo nesta area da despesa está a dizer disparate atrás de disparate, mas pronto, vamos dar de barato. Porque nao fala nos muito beneficios que este governo devolveu aos Portugueses e concerteza você também terá beneficiado, ah, já sei, beneficiou mas devolveu, certo???Mas por acaso poderá haver comparação de melhor governação entre este governo e o desgoverno da direita??? Qualquer marciano que aterrasse hoje em Portugal lhe dessem para as maos os balanços dos 2 governos ficaria atonito, nao??? Eu sei que a ansia de querer dizer ou escrever qualquer coisa, para como quem diz, eu também sei das coisas, mas pelos vistos sabe muito pouco, mas não é preocupante, basta ler com mais atenção e fica mais bem informado e depois volte, ok???
      Vou-lhe dar uma dica: Faço a apologia da geringonça, faço sim senhor, porque fui um dos muitos milhares de Portugueses a quem foram repostos os roubos que a direita me fez. Quer isto dizer que sóu socialista??? Nao, nao sou. Gosto do Costa??? Nao nao gosto, desde que ele apunhalou um colega de partido. Mas isto nao invalida que eu nao possa reconhecer que está a fazer um bom trabalho.

      • Olhe… esteja calado e tenha juízo nessa cabeça oca. Se quiser ir novamente para o buraco vá, mas deixe o resto dos portugueses sossegados. Já por mais do que uma vez tivemos de pagar os roubos e desvarios dos seus compadres.

        • Mas quais Portugueses a direitalha que ainda anda com azia??? Por mim estejam à vontade, nunca gostei de ser sado masoquista, como é o seu caso e mais alguns aqui, que são do genero, quanto mais me roubas mais gosto de ti. Ah, mas nao se esqueça de devolver os benefícios e reposições de salarios e pensões que este governo, a coisa sabe, a geringonça, que parece que foi um colega seu da direitalha que inventou e inventou muito bem, grande ideia ele teve.

        • Ei, ei, ei!!! Como é!? “deixe o resto dos portugueses sossegados” E agora você sabe e manda nas minhas vontades? Pois… A extrema direita já se nota…
          “Já por mais do que uma vez tivemos de pagar os roubos e desvarios dos seus compadres.” Santa ignorância… “dos seus compadres”… E dos seus? Não tivemos que pagar pelos devaneios da direita? Não digo para estar calado (não tenho o sindrome de ditadura como você) mas aconselho-o a evitar dizer disparates. Ou, pelo menos, pensar antes de dizê-los.

  5. E nós só desejamos que ele (o diabo) não venha uma vez mais, seria a 4ª vez, pelas mãos do PS a trocar as voltas à vida de cada um de nós, aproveite bem a herança deixada pelo anterior governo e que nos custou caro a recuperação do mal deixado pelo seu camarada Sócrates, continue a obedecer às ordens de Bruxelas que por acaso até agora são menos exigentes com receio dos desertores e opositores e vocês até nem têm sido maus alunos e continue a gerir a geringonça sem grandes alaridos porque pode tropeçar nalgum icebergue e vocês darem à sola como de costume deixando o país à deriva e depois ficarão uma vez mais mal na fotografia, entretanto não se esqueça que não nos está a dar apenas benesses os impostos uns aumentam outros nascem até do sal.

    • Também tem muita razão sobre dar à sola, quantos exemplos quer que deram à sola abandonando o barco, e por acaso só me lembro de gente da direita, porque será??? Só os burros em Portugal é que nao aceitam que o sucesso da geringonça tem sido formidavel, até todas as instituições estrangeiras têm destacado tal desiderato, em todos os niveis. Depois de um desgoverno da direitalha que roubou, salarios, roubou pensões,congelou carreiras, aumentou o desemprego, fechou centros de saude e tribunais, etc como é que pode haver pessoas em Portugal a defender um tal governo. Vocês que dizem mal deste governo devem ter aproveitado as restituições que este governo devolveu aos Portugueses, e gostaria de saber se algum devolveu essas restituições???

      • Olhe caro jorgito. Tenha lá juízo e procure da próxima vez tirar uma licenciatura em condições e não como os seus colegas de gangue. É que pelos seus posts não restam dúvidas: a sua formação é muito mal amanhada.

  6. Afinal o diabo sempre parece andar por aí à solta, depois dos incêndios com toda essa desgraça associada com mais de uma centena de mortos temos agora o caso da legionella nos hospitais que segundo informações têm vindo a ter menos inspecções sobre controlo sanitário certamente por razões económicas e que já fez vítimas e possivelmente não ficará por aqui. O dinheiro não chega para tudo!.

    • É… O diabo anda mesmo à solta. Tem quatro patas, cornos, manchas pretas e brancas e asas (e capacidade para voar!). Ainda bem que “ela” não existe!

RESPONDER

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …

Celebridade chinesa da internet detida por "desrespeitar" hino da China

A lei do Hino, aprovada no ano passado, prevê detenções até 15 dias ou prisão até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma "distorcida ou desrespeitosa", em público. Uma celebridade da internet …

Ex-presidente do BPP condenado a cinco anos de prisão

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi esta segunda-feira condenado a cinco anos de prisão por falsidade informática e falsificação de documentos. O fundador do banco poderá ver a pena ser suspensa …

Seis aviões comerciais avistam OVNIs no Chile

Pelo menos seis aviões comerciais — cinco deles da Latam Chile e um da Copa Airlines — comunicaram ao Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) o avistamento de objetos voadores não identificados no …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebé deverá nascer na primavera, anunciou esta sgeunda-feira o Palácio de Kensington, em comunicado. Megan Markle, a duquesa de …

Carros autónomos chegam hoje às estradas portuguesas

Esta segunda-feira vão começar os primeiros testes a carros autónomos nas estradas portuguesas. A A9/CREL - Circular Regional Externa de Lisboa -, em Lisboa, servirá de teste para as fabricantes. Em parceria com a Brisa e …

Portugueses querem a mesma hora durante o ano inteiro

O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia. O resultado …