Anunciado concurso internacional para reconstruir pináculo de Notre-Dame

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Édouard Philippe afirmou que o objetivo é “dar à catedral um novo pináculo adaptado às técnicas e desafios dos tempos”. O Presidente francês, Emmanuel Macron, espera ver Notre-Dame reconstruida em cinco anos.

O primeiro-ministro francês anunciou esta quarta-feira um concurso internacional de arquitetura para a reconstrução do pináculo da catedral de Notre-Dame. Édouard Philippe afirmou, citado pelo The Guardian, que o objetivo é “dar à catedral um novo pináculo adaptado às técnicas e desafios dos tempos”.

O governante falava após uma reunião sobre os planos de reconstrução da catedral. No entanto, segundo o Observador, ainda não se conhece o montante total que irá exigir a recuperação do monumento. Até ao momento, o Governo francês já conseguiu angariar cerca de 880 milhões de euros.

Esta terça-feira, Emmanuel Macron expressou a vontade de ver a catedral reconstruida em cinco anos. “Isto é obviamente um desafio muito grande, uma responsabilidade histórica”, acrescentou o Presidente.

Patrick Chauvet, o reitor da catedral parisiense, referiu também esta quarta-feira que o monumento irá permanecer encerrado durante cinco a seis anos, uma vez que “um segmento da catedral foi muito enfraquecido”, sem especificar, porém, a que secção se referia.

A catedral encontrava-se em obras de restauro no seu exterior quando, na segunda-feira à tarde, deflagrou um violento incêndio que demorou cerca de 15 horas a ser extinto. As chamas destruíram o pináculo e uma grande parte do telhado. A Procuradoria de Paris disse que os investigadores estavam a considerar o incêndio como um acidente.

A reconstrução de um dos edifícios icónicos de Paris e da arte gótica, o monumento mais visitado da Europa (12 milhões de turistas em 2017), está a gerar uma vaga de doações à escala mundial. A vaga de doações para voltar a erguer a catedral está igualmente a mobilizar anónimos, organismos estatais e regionais e fundações privadas.

Notre-Dame esteve a 30 minutos de ruir

As autoridades francesas revelaram que a Catedral de Notre-Dame esteve “15 a 30 minutos” de ficar completamente destruída. Um representante do Governo francês anunciou que a catedral de Notre-Dame teria colapsado por completo, numa reação em cadeia, se os bombeiros não tivessem agido com rapidez no combate do incêndio.

Segundo José Vaz de Matos, especialista em incêndios do Ministério da Cultura da França, os bombeiros agiram agressivamente para proteger os suportes de madeira nas torres sineiras das chamas evitando uma catástrofe maior. Em conferência de imprensa, Vaz de Matos indicou que “se o fogo atingisse” a estrutura de madeira “as torres sineiras teriam sido perdidas”.

“A partir do momento em que perdemos a guerra das torres sineiras, perdemos a catedral, porque é um colapso resultante de uma reação em cadeia”, acrescentou.

Um oficial do corpo dos bombeiros de Paris alertou que as torres da catedral de Notre-Dame podiam ter caído se os bombeiros não tivessem mobilizado equipamento pesado e agido com rapidez. Segundo a Associated Press, Philippe Demay indicou que não houve algum atraso e salientou que os bombeiros agiram o mais rápido possível.

Demay referiu à imprensa que a operação foi extremamente difícil e que as torres poderiam ter desmoronado se os bombeiros “não tivessem colocado equipamentos pesados no local”. O equipamento pesado em causa era constituído por veículos manobrados à distância, com mangueiras que ajudaram a combater as chamas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …