Diplomata norte-coreano esteve com suspeitos da morte de Kim Jong-nam

Yonhap / EPA

Kim Jong-nam, meio-irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Um vídeo mostra que um funcionário da Embaixada da Coreia do Norte na Malásia e um gerente da companhia aérea norte-coreana Air Koryo encontraram-se com os suspeitos do assassínio de Kim Jong-nan momentos antes do crime.

A informação foi confirmada num vídeo exibido esta segunda-feira durante o julgamento das duas suspeitas, a indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Doan Thi Huong, que dura há um mês. Os advogados de defesa dizem que as duas foram levadas a crer que estariam a pregar uma partida para um programa de televisão.

As duas mulheres e quatro homens de paradeiro ainda desconhecido são acusados do assassínio de Kim Jong-nan, meio-irmão do líder da Coreia do Norte.

Segundo a agência Reuters, três dos suspeitos do assassínio foram vistos com um funcionário da Embaixada da Coreia do Norte e com o gerente da Air Koryo, no terminal principal do aeroporto, uma hora antes do ataque.

O vídeo mostra o gerente da Air Koryo a auxiliar os suspeitos no balcão de check-in. O investigador da polícia Wan Aziz disse em tribunal que o gerente foi visto a marcar um voo para o quarto suspeito. Wan Aziz conseguiu identificar os homens como sendo os norte-coreanos Hong Song-hac, Ri Ji-hyon, Ri Jae-nam e O Jong-gil.

O investigador da polícia recolheu declarações da Embaixada e do funcionário da Air Koryo. “Disseram que estavam ali para ver cada cidadão norte-coreano que entrasse no voo para deixar o país”, disse em tribunal.

Wan Aziz disse ainda ter fornecido informação sobre um quinto suspeito identificado como Ri Ji-u, “suspeito de ter como nome verdadeiro James”, baseando-se em imagens e fotografias tiradas do telemóvel de Siti Aisyah.

A Coreia do Norte negou as acusações das autoridades sul-coreanas e americanas de que o regime de Kim Jong Un estava por trás do assassinato.

Kim Jong-nan, que vivia exilado em Macau, criticou o modelo de transição de poder no seu país, a sucessão dinástica. Segundo alguns deputados da Coreia do Sul, o seu irmão tinha já emitido uma ordem de execução contra ele.

A embaixada da Coreia do Norte ainda não comentou o caso. O homicídio – cometido com recurso a uma arma química banida, o gás VX, no aeroporto de Kuala Lumpur, no dia 13 de Fevereiro, afetou as relações entre a Malásia e a Coreia do Norte.

ZAP // Reuters

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …