Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima será de 2 euros e 40 cêntimos.

O Governo anunciou um apoio extraordinário aos consumidores no âmbito da conta de electricidade, devido ao confinamento e às temperaturas muito baixas que se têm feito sentir em Portugal. Esse apoio é, no global, de 10%, mas está dividido em duas componentes.

Assim, a primeira componente destina-se a todas as famílias com uma potência contratada igual ou inferior a 6,9 kVA que terão um apoio que não será superior a 2 euros e 40 cêntimos na factura de Janeiro.

Estão em causa cerca de 5,2 milhões de consumidores e o apoio do Governo abrange os primeiros 15 dias de Janeiro, altura em que esteve muito frio em Portugal.

Foi definido um valor limite de apoio por dia e por potência contratada. Este valor vai dos 8 cêntimos por dia para potências de 3,45 KVA aos 15,7 cêntimos por dia para potências de 6,9 KVA.

Assim, contando os 15 dias do apoio, as ajudas do Governo vão ser de 1,2 a 2,4 euros na factura da luz de Janeiro.

A medida para esta primeira quinzena de apoio vai custar 8 milhões de euros ao Estado, segundo a informação enviada por fonte oficial do Ministério do Ambiente e Acção Climática ao Observador.

Se o apoio abrangesse todo o mês de Janeiro, custaria entre 20 a 25 milhões de euros.

Entretanto, a segunda componente do apoio extraordinário para o pagamento da electricidade será aplicada apenas aos consumidores com tarifa social que são cerca de 800 mil.

Estas pessoas terão direito à ajuda do Governo durante todo o período de confinamento geral, com uma redução de 10% relativamente à tarifa normal. Para o Estado implica um gasto de 2,5 milhões de euros.

No total, o Governo vai gastar 10,5 milhões de euros com o apoio ao pagamento da electricidade. Uma verba que vem do Fundo Ambiental que é financiado pelos leilões de licenças de CO2 que o Estado faz às indústrias poluidoras, mas também por impostos das empresas.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

41 COMENTÁRIOS

  1. Eheh!
    O Costa prova mais uma vez que é um grande ilusionista! Grande Costa, não há maior intrujão do que tu!
    Dá a ideia que ajuda o povinho com a conta da electricidade, quando na verdade está é a roubar esse mesmo povinho com uma taxa de IVA superior ao que deveria ser.
    Faz lembrar aquele bandido que se aproxima do saco do dinheiro para lá pôr uma moeda, mas depois traz uma nota desse mesmo saco.
    https://www.youtube.com/watch?v=oMrM8pg4uq4
    (o Costa aparece aprox. aos 00:40)

  2. ah ah ah ah ah ah…..
    Estavam à espera de quê?
    Um bolo maior?
    2,40 € e não se gabem… já é muito!!!!
    (cambada de ladrões)

  3. Anda um gajo aqui a explicar as pessoas que o Ventura é um trafulha e depois vêm estes anormais enfiar-se no mesmo saco, sinceramente…

    • É mais “viva o liberalismo” – já que a sector da energia foi liberalizado e entregue aos “mercados” – neste caso, ao chineses!…
      Tudo gente de bem… de bem longe!….

      • Deves ter um défice cognitivo muito pronunciado. O problema não é o preço base da energia, é o imposto que incide sobre esse preço base.
        Electricidade com IVA a 23%?!
        Combustíveis em que se paga mais de imposto do que em combustível propriamente dito, não chegando o preço base do combustível nem a metade do valor final da fatura?!
        Estes xuxas são terríveis e mais terríveis são os lacaios que andam a querer evangelizar o povo com as mentiras dos xuxas.

        • Ò xuxózinho, só acordate agora??
          Quem aumentou o IVA da electricidade de 6% para 23%?!
          O IVA foi aumentado para 23% há 10 anos (2011) pelo parasita, perdão, liberal Passos Coelho!!!
          Só agora, em 2021, baixará para 13% em alguns escalões.
          Também só agora descobriste que boa parte do preço dos combustíveis são impostos??
          Para não vires com a cassete do liberalismo, ficas já a saber que a carga fiscal sobre os combustíveis nos Países Baixos é das mais altas do mundo!… e a EDP tem uma holding na Holanda – onde paga impostos – sem lá vender um único KWh de electricidade!
          .
          Portanto, tens que deixar de xuxar tanto e tentar andar mais acordado…

          • Olha lá, estás com falta de memória, ou a mentir desavergonhadamente para ver se a mentira de tanto repetida se torna verdade?
            O IVA foi aumentado para 23%, há 11 ANOS, pelo SÓCRATES!

            Toma lá:
            IVA aumenta para 23%, cortes até 10% nos salários da função pública
            O corte entre 3,5% e os 10% nos salários da Administração Pública a partir dos 1500 euros (…) As medidas de austeridade e contenção da despesa foram apresentadas pelo primeiro-ministro JOSÉ SÓCRATES e pelo ministro das Finanças, TEIXEIRA DOS SANTOS, no final do Conselho de Ministros desta tarde.
            in DN, 29 de setembro de 2010
            https://www.dn.pt/dossiers/economia/orcamento-de-estado-2011/noticias/iva-aumenta-para-23-cortes-ate-10-nos-salarios-da-funcao-publica-1674386.html

            • Toda a gente já percebeu que o xuxa “Eu!”, para além de ser um troll profissional, também é aldrabão compulsivo, pago para repetir a cassete até à exaustão (tão próprio dos xuxas….)
              Mas as pessoas não são ignorantes e não caem nas patranhas desse xuxa.
              Já agora, o comentário do “xuxó dependente”, sendo certeiro, também podia ter acrescentado que os impostos dos combustíveis foram severamente aumentados pelo xuxa-mor (o Costa), em 2016, com o apoio dos lacaios do reino dos xuxas (BE e PCP), mal a geringonça foi montada.
              O xuxa-mor, como grande ilusionista que é, disse que aumentava mas que depois baixava, quando o preço do petróleo subisse. Como seria de esperar, tudo mentira, e os lacaios dos xuxas bateram palmas.

            • Tu deves quer “musica”…
              Só para ti e para o teu “advogadozeco” que comentou abaixo:

              “Governo antecipa aumento do IVA na electricidade e gás”
              .
              “O IVA na electricidade e no gás vai passar já no último trimestre da taxa reduzida de seis por cento para a taxa normal de 23 por cento, anunciou o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, numa curta declaração esta manhã.
              .
              Esta medidas estavam previstas no Memorando de Entendimento negociado entre a troika UE-BCE-FMI para que Portugal obtivesse um resgate de 78 mil milhões de euros, mas apenas para 2012.”
              Publico
              12 de agosto de 2011
              .
              Chega ou queres mais??

            • O xuxa “Eu!” ainda não percebeu que é o maior ignorante que por aqui anda.
              Então se o aumento do IVA foi decidido no âmbito do Memorando de Entendimento da Troika, não terá sido o governo do xuxa 44, onde o atual xuxa-mor (alka xuxa Costa) era o braço-direito, que terão tido a culpa?
              Claro que sim!
              O governo do xuxa 44 levou-nos para a pobreza extrema, que só não provocou ainda mais sofrimento pela ajuda da troika e da governação responsável do Passos Coelho, que literalmenet tiveram de limpar a m**** toda. Ou será que você apoia a governação do xuxa 44 (onde tb estava o xuxa Costa)
              A governação do xuxa Costa trará ainda mais sofrimento. Presentemente, Portugal arrisca-se a ser o país mais pobre da Europa, estando a ser ultrapassado por países que ainda há poucos anos estavam na cauda da Europa. Esta é a realidade!

      • Não direi qual é, mas é um balúrdio. Com 2,40 euros, vou a uma mercearia e compro leite/massa/arroz.
        Dá para rir… que grande apoio às famílias… 2,40 dão para muita coisa.
        Porra, mais vale continuarem a exigir taxas e mais taxas…

        • Já deu para entender que deves ter batido com a cabeça no penico quando a tua mãe te pariu. Olha, a Suécia tem electricidade de borla para os seus cidadãos.

          • Só ainda não entendeste que há vários engraçadinhos a comentar com o nome “Eu!”…
            .
            A electricidade é de borla na Suécia??
            Onde viste essa estorinha?! Deve ter sido no Facebook…
            Afinal tu é que bateste com a essa cabecinha!…

  4. O que é verdadeiramente vergonhoso, é a eletricidade ser um bem essencial com uma taxa de IVA de 23% quando devia ser de 6% para todas as casas de habitação.

    • Boa!…
      Agora tens que perguntar ao “salvador” Passos/”beato” Portas porque alteram o IVA da electricidade para 23%!!
      Felizmente mantiveram o IVA a 6% para hotéis de luxo e campos de golfe!
      Bens essenciais é outra coisa…

      • Provavelmente para poder pagar as dívidas e o roubo que o xuxa 44 deixou para Portugal. O xuxa 44 foi patrão do Costa, o atual xuxa-mor do reino dos xuxas.
        O Passos basicamente foi obrigado a limpar a m**** que os xuxas fizeram. Como alguém terá de limpar a m**** que a geringonça está a fazer. Portugal está a ser ultrapassado por todos na Europa e caminha rapidamente para ser o seu país mais pobre.

    • O governo quer nadar em dinheiro, como os portugueses comuns nadam na pobreza. Olho por olho, dente por dente.

  5. Carrega Costa, queriam o fim da austeridade?? Andai lá inchai com o IVA a 23%! Pagai e ainda haveis de votar nele outra vez! PS à beira da maioria?? Porreiro pá!

  6. Faça-se o que se fizer nunca é suficiente!
    Vão lá chamar o passos que pelos vistos gostaram de ter vendido o país ao desbarato!

    • O Passos, além de ter vendido a EDP e a REN ao desbarato (com um tacho de luxo para o Catroga por ajudar a roubar o país a favor dos chinocas), ainda aumentou o IVA da electricidade de 6% para 23% e logo em 2011 – quando no memorando da troika isso estava previsto apenas para entrar em vigor em 2012!…

RESPONDER

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …