Coreia do Norte nunca relatou casos de covid-19. Agora, solicitou a vacina

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte, que não relatou um único caso de coronavírus, solicitou a vacina contra a covid-19 à GAVI – Vaccine Alliance, organização que está a ajudar os países em desenvolvimento a aumentar o seu acesso à imunização.

Contudo, segundo avançou esta terça-feira o Wall Street Journal, a Gavi não se manifestou sobre o assunto. Em dezembro, a aliança – com base na Suíça – anunciou que acederia a quase dois mil milhões de doses da vacina contra o coronavírus, para 190 nações – 98 países desenvolvidos e 92 em fase de desenvolvimento.

Espera-se que a aliança forneça 1,3 mil milhões de doses, distribuídas em 2021 nas 92 economias de baixa e média receita.

A aliança, da qual a Coreia do Norte faz parte, assinou dois acordos: um com a AstraZeneca, para ter acesso a 170 milhões de doses, e outro com a Johnson & Johnson, para mais 500 milhões de doses. Sujeita às aprovações, as primeiras entregas estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2021.

Enquanto isso, o regime do líder Kim Jong Un negou que o país tenha casos de coronavírus, apesar de testar milhares de suspeitos. No início de março, o South China Morning Post relatou que cerca de 200 soldados norte-coreanos morreram de coronavírus e outros milhares estavam em quarentena.

O país fechou as suas fronteiras e proibiu viagens internacionais no final de janeiro de 2020. As medidas para conter a disseminação do vírus incluíram a execução de um oficial, por violar as regras de quarentena aplicadas.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …