Notre-Dame de Paris está a arder. Pináculo da Catedral desabou

Um incêndio deflagrou esta tarde na emblemática catedral de Notre-Dame, em Paris, situação que poderá estar “potencialmente ligada” aos trabalhos de reabilitação do edifício, segundo os bombeiros da capital francesa.

Uma grande operação dos bombeiros está a tentar controlar as chamas. O incêndio, cuja gravidade ainda está por determinar, atinge a torre mais alta da histórica catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa, indicaram os bombeiros locais.

Segundo adianta o jornal parisiense Le Figaro, que cita testemunhas ouvidas no local, a o pináculo da catedral “está a cair aos pedaços”. A torre terá entretanto já colapsado por completo.

De acordo com o porta-voz da catedral, que estava a ser alvo de obras de reabilitação, o alerta de incêndio foi ativado por volta das 16:50 horas locais. Segundo o La Vanguardia, uma fonte dos bombeiros admite que o fogo poderá ter tido origem nas obras que decorrem no monumento.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o incêndio, de grandes proporções, a consumir os andaimes de suporte às obras e o telhado da catedral parisiense. Um dos vídeos capta mesmo o momento em que o pináculo de Notre-Dame desaba.

https://twitter.com/tomvampouille/status/1117836321182105600

O presidente francês Emmanuel Macron, que cancelou o discurso que iria fazer esta noite ao país, classificou o incêndio da catedral como “terrível”. Macron deverá visitar a catedral ainda na noite desta segunda-feira.

Também a presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, já lamentou o incêndio, que diz ser “terrível”, e pede aos parisienses que respeitem o perímetro de segurança traçado pelas autoridades.

A Catedral de Notre-Dame de Paris, ou Cathédrale Notre-Dame de Paris, é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. A sua construção foi iniciada em 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, e situa-se na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité, na capital francesa, rodeada pelas águas do Rio Sena.

A icónica catedral é palco do romance “Notre-Dame de Paris”, publicado em 1831 por Vítor Hugo, que deu ao mundo o famoso Corcunda de Notre-Dame. Situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média, a história segue as desventuras de Quasímodo, que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Prejuízos na TAP agravam-se e podem afastar Neeleman. Governo já procura novo comprador

A TAP apresentou prejuízos de cerca de 119 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um agravamento de 29 milhões relativamente a 2018. São os resultados negativos mais elevados desde a privatização da companhia …

"Deixem as vacas em paz!" Marcado mega churrasco de protesto na Universidade de Coimbra

Continuam a chover críticas à Universidade de Coimbra depois da decisão de banir a carne de vaca das cantinas. Associações do sector da produção bovina apelam a que se "deixem as vacas em paz" e …

Parte do programa do PDR é literalmente igual ao do PSD

O programa eleitoral do PDR para as legislativas de 6 de outubro é "exactamente igual" ao programa do PSD. São parágrafos inteiros e medidas exactamente iguais, diz o Público. Os programas eleitorais do Partido Democrático Republicano, …

Cofina chega a acordo com Prisa. TVI vendida por 255 milhões de euros

A Cofina SGPS anunciou este sábado ter chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa em 255 milhões de euros. Em comunicado enviado …

BE é feminista porque "isso é querer igualdade e segurança" (e não queima pontes)

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda assumiu sexta-feira o partido como feminista, explicando que "isso é querer igualdade e segurança" para ambos os sexos, e que é preciso "mudar as regras do jogo em …

O mistério da origem do estanho da Idade do Bronze foi finalmente resolvido

A origem do estanho usado na Idade do Bronze tem sido um dos maiores enigmas da pesquisa arqueológica. Agora, investigadores resolveram parte do quebra-cabeças. Um grupo de arqueólogs da Universidade de Heidelberg e do Centro de …

Votos postais dos portugueses no Reino Unido estão a ser devolvidos aos remetentes

Os correios britânicos estão a investigar "com urgência" a razão pela qual os envelopes com os votos postais dos portugueses residentes no país estão a ser devolvidos aos remetentes, informou hoje uma fonte oficial à …

Fuligem da poluição do ar encontrada na placenta de mulheres grávidas

Manchas de fuligem expelidas de motores de automóveis e centrais de combustíveis fósseis podem ser encontradas no lado fetal da placenta. Uma equipa liderada por cientistas da Universidade Hasselt, na Bélgica, estudou as placentas após o …

Mosquitos geneticamente modificados libertados no Brasil estão a reproduzir-se

O inesperado aconteceu: mosquitos geneticamente modificados estão a reproduzir-se no Brasil. A empresa responsável pela criação destes insetos mutantes realça que não há perigo para a saúde das pessoas. O plano para reduzir a população local …

Em 1816 não houve verão. A culpa foi de um vulcão na Indonésia

https://vimeo.com/361354585 Em 1815, o vulcão Monte Tambora, na Indonésia, explodiu - e terá sido a maior erupção nos últimos 1.500 anos. Há muito que se suspeita que o evento causou o chamado "ano sem verão" na …