O antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos transferiu centenas de milhares de euros do EuroBic, o banco de Isabel dos Santos onde é presidente executivo, para o Banco Santander. Uma transferência que ocorreu poucos dias depois de rebentar o escândalo Luanda Leaks.
A informação é divulgada pelo jornal Sol que avança que a transferência de cerca de 200 mil euros das poupanças do antigo ministro ocorreu “nos dias seguintes a ter sido tornado público o caso Luanda Leaks” que abalou a situação financeira do EuroBic.
O banco é detido em 42,5% por Isabel do Santos, o nome que surge no epicentro do escândalo Luanda Leaks, com suspeitas de que desviou milhões de euros de fundos públicos de Angola.
Após o processo ter sido tornado público, o EuroBic sofreu uma “fuga” de depósitos da ordem dos 600 milhões de euros, o que não foi nada positivo para as contas do Banco.
Entre os depositantes que retiraram dinheiro do Banco estará o próprio presidente executivo do mesmo, segundo o Sol. Teixeira dos Santos alega que retirou o dinheiro para “pedir um empréstimo para a compra de um apartamento em Matosinhos”, conforme refere ao semanário uma “fonte oficiosa próxima” do antigo ministro.
“O Banco de Portugal não faz comentários sobre questões específicas das instituições sujeitas a supervisão”, refere ao Sol uma “fonte oficial” do órgão supervisor da Banca.
No mês passado, o Abanca esteve prestes a finalizar um acordo para a compra do EuroBic, mas acabou por desistir do negócio.
O Banco galego pretendia adquirir os 42,5% da participação de Isabel do Santos, bem como acções detidas por outras figuras angolanas, mas os accionistas terão recusado uma oferta de cerca de 160 milhões de euros.
O Teixeira agora está mais acordado… pena foi ter andado a dormir quando esteve no governo!…
Teixeira dos bancos? Quem é que não conhece esse bígaro??
Será que seria de esperar mais do sr.Teixeira dos Santos, ex ministro das Finanças do governo PS responsável pela rutura financeira.e pela vinda da troika para Portugal ?
O Bic devia de o demitir ontem, hoje já é tarde.
Foi este senhor que segurou o BPN com o pretexto do efeito sistémico que acabou por acontecer e que nos levou( e continua a levar) milhões dos cofres públicos!!! E o que é que lhe aconteceu? Amealhou uns bons cobres que agora transfere daqui para ali, continuando o saque|||
E este Teixeira ainda foi condecorado. Nunca percebi essa. Depois da triste figura naquele comunicado final do 44 a dizer que o país não tinha cheta nenhuma. O sócio de governação do semi-engenheiro domingueiro de Paris passou politicamente impune pelos pingos da chuva. Há cada coisa nesta vida.