Álvaro Amaro também é arguido noutro processo

Tiago Petinga / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro (esq)

Arguido na operação Rota Final, Álvaro Amaro, é também acusado de participar num plano para obter fundos comunitários. O atual presidente da câmara da Guarda, Carlos Monteiro, também é arguido.

O antigo presidente da câmara da Guarda, Álvaro Amaro, foi acusado esta quarta-feira na operação Rota Final, que investiga um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública. Agora sabe-se também que o ex-autarca é arguido num outro caso.

Álvaro Amaro é suspeito de ter colaborado num plano para obter financiamento comunitário, que, segundo o Observador, terá sido usado para financiar a festa de carnaval da Guarda em 2014. Também o atual autarca da cidade, Carlos Monteiro, é suspeito de estar envolvido no caso.

No foco da atenção estão o vereador da cultura, Vítor Amaral, e duas técnicas superiores, Alexandra Isidro e Carla Morgado.

Segundo o Ministério Público, os arguidos criaram um plano para obter fundos comunitários no valor de pouco mais de 50 mil euros, já que a autarquia, através da empresa municipal da cultura, não se podia candidatar aos subsídios. A SIC explica que foi usada uma cooperativa de teatro para apresentarem a candidatura e o dinheiro conseguido permaneceu sob a posse da autarquia.

O Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, que está a investigar o caso, propõe que Álvaro Amaro e Carlos Monteiro percam os seus mandatos. Amaro foi recentemente eleito eurodeputado pelo PSD.

Em resposta às recentes acusações, Tiago Gonçalves, líder social-democrata do concelho, disse que encaram “a presente situação com surpresa e como algo que obviamente não desejaríamos estar a viver”.

No início deste mês, também já se tinha ficado a saber que Alberto Costa — que assumiu funções na câmara de Santo Tirso após a saída de Joaquim Couto — é arguido num outro processo por suspeitas de fraude fiscal.

Alberto Costa, juntamente com Maria Cacilda de Sousa, a sua chefe de divisão na Câmara Municipal de Santo Tirso, estão sob suspeitas por ligações a um grupo de empresário que “criou e geriu um conjunto de sociedades comerciais, com recurso a testas de ferro, visando ocultar os verdadeiros administradores e despistar eventuais fiscalizações por parte das autoridades competentes”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Raio !!!!!………………. com tantos corruptos, vigaristas e oportunistas desmascarados, não vai haver prisões suficientes . Há que pensar em reabilitar o Tarrafal !

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …