Álvaro Amaro é um dos nove acusados por negócios ruinosos com PPP

O ex-autarca do PSD da Guarda e Gouveia, Álvaro Amaro, é um dos nove acusados num processo de corrupção, prevaricação de titular de cargo político, branqueamento de capitais e participação económica em negócio.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Ministério Público (MP) de Coimbra alega “conluio” entre a empresa de construção MRG – Manuel Rodrigues Gouveia e responsáveis dos municípios de Gouveia, Trancoso, Sabugal e Alcobaça na adjudicação e contratos de parcerias público-privadas (PPP), entre 2007 e 2011. Segundo o DIAP de Coimbra, em alguns casos, as empreitadas não chegaram a realizar-se, tendo a empresa arrecadado ganhos ilícitos de 3,5 milhões de euros.

Segundo o JN, o eurodeputado social-democrata é acusado de prevaricação, tal como Luís Tadeu, ex-vice-presidente de Gouveia. Júlio Sarmento, ex-autarca de Trancoso, é indiciado por prevaricação, participação económica em negócio, corrupção passiva e branqueamento de capitais.

Segundo a Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra, Sarmento terá recebido vantagens indevidas de cerca de 560 mil euros, dissimuladas através de familiares”: cinco casas em Trancoso, na Guarda e Vilamoura, que também foram suspeitas noutro processo por falsificação de documentos e participação económica em negócio.

Manuel Rito Alves, ex-presidente da Câmara do Sabugal entretanto falecido, também terá cometido ilegalidades.

Em Alcobaça, a empresa foi contratada para construir dois centros escolares e um gimnodesportivo, que não chegou a abrir. O autarca José Sapinho também já faleceu. Foram acusados Hermínio Rodrigues, vereador com o pelouro do Urbanismo e vice-presidente da autarquia, e Eduardo Nogueira, antigo assessor de Sapinho, por crimes de prevaricação e participação económica.

O dono da empresa e a firma vão responder por corrupção ativa, além de todos os crimes detetados pelo MP. Uma colaboradora da empresa é suspeita de branqueamento.

A acusação pediu que Álvaro Amaro, Luís Tadeu e Hermínio Rodrigues sejam condenados a perda de mandato dos cargos políticos quando forem julgados.

“A Justiça fará o seu caminho, eu farei o meu”, afirmou Álvaro Amaro, referindo estar de “consciência tranquila”.

O ex-vice-presidente do PSD é arguido no processo Rota Final, sendo suspeito de fraude na obtenção de subsídio de uma empresa municipal no primeiro mandato enquanto autarca da Guarda.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Raspadinha" do Património já está disponível

A lotaria do Património, iniciativa do Governo inicialmente prevista a para 2020, é lançada esta terça-feira, no Dia Internacional dos Museus. A lotaria instantânea do Património vai ficar disponível a partir desta terça-feira, Dia Internacional dos …

Já se sabe quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera

Cientistas descobriram - com mais precisão - quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera, que opuseram os gregos aos cartagineses. Uma equipa de investigadores analisou a composição química do esmalte dentário de 62 soldados que …

Ana Gomes acusa Marcelo de "respaldar" Sissoco Embaló, um "serventuário do terrorista Khadaffi"

O Presidente da República inicia, esta segunda-feira, uma visita à Guiné-Bissau. Ana Gomes critica Marcelo Rebelo de Sousa por "respaldar" Umaro Sissoco Embaló, Presidente guineense. Com esta visita, Marcelo Rebelo de Sousa vai "respaldar" Umaro Sissoco …

20 anos depois, o campeão improvável é um dos aflitos (com muitos "anticorpos" pelo meio)

O Boavista conquistou o seu único título de campeão da I Liga portuguesa de futebol há 20 anos. Duas décadas depois, os tempos são bem diferentes e os axadrezados lutam para fugir à despromoção. O Boavista …

Cavaco entrou em choque com Rio. Reforma das Forças Armadas vai a debate (e deve passar)

Esta terça-feira, chega à Assembleia da República a reforma das Forças Armadas, que será debatida em plenário e tem, à partida, aprovação garantida. No domingo, Aníbal Cavaco Silva veio a público dizer que seria "chocante" ver …

Abacates contêm substância que pode ajudar a combater a leucemia

Um composto presente no abacate pode, em última análise, oferecer uma rota para um melhor tratamento da leucemia, refere um novo estudo da Universidade de Guelph. O composto tem como alvo uma enzima que os cientistas …

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …