António Costa é político de “Champions League”

TD luismiguelmartins / Flickr

António Costa, presidente da Câmara Municipal de LIsboa

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

O dirigente socialista António Costa recebeu esta segunda-feira, em Lisboa, o apoio de cerca de 600 personalidades da área da cultura, com o empresário Luís Montez a defender que o autarca de Lisboa é um político da “Champions League”.

Luís Montez falou aos jornalistas no final de uma sessão da campanha interna da candidatura de António Costa às eleições primárias do PS, de 28 de setembro, tendo em vista a escolha do candidato socialista ao cargo de primeiro-ministro, ato eleitoral que será aberto a simpatizantes.

“Pela carreira que tem, por aquilo que tem feito enquanto presidente da Câmara de Lisboa, António Costa dá-me garantias de que é uma boa pessoa para mobilizar o país e para levar o barco para a frente. Gosto muito dele, é um cidadão com muito valor e até comentei que ele é um político da “Champions League” e não das distritais”, declarou o empresário.

Já o manifesto de apoio a António Costa (que continua aberto a subscrições na Internet), subscrito por cerca de seis centenas de elementos dos vários setores da cultura, abre com o fotógrafo Abílio Leitão e fecha com o músico Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés.

“Assumimos o dever de contribuir para a construção de uma alternativa credível, sólida e vitoriosa, que ponha fim a este iníquo estado de coisas. As recentes eleições europeias mostraram que, infelizmente, essa alternativa ainda não existe com a clareza, com a consistência e o vigor necessários”, defendem os subscritores do documento.

Estas personalidades da área da cultura consideram que António Costa “provou ter a integridade, a inteligência, a autenticidade, o dinamismo, a convicção e a responsabilidade que o tornam uma referência para todos os que não se resignam a viver num país humilhado e acreditam que é possível restituir a dignidade a Portugal e mobilizar os portugueses para a esperança no futuro”.

Entre as personalidades que assinam o manifesto estão Alexandre Melo (ex-assessor de José Sócrates), Alice Vieira (escritora), Ana Zanatti (atriz), António Mega Ferreira (jornalista e gestor cultural), António Vitorino D’Almeida (maestro), Beatriz Batarda (atriz), Camané (fadista), Carlos do Carmo (fadista), Catarina Portas (empresária), Catarina Vaz Pinto (vereadora), Diogo Infante (ator), Eduardo Gageiro (fotografo), Fernando Tordo (músico), Gisela João (fadista), Henrique Cayatte (designer), João Botelho (realizador), João Canijo (realizador) e João Cutileiro (escultor).

Assinam ainda o manifesto Carrilho da Graça (arquiteto), João Melo (escritor), Jorge Molder (artista plástico), José Manuel dos Santos (escritor, ex-assessor de Mário Soares e de Jorge Sampaio), Julião Sarmento (artista plástico), Júlio Pomar (pintor), Lídia Jorge (escritora), Luís Represas (músico), Manuel João Vieira (música), Manuel Graça Dias (arquiteto), Mísia (cantora), Pedro Tamen (escritor), Paco Bandeira (músico), Rui Zink (escritor), Rui Vieira Nery (musicólogo e ex-secretário de Estado), Tomás Taveira (arquiteto), Vitorino (músico) e Xana Nunes (antiga modelo).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …