Ameaça de Brexit leva moeda britânica ao fundo

A libra esterlina registou esta quarta-feira a cotação mais baixa em sete anos face ao dólar devido à incerteza sobre a permanência do país na União Europeia (UE).

A cotação da libra face ao dólar caiu para 1,40 dólares pela primeira vez desde março de 2009 e estava a negociar-se nos mercados de câmbios a 1,3928 dólares, menos 0,67% do que na sessão anterior, e a 1,2677 euros, menos 0,37%.

A divisa britânica também estava a recuar face ao iene, a cotar-se a 155,68 ienes, menos 0,97%.

A libra tem estado a cair desde segunda-feira, dia em que vários ministros do Governo britânico e o presidente da Câmara de Londres, Boris Johnson, confirmaram que vão apoiar o ‘Brexit’ (junção das palavras em inglês Britan e exit, saída da UE) no referendo sobre a permanência do país na UE que se vai realizar a 23 de junho.

A incerteza sobre o futuro do Reino Unido, com a possibilidade de ‘Brexit’, tem estado a pressionar a libra, que na última segunda-feira registou uma queda brusca diária de 2%, a de maior dimensão desde janeiro de 2015.

A perspetiva de uma saída, bem como as divisões internas que atingem o Governo britânico alarmaram os investidores, que preveem uma grande volatilidade até ao dia do referendo, referiram analistas citados pela Efe.

A depreciação da libra esterlina também afasta a possibilidade de o Banco de Inglaterra subir as taxas de juro, que estão no mínimo histórico de 0,5% desde março de 2009.

Por outro lado, apesar da depreciação da moeda favorecer o turismo e as exportações, também pode gerar um aumento da inflação causada pelas importações mais caras.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou no sábado que o referendo se vai realizar na quinta-feira, 23 de junho, depois de ter concluído um acordo de reformas da UE com os parceiros europeus.

O acordo concluído por Cameron na sexta-feira em Bruxelas permitirá ao Governo britânico limitar as ajudas públicas a trabalhadores comunitários no Reino Unido durante um período de quatro anos, bem como adaptar as ajudas por filhos que vivem fora das ilhas britânicas ao custo do nível de vida daqueles países.

Também exclui o Reino Unido de qualquer medida destinada a aumentar uma maior integração política com a Europa e cria mecanismos para que os países fora da zona euro forcem um debate sobre leis que consideram contrárias aos seus interesses.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …