Depois do fogo, há uma nova ameaça à Catedral de Notre Dame

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Os arquitectos que estão a trabalhar nas obras de reconstrução da Catedral de Notre-Dame enfrentam uma corrida contra o tempo, para cobrir o monumento antes que a chuva cause demasiados danos. A previsão de mau tempo para os próximos dias é uma nova preocupação.

A abóbada da histórica catedral colapsou parcialmente devido ao incêndio do passado 15 de Abril. A parte que resistiu ficou encharcada devido à água do esforço de combate ao fogo e há receios de que chuvas fortes possam vir a provocar mais derrocadas na abóbada.

“A maior prioridade é proteger a catedral da chuva que aí vem”, constata o arquitecto chefe da obra, Philippe Villeneuve, em declarações à BFMTV que são citadas pela imprensa francesa.

Assim, procede-se à instalação de uma lona de protecção, a ser colocada por alpinistas, para que “não haja mais degradação” provocada pela chuva.

Mas esta é apenas uma solução de recurso enquanto não se coloca uma espécie de “guarda-chuva” gigante sobre o monumento, o que deve acontecer nas próximas semanas, para proteger o edifício mais permanentemente durante as obras de reconstrução.

Um especialista ouvido pela RTL também defende a instalação de um “sistema de bombeamento”, para evacuar a água da abóbada e “evitar qualquer deformação que enfraqueça a pedra”.

Na catedral de 800 anos, os trabalhos mais emergentes passam por estabilizar o edifício e remover os andaimes danificados, o que deverá demorar várias semanas. Só depois disso será possível avaliar a extensão dos danos à alvenaria.

Entretanto, os famosos vitrais de Notre Dame foram cobertos com um material protector e reforçados com postes de madeira, para evitar que sejam danificados e que eventuais destroços caiam sobre os transeuntes na rua.

O presidente francês Emmanuel Macron apontou que até 2024, Notre Dame deverá estar recuperada, a tempo dos Jogos Olímpicos em Paris, num processo de reconstrução financiado pelos milhões de euros doados por inúmeras celebridades e homens de negócios.

Entretanto, deverá ser construída uma catedral de madeira temporária na praça ao lado de Notre Dame para continuar a realizar serviços religiosos no local.

O primeiro-ministro Édouard Philippe já sugeriu uma competição internacional para a criação de um novo pináculo, depois de ter colapsado o que existia, datado do Século XIX e da autoria de Eugene Viollet-le-Duc.

O Governo lançou também um concurso de ideias para a reconstrução do monumento que levanta dúvidas quanto a como será a futura Catedral de Notre Dame. Há uma “luta” entre duas facções, os que defendem uma reconstrução à imagem da história, sem modificar a traça original, e os que defendem uma modernização da Catedral.

Só o futuro dirá que nova Catedral de Notre Dame renascerá das cinzas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …