Depois do fogo, há uma nova ameaça à Catedral de Notre Dame

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Os arquitectos que estão a trabalhar nas obras de reconstrução da Catedral de Notre-Dame enfrentam uma corrida contra o tempo, para cobrir o monumento antes que a chuva cause demasiados danos. A previsão de mau tempo para os próximos dias é uma nova preocupação.

A abóbada da histórica catedral colapsou parcialmente devido ao incêndio do passado 15 de Abril. A parte que resistiu ficou encharcada devido à água do esforço de combate ao fogo e há receios de que chuvas fortes possam vir a provocar mais derrocadas na abóbada.

“A maior prioridade é proteger a catedral da chuva que aí vem”, constata o arquitecto chefe da obra, Philippe Villeneuve, em declarações à BFMTV que são citadas pela imprensa francesa.

Assim, procede-se à instalação de uma lona de protecção, a ser colocada por alpinistas, para que “não haja mais degradação” provocada pela chuva.

Mas esta é apenas uma solução de recurso enquanto não se coloca uma espécie de “guarda-chuva” gigante sobre o monumento, o que deve acontecer nas próximas semanas, para proteger o edifício mais permanentemente durante as obras de reconstrução.

Um especialista ouvido pela RTL também defende a instalação de um “sistema de bombeamento”, para evacuar a água da abóbada e “evitar qualquer deformação que enfraqueça a pedra”.

Na catedral de 800 anos, os trabalhos mais emergentes passam por estabilizar o edifício e remover os andaimes danificados, o que deverá demorar várias semanas. Só depois disso será possível avaliar a extensão dos danos à alvenaria.

Entretanto, os famosos vitrais de Notre Dame foram cobertos com um material protector e reforçados com postes de madeira, para evitar que sejam danificados e que eventuais destroços caiam sobre os transeuntes na rua.

O presidente francês Emmanuel Macron apontou que até 2024, Notre Dame deverá estar recuperada, a tempo dos Jogos Olímpicos em Paris, num processo de reconstrução financiado pelos milhões de euros doados por inúmeras celebridades e homens de negócios.

Entretanto, deverá ser construída uma catedral de madeira temporária na praça ao lado de Notre Dame para continuar a realizar serviços religiosos no local.

O primeiro-ministro Édouard Philippe já sugeriu uma competição internacional para a criação de um novo pináculo, depois de ter colapsado o que existia, datado do Século XIX e da autoria de Eugene Viollet-le-Duc.

O Governo lançou também um concurso de ideias para a reconstrução do monumento que levanta dúvidas quanto a como será a futura Catedral de Notre Dame. Há uma “luta” entre duas facções, os que defendem uma reconstrução à imagem da história, sem modificar a traça original, e os que defendem uma modernização da Catedral.

Só o futuro dirá que nova Catedral de Notre Dame renascerá das cinzas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …

Agências de espionagem dos EUA cedem informações a investigação sobre interferência russa

Trump ordenou às agências de espionagem norte-americanas que deem os dados que têm sobre interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ao Departamento da Justiça. O diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos, Dan Coats, afirmou este …