/

Após escândalo Luanda Leaks, Teixeira dos Santos tirou as poupanças do EuroBic de Isabel dos Santos

6

Miguel A. Lopes / Lusa

O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

O antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos transferiu centenas de milhares de euros do EuroBic, o banco de Isabel dos Santos onde é presidente executivo, para o Banco Santander. Uma transferência que ocorreu poucos dias depois de rebentar o escândalo Luanda Leaks.

A informação é divulgada pelo jornal Sol que avança que a transferência de cerca de 200 mil euros das poupanças do antigo ministro ocorreu “nos dias seguintes a ter sido tornado público o caso Luanda Leaks” que abalou a situação financeira do EuroBic.

O banco é detido em 42,5% por Isabel do Santos, o nome que surge no epicentro do escândalo Luanda Leaks, com suspeitas de que desviou milhões de euros de fundos públicos de Angola.

Após o processo ter sido tornado público, o EuroBic sofreu uma “fuga” de depósitos da ordem dos 600 milhões de euros, o que não foi nada positivo para as contas do Banco.

Entre os depositantes que retiraram dinheiro do Banco estará o próprio presidente executivo do mesmo, segundo o Sol. Teixeira dos Santos alega que retirou o dinheiro para “pedir um empréstimo para a compra de um apartamento em Matosinhos”, conforme refere ao semanário uma “fonte oficiosa próxima” do antigo ministro.

“O Banco de Portugal não faz comentários sobre questões específicas das instituições sujeitas a supervisão”, refere ao Sol uma “fonte oficial” do órgão supervisor da Banca.

No mês passado, o Abanca esteve prestes a finalizar um acordo para a compra do EuroBic, mas acabou por desistir do negócio.

O Banco galego pretendia adquirir os 42,5% da participação de Isabel do Santos, bem como acções detidas por outras figuras angolanas, mas os accionistas terão recusado uma oferta de cerca de 160 milhões de euros.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

6 Comments

  1. Será que seria de esperar mais do sr.Teixeira dos Santos, ex ministro das Finanças do governo PS responsável pela rutura financeira.e pela vinda da troika para Portugal ?

  2. Foi este senhor que segurou o BPN com o pretexto do efeito sistémico que acabou por acontecer e que nos levou( e continua a levar) milhões dos cofres públicos!!! E o que é que lhe aconteceu? Amealhou uns bons cobres que agora transfere daqui para ali, continuando o saque|||

  3. E este Teixeira ainda foi condecorado. Nunca percebi essa. Depois da triste figura naquele comunicado final do 44 a dizer que o país não tinha cheta nenhuma. O sócio de governação do semi-engenheiro domingueiro de Paris passou politicamente impune pelos pingos da chuva. Há cada coisa nesta vida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.