António Costa contradiz Carlos Costa: BdP pode travar saída de dinheiro de Isabel dos Santos

Hugo Delgado / Lusa

Isabel dos Santos está a vender a sua posição no EuroBic ao Abanca. Perante a possibilidade de o dinheiro da venda ser transferido para a empresária ou para um paraíso fiscal, Carlos Costa, governador do Banco de Portugal (BdP), disse que isso é uma “matéria das autoridades judiciais”. Mas António Costa não concorda.

O governador do BdP, que foi ouvido na comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento, por causa do caso Luanda Leaks, afirmou que “as autoridades vão querer preservar o valor associado a essas participações. Não significa bloquear as transações, mas salvaguardar o produto das transações”, concluindo que “não nos cabe a nós tomar posição”.

Porém, de acordo com o jornal ECO, António Costa não concorda. À tarde, na Assembleia da República, o primeiro-ministro foi confrontado com o tema pelo Bloco de Esquerda que não gostou da resposta do governador do BdP.

Em declarações ao Jornal Económico, após a audição na Comissão de Orçamento e Finanças do governador do BdP sobre o EuroBic, Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, frisou que “não ficou claro se o BdP pode ou vai impedir que a venda do EuroBic não serve mais uma vez para uma operação de lavagem de dinheiro”.

A deputada defendeu que o supervisor da banca “tem poderes ao nível do branqueamento de capitais” e que poderá “ter mas pode ter uma atitude interventiva tentando perceber quais são os bancos que vão fazer a transferência tentando impedir que aconteça o mesmo que aconteceu com a Sonangol. É impedir que com uma fatura ou com uma conta offshore o dinheiro escape ao escrutínio e do registo da própria justiça.”

E foi com isto que Catarina Martins confrontou o primeiro-ministro no Parlamento. “O governador do BdP esteve esta manhã aqui e na verdade lavou as mãos, disse que não era nada consigo. O que nós queremos saber é como é que o Governo vai impedir que o arresto das contas de Isabel dos Santos seja contornado com esta venda”, questionou.

António Costa disse que “o Governo não tem qualquer instrumento que lhe permita intervir na situação que está a inscrever. O senhor governador do Banco de Portugal terá a interpretação que entender das competências próprias do BdP. Não me quero substituir ao governador e, seguramente, não tenho qualquer vocação para ser governador”.

“O Governo não pode impor ao BIC em que jurisdição será feito o pagamento dessa alienação. O Banco de Portugal não pode? É meu entendimento que pode. Mas o Banco de Portugal é naturalmente legítimo e soberano na sua decisão”, disse ainda Costa.

Costa afirmou que “quem tem legitimidade para requerer o arresto pode porventura requerer medidas complementares” e que “não é o Governo português que pode decretar qual é o universo e os termos do arresto; são as entidades judiciais”.

Catarina Martins acusou ainda Carlos Costa de não ter feito “nada para travar o crime económico” e disse que o governador já deveria ter sido demitido. O primeiro-ministro disse apenas que não foi ele a escolher Carlos Costa e garantiu que vai ser designado um novo governador do Banco de Portugal no final do mandato de Carlos Costa.

Fala-se da possibilidade de ser Mário Centeno, o atual ministro das Finanças, a ocupar o cargo de governador.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não sei como é que os Costas chegaram a estes cargos! Por competencia não foi concerteza!
    1- O grupo Abanca pode efectuar o pagamento directamente numa conta off-shore, basta que isso seja permitido no seu país de origem
    2-Quem valida a transação é o poder judicial. Se não houver nenhum obstáculo, carta rogatória ou outro mecanismo, não tem como impedir.
    3-Todas as regras têm de estar validadas com a legislação em vigor na CE e aí não pode haver “escorregadelas” porque disso está a Isabelinha à espera.

  2. Há muitos anos que esse Sr. Carlos Costa ( governador de quê? ) já deveria ter sido demitido! É um ” laissez faire, laissez passear “. Já sabemos que quando isso acontecer ( a demissão do artista ) ele irá ocupar um alto cargo na Comissão Europeia. Lembram-se do outro governador do Banco de Portugal ( outro incompetente ) ? Onde está esse outro artista? No Banco Central Europeu! São e serão sempre recompensados pela incompetência deles! Quem paga é sempre o mesmo! CHEGA! BASTA! Não batam mais no ceguinho porque o povo não é estupido, apesar deles ( os políticos ) pensarem que somos. Caso o Salgueiro Maia fosse vivo, já teria feito outra revolução para acabar com todos estes artistas e estes corruptos! Não tenho dúvidas nenhumas disso! Pode ser que entretanto, surja outro revolucionário, para acabar e prender esta gentalha! Já metem nojo! MESMO!

  3. Estamos mesmo sem rumo , vejam aonde já está a chegar o cumulo corrupção ao mais alto nível hierárquico
    nos juízes de topo no S.T.J. chego a pensar que não sou um Português deste País
    neste País quem mais ganha são os incompetentes e os corruptos , ao menos vejam se conseguem travar os valores dessa lindinha de carinha laroca que tem tanto de linda como de desviadora dos valores Angolanos à
    do seu querido pai que sacava 15% dos movimentos transaccionareis da Pátria Angolana, e agora poderemos
    com a ajuda de mais português corrupto deixar ir embora os valores públicos e privados dos Potuguêses,
    o nosso amigos carlos costa que não seja um incompetente como foi o antecessor .

  4. Eu que não percebo nada disto parece-me simples a solução, o governo de Angola requer ao poder judicial o arresto da participação da senhora no banco e ponto final, nem sequer chega a haver venda. Esta gente não é séria.

RESPONDER

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …