Coreia do Norte nunca relatou casos de covid-19. Agora, solicitou a vacina

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Coreia do Norte, que não relatou um único caso de coronavírus, solicitou a vacina contra a covid-19 à GAVI – Vaccine Alliance, organização que está a ajudar os países em desenvolvimento a aumentar o seu acesso à imunização.

Contudo, segundo avançou esta terça-feira o Wall Street Journal, a Gavi não se manifestou sobre o assunto. Em dezembro, a aliança – com base na Suíça – anunciou que acederia a quase dois mil milhões de doses da vacina contra o coronavírus, para 190 nações – 98 países desenvolvidos e 92 em fase de desenvolvimento.

Espera-se que a aliança forneça 1,3 mil milhões de doses, distribuídas em 2021 nas 92 economias de baixa e média receita.

A aliança, da qual a Coreia do Norte faz parte, assinou dois acordos: um com a AstraZeneca, para ter acesso a 170 milhões de doses, e outro com a Johnson & Johnson, para mais 500 milhões de doses. Sujeita às aprovações, as primeiras entregas estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2021.

Enquanto isso, o regime do líder Kim Jong Un negou que o país tenha casos de coronavírus, apesar de testar milhares de suspeitos. No início de março, o South China Morning Post relatou que cerca de 200 soldados norte-coreanos morreram de coronavírus e outros milhares estavam em quarentena.

O país fechou as suas fronteiras e proibiu viagens internacionais no final de janeiro de 2020. As medidas para conter a disseminação do vírus incluíram a execução de um oficial, por violar as regras de quarentena aplicadas.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …