Notre-Dame de Paris está a arder. Pináculo da Catedral desabou

Um incêndio deflagrou esta tarde na emblemática catedral de Notre-Dame, em Paris, situação que poderá estar “potencialmente ligada” aos trabalhos de reabilitação do edifício, segundo os bombeiros da capital francesa.

Uma grande operação dos bombeiros está a tentar controlar as chamas. O incêndio, cuja gravidade ainda está por determinar, atinge a torre mais alta da histórica catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa, indicaram os bombeiros locais.

Segundo adianta o jornal parisiense Le Figaro, que cita testemunhas ouvidas no local, a o pináculo da catedral “está a cair aos pedaços”. A torre terá entretanto já colapsado por completo.

De acordo com o porta-voz da catedral, que estava a ser alvo de obras de reabilitação, o alerta de incêndio foi ativado por volta das 16:50 horas locais. Segundo o La Vanguardia, uma fonte dos bombeiros admite que o fogo poderá ter tido origem nas obras que decorrem no monumento.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o incêndio, de grandes proporções, a consumir os andaimes de suporte às obras e o telhado da catedral parisiense. Um dos vídeos capta mesmo o momento em que o pináculo de Notre-Dame desaba.

https://twitter.com/tomvampouille/status/1117836321182105600

O presidente francês Emmanuel Macron, que cancelou o discurso que iria fazer esta noite ao país, classificou o incêndio da catedral como “terrível”. Macron deverá visitar a catedral ainda na noite desta segunda-feira.

Também a presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, já lamentou o incêndio, que diz ser “terrível”, e pede aos parisienses que respeitem o perímetro de segurança traçado pelas autoridades.

A Catedral de Notre-Dame de Paris, ou Cathédrale Notre-Dame de Paris, é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. A sua construção foi iniciada em 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, e situa-se na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité, na capital francesa, rodeada pelas águas do Rio Sena.

A icónica catedral é palco do romance “Notre-Dame de Paris”, publicado em 1831 por Vítor Hugo, que deu ao mundo o famoso Corcunda de Notre-Dame. Situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média, a história segue as desventuras de Quasímodo, que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …

Encontrado o corpo da atriz Naya Rivera

O corpo da cantora e atriz, estrela da série televisiva Glee, foi encontrado, esta terça-feira, num lago no sul da Califórnia, anunciaram as autoridades do condado de Ventura. O corpo de Naya Rivera foi descoberto seis …

Em 2100, seis em cada dez idosos vão ser dependentes

Quase seis em cada dez portugueses idosos vão ser dependentes de pessoas em idade ativa no ano de 2100. A estimativa é do Eurostat. De acordo com uma estimativa recente do Eurostat, seis em cada dez …

Sete detidos em megaoperação policial em Viana do Castelo e no Porto

A PSP deteve, esta terça-feira, sete homens, com idades entre os 20 e os 30 anos, todos do concelho de Viana do Castelo, apreendeu “droga diversa” e material ligado ao tráfico e consumo de estupefacientes. Em …

China acusa EUA de sabotarem paz regional após posição sobre Mar do Sul da China

A China reivindica quase toda a área do mar do Sul da China e opõe-se, frequentemente, a qualquer manobra ou ação militar dos Estados Unidos na região. Esta terça-feira, a China acusou os Estados Unidos de …

45% da população ativa da Madeira está em lay-off ou no desemprego

A pandemia de covid-19 teve efeitos desastrosos no turismo e no mercado laboral da Região Autónoma da Madeira. No arquipélago, um terço da população ativa está em lay-off e o desemprego subiu 10% face a …

Líder da oposição da Nova Zelândia demite-se. "Tornou-se insustentável em termos de saúde"

O chefe da oposição da Nova Zelândia, Todd Muller, está demissionário, deixando o Partido Nacional sem liderança antes das eleições legislativas em que o centro-direita tem de defrontar a primeira-ministra Jacinda Ardern. Através de um breve comunicado, …

Costa sai de Haia sem promessas e deixa achega ao primeiro-ministro holandês

"Ou saímos todos ao mesmo tempo deste problema, ou ficamos todos no problema", disse António Costa após a reunião com o primeiro-ministro holandês sobre o plano de recuperação europeu. O primeiro-ministro, António Costa, disse esta segunda-feira …