Notre-Dame de Paris está a arder. Pináculo da Catedral desabou

Um incêndio deflagrou esta tarde na emblemática catedral de Notre-Dame, em Paris, situação que poderá estar “potencialmente ligada” aos trabalhos de reabilitação do edifício, segundo os bombeiros da capital francesa.

Uma grande operação dos bombeiros está a tentar controlar as chamas. O incêndio, cuja gravidade ainda está por determinar, atinge a torre mais alta da histórica catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa, indicaram os bombeiros locais.

Segundo adianta o jornal parisiense Le Figaro, que cita testemunhas ouvidas no local, a o pináculo da catedral “está a cair aos pedaços”. A torre terá entretanto já colapsado por completo.

De acordo com o porta-voz da catedral, que estava a ser alvo de obras de reabilitação, o alerta de incêndio foi ativado por volta das 16:50 horas locais. Segundo o La Vanguardia, uma fonte dos bombeiros admite que o fogo poderá ter tido origem nas obras que decorrem no monumento.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o incêndio, de grandes proporções, a consumir os andaimes de suporte às obras e o telhado da catedral parisiense. Um dos vídeos capta mesmo o momento em que o pináculo de Notre-Dame desaba.

https://twitter.com/tomvampouille/status/1117836321182105600

O presidente francês Emmanuel Macron, que cancelou o discurso que iria fazer esta noite ao país, classificou o incêndio da catedral como “terrível”. Macron deverá visitar a catedral ainda na noite desta segunda-feira.

Também a presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, já lamentou o incêndio, que diz ser “terrível”, e pede aos parisienses que respeitem o perímetro de segurança traçado pelas autoridades.

A Catedral de Notre-Dame de Paris, ou Cathédrale Notre-Dame de Paris, é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. A sua construção foi iniciada em 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, e situa-se na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité, na capital francesa, rodeada pelas águas do Rio Sena.

A icónica catedral é palco do romance “Notre-Dame de Paris”, publicado em 1831 por Vítor Hugo, que deu ao mundo o famoso Corcunda de Notre-Dame. Situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média, a história segue as desventuras de Quasímodo, que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …

Medidas endurecem: proibido circular entre concelhos das 23h de hoje às 5h de quarta-feira

A circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 05h00 de quarta-feira nos concelhos de risco, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado …