Amigo de José Sócrates continua a receber do Grupo Lena

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates que se encontra detido preventivamente, tal como o ex-primeiro-ministro, continua a receber pagamentos do Grupo Lena.

Em causa estão projectos no âmbito da construção civil levados a cabo pelo empresário na Venezuela, conforme apurou o Jornal de Notícias.

O Grupo Lena confirma a este diário que de facto os pagamentos a Carlos Santos Silva ainda decorrem “em função dos trabalhos executados”, “trabalhos reais”, conforme frisa o conglomerado empresarial, frisando que foram “efectiva e comprovadamente feitos”.

O Grupo Lena sublinha também, conforme cita o Jornal de Notícias, que estes pagamentos foram feitos em Portugal, negando que tenha havido lugar ao pagamento de qualquer prémio ao amigo de José Sócrates.

Estes projectos de construção civil, pelos quais Carlos Santos Silva estará ainda a ser pago, respeitam a “um negócio de 700 milhões de euros contratado mediante o empenho de José Sócrates, enquanto primeiro-ministro, e de Hugo Chávez, o falecido presidente da Venezuela”, conforme repara o Jornal de Notícias.

Perante este dado, o Grupo Lena trata de notar que não tem relação especial alguma com o ex-primeiro-ministro e realça que outros governantes, além de José Sócrates, “tiveram semelhante postura, em prol da defesa dos interesses do país”, segundo cita o referido jornal.

Note-se que Carlos Santos Silva é apontado pelo Ministério Público como o “testa de ferro” de José Sócrates, no âmbito da investigação em torno da chamada “Operação Marquês” que investiga suspeitas de fraude fiscal, de branqueamento de capitais e de corrupção.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …