Amigo de José Sócrates continua a receber do Grupo Lena

José Sena Goulão / Wikimedia

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates que se encontra detido preventivamente, tal como o ex-primeiro-ministro, continua a receber pagamentos do Grupo Lena.

Em causa estão projectos no âmbito da construção civil levados a cabo pelo empresário na Venezuela, conforme apurou o Jornal de Notícias.

O Grupo Lena confirma a este diário que de facto os pagamentos a Carlos Santos Silva ainda decorrem “em função dos trabalhos executados”, “trabalhos reais”, conforme frisa o conglomerado empresarial, frisando que foram “efectiva e comprovadamente feitos”.

O Grupo Lena sublinha também, conforme cita o Jornal de Notícias, que estes pagamentos foram feitos em Portugal, negando que tenha havido lugar ao pagamento de qualquer prémio ao amigo de José Sócrates.

Estes projectos de construção civil, pelos quais Carlos Santos Silva estará ainda a ser pago, respeitam a “um negócio de 700 milhões de euros contratado mediante o empenho de José Sócrates, enquanto primeiro-ministro, e de Hugo Chávez, o falecido presidente da Venezuela”, conforme repara o Jornal de Notícias.

Perante este dado, o Grupo Lena trata de notar que não tem relação especial alguma com o ex-primeiro-ministro e realça que outros governantes, além de José Sócrates, “tiveram semelhante postura, em prol da defesa dos interesses do país”, segundo cita o referido jornal.

Note-se que Carlos Santos Silva é apontado pelo Ministério Público como o “testa de ferro” de José Sócrates, no âmbito da investigação em torno da chamada “Operação Marquês” que investiga suspeitas de fraude fiscal, de branqueamento de capitais e de corrupção.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020. Eriksen cai inanimado no relvado. Dinamarca-Finlândia suspenso

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …

Boris "não hesitará" em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico afirmou, este sábado, que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata". "Se o protocolo continua a ser aplicado …

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …