Reino Unido chega a acordo para ficar na UE e marca referendo

number10gov / Flickr

A chanceler alemã, Angela Merkel, com o primeiro-ministro britânico, David Cameron

A chanceler alemã, Angela Merkel, com o primeiro-ministro britânico, David Cameron

Depois de dois dias de negociações, o Reino Unido e a União Europeia chegaram esta sexta-feira a um acordo sobre reformas para manter os britânicos na UE.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que os líderes dos 28 países membros da UE deram “apoio unânime” às mudanças.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou por seu turno que o Reino Unido conseguiu uma condição especial dentro da União Europeia e realçou que irá apresentar as propostas ao seu gabinete ainda este sábado.

“Negociei um acordo que dá ao Reino Unido status especial na UE“, escreveu Cameron em sua conta no Twitter, após o fim da cúpula da União Europeia, em Bruxelas.

O post do primeiro-ministro britânico recebeu já entretanto milhares de comentários, a maior parte dos quais se dividem entre os que “não acreditam” no acordo e os que ainda assim defendem que o Reino Unido deve sair da União Europeia.

Entre as reformas previstas, está a controversa restrição no pagamento de benefícios a cidadãos oriundos de outros países europeus, numa tentativa de limitar o número de pessoas que procuram emprego no país.

Segundo a DW, a medida determina que cidadãos de outros países da UE só terão direito ao acesso a benefícios sociais do sistema britânico após quatro anos de residência no Reino Unido.

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, saudou o acordo, mas afirmou que não foi fácil alcançá-lo, principalmente, em questões que visavam o estreitamento da União.

Merkel realça que gostaria de que tivesse sido encontrada outra solução para a questão dos benefícios.

“Acredito que não demos muito ao Reino Unido. Agora desejo a David Cameron tudo de bom”, disse Merkel.

Referendo marcado para 23 de junho

A permanência do Reino Unido na União Europeia depende agora do resultado do referendo a que os britânicos vão ser chamados dentro de quatro meses.

Já este sábado, após uma reunião do governo britânico, Cameron anunciou a data de 23 de junho de 2016 para a realização do referendo sobre a permanência do país na União Europeia.

Segundo uma sondagem realizada em novembro, 52% dos britânicos desejavam a saída da UE.

O primeiro-ministro anunciou que, com o acordo agora alcançado, irá incentivar os britânicos a votar no referendo a favor da permanência na União Europeia.

“O Reino Unido nunca irá aderir ao euro, e asseguramos protecções vitais para a nossa economia. Acredito que isso é suficiente para eu recomendar a permanência na UE”, disse Cameron.

“É o melhor dos dois mundos”, concluiu.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Antibiótico para a artrite manchou os olhos de um norte-americano de azul

Um norte-americanos, de 70 anos, viu os seus olhos ficarem completamente manchados de azul, graças a um antibiótico para a artrite inflamatória. Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos - a …

Atrizes de "Smallville" envolvidas em seita de tráfico sexual. "Chloe" detida

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva "Smallville", foi detida e acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série "Smallville", deverá comparecer em …

Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre França e Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas que lhe …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do VIH

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do VIH que se fixam no trato genital feminino diminua. Já há um implante que protege as …

Mais de 20 mortos em protestos na Nicarágua

Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo de Daniel Ortega. A Associated Press (AP) relata que num …

Não há evidências que provem que os animais conseguem prever terremotos

Uma nova revisão estatística conclui que a evidência de que os animais conseguem prever terramotos é bastante insubstancial. Se acha que os animais presentem quando um terramoto está a chegar, desengane-se: está amplamente implícito que os …

Falsa BBC anuncia guerra nuclear e deixa o mundo alarmado

Uma conta de YouTube publicou um vídeo em que o suposto jornalista da BBC anunciava uma guerra nuclear entre a Rússia e a NATO. Nos últimos dias, foi publicado um vídeo no YouTube que simulava o …

Morreu Verne Troyer, o “Mini Me” de Austin Powers

O ator norte-americano Verne Troyer, conhecido por ter interpretado "Mini Me" nos filmes da série "Austin Powers", morreu este sábado, aos 49 anos. Verne Troyer, conhecido sobretudo pelo papel de "Mini Me" em Austin Powers, morreu …

NASA vai enviar à Lua nave espacial construída com peças impressas em 3D

A NASA vai dar mais um "pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade" ao enviar um foguetão construído apenas com peças 3D à Lua. No próximo ano, a NASA vai dar …