Neva no Alentejo (e as temperaturas descem na próxima semana)

A neve volta a Évora, pela primeira vez, desde 2009. Também outras localidades de Portugal Continental acordaram brancas e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o frio se vai manter na próxima semana, com as temperaturas a descerem ainda mais.

O IPMA mantém Portugal Continental e a Madeira em alerta amarelo devido ao frio previsto para este fim-de-semana.

A temperatura média da próxima semana vai continuar abaixo dos valores normais para a época, embora o cenário não seja tão extremo como na vizinha Espanha, onde a neve paralisou Espanha.

Neste domingo, as temperaturas sobem ligeiramente, mas a temperatura média semanal vai manter-se em “valores abaixo do normal (-6 a -1°C) para todo o território” na semana de 11 a 17 de Janeiro, como refere o IPMA.

Na semana de 25 a 31 de Janeiro, as temperaturas mantêm-se nos valores habituais para a época e na última semana de Janeiro sobem para “valores acima do normal” em praticamente todo o território (0 a 3°C).



Não nevava “com acumulação” no Alentejo desde 2006

O Alentejo foi, neste sábado, brindado com a queda de flocos de neve, sobretudo nas cidades de Évora e de Portalegre.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adianta à Lusa que, durante a manhã, foi registada a queda de “pequenos flocos de neve” na cidade de Évora e em todos os concelhos do distrito.

Pelas redes sociais, até a GNR de Évora publicou imagens da neve que caiu pelo distrito, nomeadamente em Estremoz.

Segundo o CDOS, desde 2009 que não nevava em Évora. A última vez que nevou “com acumulação”, na cidade e no distrito, foi em Janeiro de 2006.

Noutras zonas do país, há para já registo de neve nos distritos da Guarda, Castelo Branco e Bragança.

Neste sábado, a maioria dos distritos do norte, centro e interior voltam a registar mínimas negativas. A Guarda apresenta as temperaturas mais baixas (-4 graus) e o Algarve é a região com as mínimas mais altas (2 graus em Faro e 4 graus em Sagres).

Em Lisboa, a temperatura varia entre os 3 e os 9 graus e no Grande Porto situa-se entre os -1 e os 9 graus.

Só a região autónoma dos Açores, onde as temperaturas mínimas estão acima dos 9 graus em todas as ilhas, escapa ao aviso de frio.

A maioria das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão encerradas neste sábado, devido à queda de neve, segundo fonte da Protecção Civil.

GNR Évora / Facebook

Neve em Estremoz, no Alentejo, em 8 de Janeiro de 2021.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …

Com recados de Merkel sobre a Polónia e as migrações em cima da mesa, líderes da UE encerram Conselho Europeu

Ainda sem uma resolução definitiva sobre o Estado de Direito da Polónia, a chanceler alemã deixou recados no seu 107º e último Conselho Europeu. A questão das migrações é um dos temas na agenda no …

Política do "logo se vê" deixa Lisboa noturna ao deus-dará

Os moradores do Bairro Alto mostram-se descontentes com o estado atual da vida noturna na capital portuguesa, onde consideram haver um desgoverno. A vida noturna regressou quase totalmente no início deste mês, com os bares a …

Europa em alerta: Casos de covid-19 sobem a pique. Países de leste sofrem com baixa vacinação

Pandemia volta a ganhar força na Europa. Reino Unido, Rússia e vários países do leste europeu, com baixas taxas de vacinação, voltaram a bater máximos de infeções e mortes por covid-19. Numa altura em que o …

Homicídio no metro das Laranjeiras. Suspeitos estudam, vivem em famílias "normais" e pertencem a gangue

A Polícia Judiciária (PJ) já deteve o quarto suspeito da morte de um jovem de 19 anos no metro das Laranjeiras, em Lisboa. O crime terá sido motivado por provocações nas redes sociais entre gangues …

José Mourinho

6-1: a maior derrota de sempre de Mourinho (e as piadas de sempre)

Roma foi surpreendida no terreno do pouco conhecido FK Bodø/Glimt, na Liga Conferência Europa. Bodø/Glimt 6-1 AS Roma. Este foi provavelmente o resultado mais surpreendente nesta época, no futebol europeu. O Benfica, por exemplo, já tinha surpreendido …

Filipa Martins, ginasta do Acro Clube da Maia na modalidade de barras fixas.

Filipa Martins conquista um inédito 7.º lugar nos Mundiais de ginástica artística

A portuguesa Filipa Martins conseguiu esta quinta-feira a melhor classificação de sempre da ginástica artística lusa ao terminar na sétima posição e com um diploma o concurso completo dos Mundiais da modalidade, que decorrem no …