Notre-Dame de Paris está a arder. Pináculo da Catedral desabou

Um incêndio deflagrou esta tarde na emblemática catedral de Notre-Dame, em Paris, situação que poderá estar “potencialmente ligada” aos trabalhos de reabilitação do edifício, segundo os bombeiros da capital francesa.

Uma grande operação dos bombeiros está a tentar controlar as chamas. O incêndio, cuja gravidade ainda está por determinar, atinge a torre mais alta da histórica catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa, indicaram os bombeiros locais.

Segundo adianta o jornal parisiense Le Figaro, que cita testemunhas ouvidas no local, a o pináculo da catedral “está a cair aos pedaços”. A torre terá entretanto já colapsado por completo.

De acordo com o porta-voz da catedral, que estava a ser alvo de obras de reabilitação, o alerta de incêndio foi ativado por volta das 16:50 horas locais. Segundo o La Vanguardia, uma fonte dos bombeiros admite que o fogo poderá ter tido origem nas obras que decorrem no monumento.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o incêndio, de grandes proporções, a consumir os andaimes de suporte às obras e o telhado da catedral parisiense. Um dos vídeos capta mesmo o momento em que o pináculo de Notre-Dame desaba.

https://twitter.com/tomvampouille/status/1117836321182105600

O presidente francês Emmanuel Macron, que cancelou o discurso que iria fazer esta noite ao país, classificou o incêndio da catedral como “terrível”. Macron deverá visitar a catedral ainda na noite desta segunda-feira.

Também a presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, já lamentou o incêndio, que diz ser “terrível”, e pede aos parisienses que respeitem o perímetro de segurança traçado pelas autoridades.

A Catedral de Notre-Dame de Paris, ou Cathédrale Notre-Dame de Paris, é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. A sua construção foi iniciada em 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, e situa-se na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité, na capital francesa, rodeada pelas águas do Rio Sena.

A icónica catedral é palco do romance “Notre-Dame de Paris”, publicado em 1831 por Vítor Hugo, que deu ao mundo o famoso Corcunda de Notre-Dame. Situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média, a história segue as desventuras de Quasímodo, que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …