Após escândalo Luanda Leaks, Teixeira dos Santos tirou as poupanças do EuroBic de Isabel dos Santos

Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

O antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos transferiu centenas de milhares de euros do EuroBic, o banco de Isabel dos Santos onde é presidente executivo, para o Banco Santander. Uma transferência que ocorreu poucos dias depois de rebentar o escândalo Luanda Leaks.

A informação é divulgada pelo jornal Sol que avança que a transferência de cerca de 200 mil euros das poupanças do antigo ministro ocorreu “nos dias seguintes a ter sido tornado público o caso Luanda Leaks” que abalou a situação financeira do EuroBic.

O banco é detido em 42,5% por Isabel do Santos, o nome que surge no epicentro do escândalo Luanda Leaks, com suspeitas de que desviou milhões de euros de fundos públicos de Angola.

Após o processo ter sido tornado público, o EuroBic sofreu uma “fuga” de depósitos da ordem dos 600 milhões de euros, o que não foi nada positivo para as contas do Banco.

Entre os depositantes que retiraram dinheiro do Banco estará o próprio presidente executivo do mesmo, segundo o Sol. Teixeira dos Santos alega que retirou o dinheiro para “pedir um empréstimo para a compra de um apartamento em Matosinhos”, conforme refere ao semanário uma “fonte oficiosa próxima” do antigo ministro.

“O Banco de Portugal não faz comentários sobre questões específicas das instituições sujeitas a supervisão”, refere ao Sol uma “fonte oficial” do órgão supervisor da Banca.

No mês passado, o Abanca esteve prestes a finalizar um acordo para a compra do EuroBic, mas acabou por desistir do negócio.

O Banco galego pretendia adquirir os 42,5% da participação de Isabel do Santos, bem como acções detidas por outras figuras angolanas, mas os accionistas terão recusado uma oferta de cerca de 160 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Será que seria de esperar mais do sr.Teixeira dos Santos, ex ministro das Finanças do governo PS responsável pela rutura financeira.e pela vinda da troika para Portugal ?

  2. Foi este senhor que segurou o BPN com o pretexto do efeito sistémico que acabou por acontecer e que nos levou( e continua a levar) milhões dos cofres públicos!!! E o que é que lhe aconteceu? Amealhou uns bons cobres que agora transfere daqui para ali, continuando o saque|||

  3. E este Teixeira ainda foi condecorado. Nunca percebi essa. Depois da triste figura naquele comunicado final do 44 a dizer que o país não tinha cheta nenhuma. O sócio de governação do semi-engenheiro domingueiro de Paris passou politicamente impune pelos pingos da chuva. Há cada coisa nesta vida.

RESPONDER

Torra acusa Estado de "golpe". Milhares protestam contra decisão do Supremo

O presidente inabilitado da Catalunha denunciou, esta segunda-feira, o "golpe arquitetado" pelo Estado com o objetivo de o destituir. Milhares de pessoas saíram às ruas de Barcelona para se manifestar contra a decisão do Supremo. O …

Donald Trump garante ter pagado impostos. Só não apresentou provas

Esta segunda-feira, o Presidente norte-americano afirmou que pagou milhões de dólares ao Tesouro sem, no entanto, ter apresentado qualquer prova. Para se defender da reportagem publicada pelo The New York Times - que revela que o …

Guilhermina Freitas eleita presidente do Tribunal da Relação de Lisboa

A juíza Guilhermina Freitas venceu, esta segunda-feira, com maioria absoluta, as eleições para a presidência do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), cargo que já ocupava interinamente. Fonte do Tribunal da Relação de Lisboa adiantou à …

Liga propõe assistência de mil pessoas no jogo entre Santa Clara e Gil Vicente

A Liga propôs à Direção Regional da Saúde dos Açores que o encontro Santa Clara-Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, tenha uma assistência de mil pessoas, seguindo as normas regionais para a covid-19. A …

Montijo vai mesmo descolar. "Não será uma pandemia a alterar um projeto necessário há mais de 50 anos"

A pandemia de covid-19 não vai alterar um projeto "considerado necessário há mais de 50 anos", sublinhou o primeiro-ministro na conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP). Acelerar a recuperação do turismo, um dos setores …

Sérgio Conceição galardoado com Dragão de Ouro para Treinador do Ano

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto recebeu, esta segunda-feira, o Dragão de Ouro para Treinador do Ano, galardão entregue pelo presidente do clube. Sérgio Conceição venceu o prémio pela segunda vez na …

Os quatro negócios da China em Portugal que os EUA querem travar (e porquê)

O embaixador norte-americano George Glass avisou que Portugal "tem de escolher agora" entre a "parceira" China ou os "aliados" EUA em processos como o 5G, a entrada da CCCC na Mota-Engil ou a construção do …

Manchester United faz oferta de 15 milhões por Alex Telles

O Manchester United fez uma primeira oferta pelo lateral-esquerdo brasileiro que ronda os 15 milhões de euros. De acordo com o jornal The Guardian, o Manchester United fez uma oferta a rondar os 15 milhões de …

Os persas "inventaram" o aço inoxidável há mil anos

Uma série de descobertas arqueológicas sugerem que os metalúrgicos persas fizeram uma liga de ferro e crómio - que pode ser considerada o precursor do aço inoxidável moderno - já no segundo milénio. A descoberta, …

Catarina Martins acusa PS de acenar com crise política quando negociações são "mais incómodas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, apontou, na segunda-feira, que “há quem tenha vontade de ter uma crise política”, e que o PS habitualmente utiliza este argumento quando “as negociações são mais …