Depois do fogo, há uma nova ameaça à Catedral de Notre Dame

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Os arquitectos que estão a trabalhar nas obras de reconstrução da Catedral de Notre-Dame enfrentam uma corrida contra o tempo, para cobrir o monumento antes que a chuva cause demasiados danos. A previsão de mau tempo para os próximos dias é uma nova preocupação.

A abóbada da histórica catedral colapsou parcialmente devido ao incêndio do passado 15 de Abril. A parte que resistiu ficou encharcada devido à água do esforço de combate ao fogo e há receios de que chuvas fortes possam vir a provocar mais derrocadas na abóbada.

“A maior prioridade é proteger a catedral da chuva que aí vem”, constata o arquitecto chefe da obra, Philippe Villeneuve, em declarações à BFMTV que são citadas pela imprensa francesa.

Assim, procede-se à instalação de uma lona de protecção, a ser colocada por alpinistas, para que “não haja mais degradação” provocada pela chuva.

Mas esta é apenas uma solução de recurso enquanto não se coloca uma espécie de “guarda-chuva” gigante sobre o monumento, o que deve acontecer nas próximas semanas, para proteger o edifício mais permanentemente durante as obras de reconstrução.

Um especialista ouvido pela RTL também defende a instalação de um “sistema de bombeamento”, para evacuar a água da abóbada e “evitar qualquer deformação que enfraqueça a pedra”.

Na catedral de 800 anos, os trabalhos mais emergentes passam por estabilizar o edifício e remover os andaimes danificados, o que deverá demorar várias semanas. Só depois disso será possível avaliar a extensão dos danos à alvenaria.

Entretanto, os famosos vitrais de Notre Dame foram cobertos com um material protector e reforçados com postes de madeira, para evitar que sejam danificados e que eventuais destroços caiam sobre os transeuntes na rua.

O presidente francês Emmanuel Macron apontou que até 2024, Notre Dame deverá estar recuperada, a tempo dos Jogos Olímpicos em Paris, num processo de reconstrução financiado pelos milhões de euros doados por inúmeras celebridades e homens de negócios.

Entretanto, deverá ser construída uma catedral de madeira temporária na praça ao lado de Notre Dame para continuar a realizar serviços religiosos no local.

O primeiro-ministro Édouard Philippe já sugeriu uma competição internacional para a criação de um novo pináculo, depois de ter colapsado o que existia, datado do Século XIX e da autoria de Eugene Viollet-le-Duc.

O Governo lançou também um concurso de ideias para a reconstrução do monumento que levanta dúvidas quanto a como será a futura Catedral de Notre Dame. Há uma “luta” entre duas facções, os que defendem uma reconstrução à imagem da história, sem modificar a traça original, e os que defendem uma modernização da Catedral.

Só o futuro dirá que nova Catedral de Notre Dame renascerá das cinzas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …