Amigo de Sócrates tinha um milhão em notas guardadas em cofre

José Cartaxo / Flickr

José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal

Na semana em que José Sócrates e Carlos Santos Silva foram detidos, um milhão de euros em notas terão sido encontrados num cofre do amigo do ex-PM pela investigação liderada pelo procurador Rosário Teixeira.

De acordo com o jornal i, o cofre de Santos Silva na agência bancária do Barclays, no centro de Lisboa, foi alvo de buscas por uma equipa de procuradores do Ministério Público (MP), agentes da Autoridade Tributária e o juiz de instrução Carlos Alexandre.

Na altura, o MP e o juiz de instrução já tinham dado ordens para que as contas bancárias em nome de Carlos Santos Silva ficassem congeladas. No entanto, novos indícios sobre o alegado testa-de-ferro de Sócrates foram confirmados na agência do Barclays, onde o empresário tinha uma conta em seu nome, aberta há anos, mas também tinha alugado um cofre, no qual guardava um milhão de euros em dinheiro vivo, que se suspeita pertencerem ao ex-primeiro ministro.

O juiz Carlos Alexandre ordenou o congelamento do montante, depositando-o na conta de Santos Silva na agência em questão, uma quantia que poderá reverter para o Estado caso se prove que teve origem ilícita.

Também estão sob investigação outros depósitos em dinheiro vivo pertencentes a Carlos Santos Silva, amigo de infância de José Sócrates e ex-administrador do Grupo Lena, espalhados por mais de uma dezena de agências.

Na terça-feira da semana passada, no mesmo dia das buscas na sede da Portugal Telecom e na PricewaterhouseCoopers, o juiz Carlos Alexandre visitou uma agência do Barclays situada a 260 metros das instalações da PT, com o propósito de investigar os dados de Carlos Santos Silva que ali estariam guardados.

Santos Silva terá acumulado uma quantia de 23 milhões de euros, em contas na Suíça, que foram repatriados em 2010 para Portugal e depositados na conta do BES, igualmente sob investigação.

O Ministério Público suspeita que este dinheiro poderá pertencer ao ex-primeiro-ministro e que Santos Silva seria um testa de ferro de José Sócrates, igualmente em prisão preventiva por suspeita de crimes de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

Os pagamentos que este recebia regularmente não eram mais do que tranches de pagamento do seu próprio dinheiro, depositado em nome de Santos Silva.

ZAP

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. E o que tem o nº 2 de Sócrates, António Costa, a dizer desse um milhão em cash? O habitual: á justiça o que é da justiça…para se não comprometer com este “artista” que é o Sócrates…
    E o velhadas gágá, Mário Soares?
    Está visto que o Sócrates é um pilantra do pior, sem dúvida….

  2. Vamos aqui hoje fazer uma aposta? Nas próximas eleições o PS ganha, o procurador vai ser mudado, as escutas vão ser destruídas e passados meses está o Sócrates e o procurador num restaurante a jantar com o pretexto de lhe oferecer um livro.

    Alguém dúvida?

  3. Nenhuma dúvida!! E mais: o Carlos Alexandre vai para a prateleira, o Sócrates avança com um processo contra o Estado português por atentado contra os “direitos humanos”(??) , é recebido, em ombros, à entrada da AR pelo Ferro Rodrigues à frente da malta do PS e de seguida arranjam-lhe um “cargo” (internacional? talvez em Paris que ele tão bem conhece!) até às próximas eleições para PR!!! Será possivel??!!!!

  4. É incrivel como são as pessoas de direita, ainda nada está provado, mas o Sr Artur Carvalho e o Srº João Pinto já ditaram a sentença…
    Todo o dinheiro é do Sócrates, o tal amigo empresário à tantos anos, é um teso… estas vossas atitudes só lhes fica mal.
    O Sócrates terá de ser julgado, e então se for condenado, sim, têm o direito a falar mas sem ofender quem o defende.

  5. Eu acho que por este andar o CSS não tinha dinheiro nenhum dele… Ele é que era o empresário mas no fundo o JS é que conseguiu todo o dinheiro… Hummm faz todo o sentido 🙂

  6. Realmente é lamentável que o José Sócrates já tenha sido julgado e condenado por parte da opinião pública, sem o ser pela via judicial. Mas quem tem contribuído, em parte, para isso é a própria comunicação social, ao serviço não se sabe de quem. Veja-se que a notícia em causa é sobre o empresário, mas quem aparece na foto…. Já para não falar no conteúdo. Quanto ao juiz, em vez de ir para a prateleira, se calhar bem, até vai ter direito a uma estátua…

  7. Lembro-me de um homem que tinha um milhão de euros enterrados numa garagem e foi roubado. Foi notícia televisiva. Será que o Carlos Alexandre lhe perguntou de onde veio esse dinheiro? E as Finanças interessaram-se pela fuga aos fisco deste homem? Não! Porque não era mediático. Triste povo…que ainda lavas no rio.

    • Esse senhor da garagem, que se saiba, não tinha estado a decidir se o dinheiro dos nossos impostos era usado para pagar à empresa A ou B a construção de uma auto-estrada, se dinheiro dos meus impostos era usado para o serviço X do estado comprar móveis ou computadores à empresa C ou D, se era a empresa E ou F que ganhava o concurso público Z…

  8. Não critiquem a direita de defender a justiça e de comentar a eventual ação criminosa do Sr.Engº Socrates; critiquem sim os seus amigos socialistas que em desespero de causa acham que ele tem direito a violar a lei quer para fazer o que alegadamente fez, quer para depois se defender. “Não há pior cego do que aquele que não quer ver”. E o que diz o Sr Fernando Guimarães deve ser mais que certo.

    • E, certamente, “aparecerá” um novo “Pinto Monteiro” ou um novo “Noronha do Nascimento” que ordenarão, de imediato, a destruição de todas as escutas e a reabilitação do CSS como CEO da Lena!! Vai uma apostinha???!!!!
      “Deus” queira que eu não ganhe…..
      (alguém sabe o que terá “acontecido” aquele personagem do advogado João Araújo que já há algumas semanas deixou de nos “deliciar” com os seus seus comentários sobre a “inocência” do 44? Terá sido o Proença de Carvalho que o mandou calar???)

  9. Meus amigos, para mim direita, esquerda e centro são todos vigaristas, mas não tenho uma pala á frente dos olhos como os burros e tenho cabeça para pensar, quem criticou consegue explicar como é que o procurador que mandou destruir as provas do freeport por uma coincidência desgraçada estava dias antes a receber um livro num jantar? Reparem que as escutas não foram arquivadas, foram destruídas, tal devia ser a importância…

    Acho que metade dos que aqui estão a criticar vão lá estar na AR juntamente com o PS a levantar o mártir que nos deixou como estamos.

    Mas vocês acham que quem manda no país é o PSD? Quem manda é quem emprestou o dinheiro, mais acham que o buraco era apenas aquele? Mas quando vocês pedem dinheiro ao banco para um empréstimo vão dizer todos os podres ou vão aflorar os ganhos? Se quem tomou posse dissesse a real dimensão do problema nem daqui por 100 anos íamos aos mercados e se fossemos a taxa de juros devia ser engraçada…

    Mas vocês pensam mesmo que o PSD gosta de aumentar impostos e curtar pensões só para serem vaiados e saírem do governo? Se podiam fazer mais? não sei, não estou lá, se dava para cortar noutras coisas? é provável mas o grosso, o grande problema, foi criado pelo governo PS, num país a sério o Sócrates antes de responder onde ganhou aquele dinheiro respondia ao que fez ao nosso.

  10. Bom!! Isto assim não tem graça nenhuma…O Socras só dá dinheiro a um amigo quê dos outros ?? Não têm direito a nada?? e mais: onde estão os outros 22 milhões de euros??

  11. ZÉKASIM, não está preocupados com o arquivamento dos processos de PORTAS E PASSOS BPN BES BANIF SLN TECNOFORMA E ETC ??????????????

  12. a todos os comentadores que por aqui destilam ódio, essa noticia foi desmentida logo no dia seguinte…não era um milhão…eram 50 mil euros e alguns bolívares. Se repararem bem, estes grandes títulos são frequentemente desmentidos em letras pequenas pelo mesmo jornal que as publicou e logo uns dias depois…

  13. Será possivel que tudo o que acontece de mau, de desvios e trafulhices a culpa é sempre do Socrates?
    A avaliar pelos comentários, parece que sim.
    Conclusão: Parabéns ao pasquim Correio da Manhã, pois conseguiu manipular estas cabecinhas pensadoras todas…. BRUTAL!
    he,he,he,he,he,he,he,he…

RESPONDER

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …