Neva no Alentejo (e as temperaturas descem na próxima semana)

A neve volta a Évora, pela primeira vez, desde 2009. Também outras localidades de Portugal Continental acordaram brancas e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o frio se vai manter na próxima semana, com as temperaturas a descerem ainda mais.

O IPMA mantém Portugal Continental e a Madeira em alerta amarelo devido ao frio previsto para este fim-de-semana.

A temperatura média da próxima semana vai continuar abaixo dos valores normais para a época, embora o cenário não seja tão extremo como na vizinha Espanha, onde a neve paralisou Espanha.

Neste domingo, as temperaturas sobem ligeiramente, mas a temperatura média semanal vai manter-se em “valores abaixo do normal (-6 a -1°C) para todo o território” na semana de 11 a 17 de Janeiro, como refere o IPMA.

Na semana de 25 a 31 de Janeiro, as temperaturas mantêm-se nos valores habituais para a época e na última semana de Janeiro sobem para “valores acima do normal” em praticamente todo o território (0 a 3°C).

Não nevava “com acumulação” no Alentejo desde 2006

O Alentejo foi, neste sábado, brindado com a queda de flocos de neve, sobretudo nas cidades de Évora e de Portalegre.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adianta à Lusa que, durante a manhã, foi registada a queda de “pequenos flocos de neve” na cidade de Évora e em todos os concelhos do distrito.

Pelas redes sociais, até a GNR de Évora publicou imagens da neve que caiu pelo distrito, nomeadamente em Estremoz.

Segundo o CDOS, desde 2009 que não nevava em Évora. A última vez que nevou “com acumulação”, na cidade e no distrito, foi em Janeiro de 2006.

Noutras zonas do país, há para já registo de neve nos distritos da Guarda, Castelo Branco e Bragança.

Neste sábado, a maioria dos distritos do norte, centro e interior voltam a registar mínimas negativas. A Guarda apresenta as temperaturas mais baixas (-4 graus) e o Algarve é a região com as mínimas mais altas (2 graus em Faro e 4 graus em Sagres).

Em Lisboa, a temperatura varia entre os 3 e os 9 graus e no Grande Porto situa-se entre os -1 e os 9 graus.

Só a região autónoma dos Açores, onde as temperaturas mínimas estão acima dos 9 graus em todas as ilhas, escapa ao aviso de frio.

A maioria das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão encerradas neste sábado, devido à queda de neve, segundo fonte da Protecção Civil.

GNR Évora / Facebook

Neve em Estremoz, no Alentejo, em 8 de Janeiro de 2021.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.