Diplomata norte-coreano esteve com suspeitos da morte de Kim Jong-nam

Yonhap / EPA

Kim Jong-nam, meio-irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Um vídeo mostra que um funcionário da Embaixada da Coreia do Norte na Malásia e um gerente da companhia aérea norte-coreana Air Koryo encontraram-se com os suspeitos do assassínio de Kim Jong-nan momentos antes do crime.

A informação foi confirmada num vídeo exibido esta segunda-feira durante o julgamento das duas suspeitas, a indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Doan Thi Huong, que dura há um mês. Os advogados de defesa dizem que as duas foram levadas a crer que estariam a pregar uma partida para um programa de televisão.

As duas mulheres e quatro homens de paradeiro ainda desconhecido são acusados do assassínio de Kim Jong-nan, meio-irmão do líder da Coreia do Norte.

Segundo a agência Reuters, três dos suspeitos do assassínio foram vistos com um funcionário da Embaixada da Coreia do Norte e com o gerente da Air Koryo, no terminal principal do aeroporto, uma hora antes do ataque.

O vídeo mostra o gerente da Air Koryo a auxiliar os suspeitos no balcão de check-in. O investigador da polícia Wan Aziz disse em tribunal que o gerente foi visto a marcar um voo para o quarto suspeito. Wan Aziz conseguiu identificar os homens como sendo os norte-coreanos Hong Song-hac, Ri Ji-hyon, Ri Jae-nam e O Jong-gil.

O investigador da polícia recolheu declarações da Embaixada e do funcionário da Air Koryo. “Disseram que estavam ali para ver cada cidadão norte-coreano que entrasse no voo para deixar o país”, disse em tribunal.

Wan Aziz disse ainda ter fornecido informação sobre um quinto suspeito identificado como Ri Ji-u, “suspeito de ter como nome verdadeiro James”, baseando-se em imagens e fotografias tiradas do telemóvel de Siti Aisyah.

A Coreia do Norte negou as acusações das autoridades sul-coreanas e americanas de que o regime de Kim Jong Un estava por trás do assassinato.

Kim Jong-nan, que vivia exilado em Macau, criticou o modelo de transição de poder no seu país, a sucessão dinástica. Segundo alguns deputados da Coreia do Sul, o seu irmão tinha já emitido uma ordem de execução contra ele.

A embaixada da Coreia do Norte ainda não comentou o caso. O homicídio – cometido com recurso a uma arma química banida, o gás VX, no aeroporto de Kuala Lumpur, no dia 13 de Fevereiro, afetou as relações entre a Malásia e a Coreia do Norte.

ZAP // Reuters

PARTILHAR

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …