Anunciado concurso internacional para reconstruir pináculo de Notre-Dame

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Édouard Philippe afirmou que o objetivo é “dar à catedral um novo pináculo adaptado às técnicas e desafios dos tempos”. O Presidente francês, Emmanuel Macron, espera ver Notre-Dame reconstruida em cinco anos.

O primeiro-ministro francês anunciou esta quarta-feira um concurso internacional de arquitetura para a reconstrução do pináculo da catedral de Notre-Dame. Édouard Philippe afirmou, citado pelo The Guardian, que o objetivo é “dar à catedral um novo pináculo adaptado às técnicas e desafios dos tempos”.

O governante falava após uma reunião sobre os planos de reconstrução da catedral. No entanto, segundo o Observador, ainda não se conhece o montante total que irá exigir a recuperação do monumento. Até ao momento, o Governo francês já conseguiu angariar cerca de 880 milhões de euros.

Esta terça-feira, Emmanuel Macron expressou a vontade de ver a catedral reconstruida em cinco anos. “Isto é obviamente um desafio muito grande, uma responsabilidade histórica”, acrescentou o Presidente.

Patrick Chauvet, o reitor da catedral parisiense, referiu também esta quarta-feira que o monumento irá permanecer encerrado durante cinco a seis anos, uma vez que “um segmento da catedral foi muito enfraquecido”, sem especificar, porém, a que secção se referia.

A catedral encontrava-se em obras de restauro no seu exterior quando, na segunda-feira à tarde, deflagrou um violento incêndio que demorou cerca de 15 horas a ser extinto. As chamas destruíram o pináculo e uma grande parte do telhado. A Procuradoria de Paris disse que os investigadores estavam a considerar o incêndio como um acidente.

A reconstrução de um dos edifícios icónicos de Paris e da arte gótica, o monumento mais visitado da Europa (12 milhões de turistas em 2017), está a gerar uma vaga de doações à escala mundial. A vaga de doações para voltar a erguer a catedral está igualmente a mobilizar anónimos, organismos estatais e regionais e fundações privadas.

Notre-Dame esteve a 30 minutos de ruir

As autoridades francesas revelaram que a Catedral de Notre-Dame esteve “15 a 30 minutos” de ficar completamente destruída. Um representante do Governo francês anunciou que a catedral de Notre-Dame teria colapsado por completo, numa reação em cadeia, se os bombeiros não tivessem agido com rapidez no combate do incêndio.

Segundo José Vaz de Matos, especialista em incêndios do Ministério da Cultura da França, os bombeiros agiram agressivamente para proteger os suportes de madeira nas torres sineiras das chamas evitando uma catástrofe maior. Em conferência de imprensa, Vaz de Matos indicou que “se o fogo atingisse” a estrutura de madeira “as torres sineiras teriam sido perdidas”.

“A partir do momento em que perdemos a guerra das torres sineiras, perdemos a catedral, porque é um colapso resultante de uma reação em cadeia”, acrescentou.

Um oficial do corpo dos bombeiros de Paris alertou que as torres da catedral de Notre-Dame podiam ter caído se os bombeiros não tivessem mobilizado equipamento pesado e agido com rapidez. Segundo a Associated Press, Philippe Demay indicou que não houve algum atraso e salientou que os bombeiros agiram o mais rápido possível.

Demay referiu à imprensa que a operação foi extremamente difícil e que as torres poderiam ter desmoronado se os bombeiros “não tivessem colocado equipamentos pesados no local”. O equipamento pesado em causa era constituído por veículos manobrados à distância, com mangueiras que ajudaram a combater as chamas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Kim Jong-un inspeciona novo submarino em contexto de impasse com EUA

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, confirmou a agência de notícias norte-coreana. Não há informações sobre o sistema de armas que o submarino continha ou onde e quando a inspeção ocorreu. O líder …

Parlamento espanhol chumba investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro

Pedro Sánchez precisava do voto de 176 dos 350 deputados, mas só teve o sim da própria bancada parlamentar. Agora tem até quinta-feira para fechar um acordo com o Podemos. O Congresso dos Deputados espanhol (parlamento) …

China não deu ouvidos aos EUA e recebeu milhões de barris de petróleo do Irão

Apesar de os EUA terem imposto sanções a todos os países que comprem petróleo ao Irão, há uma nação que parece não ter dado ouvidos à Casa Branca. Há petroleiros iranianos a descarregar milhões de barris …

"Não se pode brincar com a saúde". Costa em rota de colisão com Ordem dos Médicos

Está o caldo entornado entre o primeiro-ministro e a Ordem dos Médicos (OM). A organização profissional reage com "estranheza" e muitas críticas às palavras de António Costa que acusou a OM de restringir a concorrência e …

O salário médio de um português compra 645 litros de gasolina. O espanhol compra o dobro

Com um salário médio, é possível comprar 645 litros de gasolina em Portugal, bastante menos do que podem comprar os habitantes dos países vizinhos nas mesmas condições, mostra um relatório desenvolvido pelo Picodi. De acordo com …

Helis de combate a incêndios em terra por falta de inspecção. A culpa é da burocracia

Há helicópteros de combate a incêndios impedidos de voar devido à falta de inspecção. Uma situação polémica que surge numa altura em que os fogos regressaram em força a Portugal e que é culpa da …

Trump garante que ganharia a guerra com o Afeganistão numa semana. "O país desaparecia em 10 dias”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu esta segunda-feira, na Casa Branca, que ganharia a guerra com o Afeganistão, que dura desde 2001, em apenas "uma semana". "Poderia vencer essa guerra numa semana. Só …

Pedrógão. Misericórdias juntam-se a processo sobre reconstrução de casas

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai ser assistente no processo crime sobre as irregularidades na reconstrução de casas em Pedrógão Grande. O Ministério Público alega que várias entidades foram enganadas por autarcas. Há sensivelmente um …

Oficial: Carrillo deixa Benfica e assina por quatro épocas com Al Hilal

O futebolista internacional peruano, que estava vinculado ao Benfica, foi contratado pelo Al Hilal para as próximas quatro épocas. "O contrato de Andre Carrilo é de quatro anos. A assinatura decorreu no local de estágio da …

Temperaturas de 37ºC, trovoadas e granizo deixam alguns concelhos sob aviso

Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real estão, esta terça-feira, sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, trovoada e granizo. Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Norte …