/

Após desertar, guarda-costas de Kim Jong Il descreve como foi proteger líder norte-coreano

1

Keith Martin / Flickr

Um antigo guarda-costas da família governante da Coreia do Norte descreveu, numa entrevista, a sua experiência em treinar e proteger o homem que detém o poder absoluto no país.

De acordo com a revista Newsweek, Lee Young Guk serviu na equipa de segurança do ex-líder supremo norte-coreano Kim Jong Il, pai do atual governante Kim Jong-un entre 1978 e 1988. Alguns anos depois, Kim Jong Il assumiu o comando da dinastia Kim, que era então ainda liderado pelo seu pai, o venerado fundador Kim Il Sung.

Lee passou a servir como conselheiro militar antes de fugir do país por volta de 2000, mas lembra-se de se preparar para o cargo.

“Fui ensinado a acreditar que tinha de protegê-lo com a minha vida“, disse Lee, numa entrevista que aparecerá no documentário da National Geographic “Coreia do Norte: Por Dentro da Mente de um Ditador”, previsto para estrear a 18 de janeiro às 20h. “Éramos jovens e entusiasmados naquela época”.

Desde o seu estabelecimento, há mais de sete décadas, a vida política na Coreia do Norte tem sido dominada pela família Kim e a sua segurança é há muito tempo considerada primordial. A divergência é virtualmente inexistente sob o seu governo autoritário, mas o treino e a preparação dos guarda-costas do líder continuam a ser uma prioridade.

“A coisa mais importante era a pontaria”, disse Lee. “Bang, bang”, acrescentou, usando as mãos para imitar a ação de disparar uma arma.

No entanto, mesmo durante o treino, o homem que se tornaria o líder supremo após a morte do seu pai em 1994 nunca estava longe. “Kim [Jong Il] adorava ver-nos a disparar e fazer artes marciais”, disse Lee.

Lee disse que passou um tempo com o governante de terceira geração Kim Jong-un, que se acredita ter nascido em janeiro de 1984. Ao contrário de Kim Jong Il, que se acredita ter sido designado herdeiro durante anos, acredita-se que o seu filho tenha tido menos tempo para se preparar para a função, que assumiu no final de 2011 aos 27 anos, tornando-se o mais jovem líder mundial da época.

Lee já tinha descrito a infância de Kim Jong-in como “solitária”, dizendo “não tinha ninguém com quem brincar” quando era criança.

Acredita-se que Kim Jong-un seja o filho do meio de dois irmãos criados parcialmente e Berna, o irmão mais velho Kim Jong Chol e a irmã mais nova Kim Yo Jong, que se tornou uma figura cada vez mais proeminente e poderosa na hierarquia da Coreia do Norte.

Acredita-se que o trio também tenha dois meios-irmãos mais velhos, Kim Jong Nam, que deixou o país e foi morto com um agente nervoso num ataque ao aeroporto da Malásia em 2017 que Kim Jong-un foi acusado de orquestrar, e Kim Sol Song, que supostamente ocupou cargos no governo.

Lee disse que uma tentativa fracassada de fuga nos anos 1990 rendeu-lhe prisão e tortura num país rotineiramente acusado de abusos aos direitos humanos. Quando fugiu do país por volta do ano 2000 e conseguiu chegar à Coreia do Sul, ainda temia pela sua vida e acabou por partir em 2016 para o Canadá.

O The Toronto Star relatou em setembro que o seu pedido de asilo foi negado, citando inconsistências nas reivindicações de Lee em relação ao ativismo pelos direitos humanos na Coreia do Sul. A Coreia do Norte rejeitou as alegações de que o seu país era culpado de violações dos direitos humanos e atacou os relatórios das Nações Unidas que o sugeriam.

Embora a sucessão de Kim Jong-un tenha levado a um grau de reforma económica e social, também inaugurou uma nova era de repressões e avanços em armas nucleares destinadas a defender o país do seu inimigo histórico, os Estados Unidos.

Kim Jong-un tornou-se o primeiro na sua posição a encontrar-se com um líder dos Estados Unidos após uma cúpula histórica de Singapura em 2018 com Donald Trump. Embora os dois concordassem em trabalhar por um acordo de paz para a desnuclearização, as reuniões subsequentes e conversas em nível de trabalho foram paralisadas. O processo permanece congelado até hoje.

O Oitavo Congresso do Partido da Coreia do Norte também está programado para este mês. Espera-se que Kim Jong-un revele um novo plano de cinco anos, que substituiria a estratégia de 2016 que o próprio líder supremo admitiu que não conseguiu alcançar.

A Coreia do Norte enfrenta muitos desafios no início do novo ano, incluindo sanções comerciais internacionais que permanecem em vigor. Embora a Coreia do Norte não tenha relatado nenhum caso de covid-19, a pandemia induziu confinamentos que sufocaram uma economia já debilitada.

Maria Campos, ZAP //

1 Comment

  1. “O Oitavo Congresso do Partido da Coreia do Norte …”
    O Oitavo Congresso do Partido Dos Trabalhadores da Coreia. Não será assim?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.