“Operação de coração aberto”. Andaimes no pináculo de Notre-Dame começam a ser retirados

Ian Langsdon / EPA

A operação de desmontagem da estrutura de andaimes que rodeia o pináculo da Igreja de Notre-Dame, em Paris, deformada pelo calor do incêndio que ocorreu em abril de 2019, começou esta segunda-feira, noticiou a agência noticiosa France Presse.

Pouco antes das 8h da manhã, os operários começaram a entrar na estrutura para fazer as últimas verificações, segundo testemunhou um jornalista da AFP no local.

“Uma operação como esta é como verificar um foguetão antes da decolagem, é o check-up final antes da chegada dos especialistas em trabalhos em altura”, na terça-feira, indicou o delegado-geral da Fundação Notre-Dame de Paris, Christophe Rousselot.

De acordo com a TSF, Rousselot comparou a desmontagem a uma verdadeira “operação de coração aberto”.

A estrutura de andaimes é composta por 40.000 peças, pesando mais de 200 toneladas, e metade encontra-se a mais de 40 metros de altura, tendo sido colocada em 2018 para restaurar o pináculo da catedral gótica.

No entanto, a 15 de abril do passado, no decurso dos trabalhos de restauro na catedral, um incêndio deflagrou no edifício, e apesar da estrutura de andaimes ter resistido à intensa temperatura do incêndio, acabou por ficar deformada.

“Um dos pontos-chave é a estabilidade da abóbada. Quando tudo isso estiver normalizado, ficaremos aliviados, porque a catedral estará salva”, comentou o responsável , apontando que esta será “uma operação muito sensível, muito complicada, com um fator de risco não negligenciável”.

“Pode acontecer que, ao serem retirados, caiam pedaços da estrutura de andaimes, e fiquem fragilizadas algumas partes dos muros da catedral”, alertou.

A estrutura de andaimes para a reparação foi primeiro consolidada, depois rodeada de vigas metálicas em três níveis para impedir qualquer risco de desmoronamento.

A partir desta segunda-feira, duas equipas de especialistas suspensos por cabos vão percorrer a estrutura para cortar os tubos metálicos fundidos uns no outros. Esta operação deverá demorar cerca de três meses.

O incêndio na catedral, que provocou comoção em todo o mundo, quando foi transmitido em direto, levou mecenas a prometer a doação de mais de 900 milhões de euros para o seu restauro.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a reconstrução duraria cinco anos. O mau tempo, os riscos de contaminação por chumbo e o confinamento atrasaram o início da reconstrução da Catedral.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …