Operação Rota Final faz cinco arguidos. Três ex-presidentes de câmara na lista

Tiago Henrique Marques / Lusa

O Operação Rota Final, que esta quarta-feira levou a cabo várias buscas em 18 autarquias do Norte e Centro do país, fez cinco arguidos, avança o Público.

Inicialmente, a Procuradoria-Geral Distrital (PGD) de Coimbra divulgou que seriam quatro pessoas, entre ex-autarcas, funcionários de autarquias e de uma empresa de transportes

O diário precisa agora, citando fonte da investigação, que entre os arguidos estão Álvaro Amaro, ex-presidente da Câmara da Guarda e agora eurodeputado eleito nas listas do PSD, Francisco Lopes, ex-presidente da Câmara de Lamego e Hernâni Almeida (PSD), ex-presidente da Câmara de Armamar. No rol de arguidos está ainda um funcionário da Câmara de Lamego (PSD) e um administrador da Transdev.

Em causa está uma operação da Polícia Judiciária, esta quarta-feira divulgada, sobre um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.

A PJ fez buscas em 18 câmaras municipais do Norte e Centro do país, num processo em que a operadora de transportes públicos Transdev também é visada.

Águeda, Almeida, Armamar, Belmonte, Barcelos, Braga, Cinfães, Fundão, Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Sertã, Soure, Pinhel e Tarouca são as autarquias sob investigação.

“No decurso desta operação, foram, até agora, constituídos quatro arguidos, entre ex-autarcas, funcionários de autarquias e de uma empresa de transportes”, refere a Procuradoria, dando conta que a investigação visa esclarecer os termos é que a Transdev “obteve contratos e compensações financeiras” com estas autarquias.

Ainda de acordo com a PGD, em causa estão “indícios de tráfico de influência, participação económica e corrupção, entre outros crimes”.

CM Guarda sem arguidos

A Câmara Municipal da Guarda esclareceu esta terça-feira que “nenhum dos colaboradores ou eleitos em exercício” na autarquia foram constituídos arguidos nas buscas da PJ.

Em comunicado, o presidente da autarquia da Guarda, Carlos Chaves Monteiro (PSD), afirma “o município da Guarda, em face das buscas realizadas, prestou a necessária e a adequada colaboração com vista ao cabal esclarecimento da verdade nos presentes autos”.

Também o município de Barcelos afirmou ter prestado “toda a colaboração solicitada pelos inspetores” da PJ. Por sua vez, a Câmara do Fundão mostrou-se convicta de que as dúvidas ficaram “cabalmente dissipadas e esclarecidas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ERC regista como "publicação de informação" site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como "publicação de informação", em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um "site de propaganda". Segundo o Diário de Notícias, a …

Conselho da Europa pede que polícia portuguesa tenha mais treino sobre direitos humanos

O Conselho da Europa (CE) acredita que teria sido uma boa ideia incluir no próximo recenseamento da população portuguesa, marcado para 2021, uma questão sobre a origem étnica. A proposta chegou a ser avaliada por …

Encontradas sete bombas da 2ª Guerra Mundial no espaço da futura fábrica da Tesla

A polícia alemã informou no domingo que técnicos em explosivos desativaram sete bombas da 2ª Guerra Mundial encontradas num terreno onde irá funcionar a fábrica da Tesla, nas proximidades de Berlim. A Tesla decidiu na última …

Estado compra coleção de arte do BPN por 5 milhões de euros

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou esta segunda-feira que o Estado comprou a coleção de arte do ex-BPN por 5 milhões de euros. Esta irá ser fixada em Coimbra. Em entrevista ao Observador, a ministra …

Para alívio do Governo, Salvini saiu derrotado das eleições em Emília-Romanha

Nas eleições regionais na Emília-Romanha, no norte de Itália, o partido do antigo vice-primeiro-ministro saiu derrotado com quase oito pontos de diferença. O Partido Democrático (PD) manteve o poder no bastião da esquerda da Emília-Romanha, na sequência …

PJ intercepta veleiro com 1820 quilos de cocaína. Dois estrangeiros detidos na operação

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou um veleiro com 1820 quilos de cocaína, no âmbito de uma "complexa operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes por via marítima", anunciou a Polícia, chamada Operação Glória. Esta operação …

A "pior gata do mundo" está para adoção. "Pensávamos que estava doente, mas é só mesmo parva"

Responsáveis do abrigo de animais do condado de Mitchell, na Carolina do Norte, colocaram um anúncio no Facebook para a adoção da "pior gata do mundo". "Conheçam Perdita, a gata que não é para os fracos …

Offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi montado em Portugal

Um offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi criado com o apoio de uma sociedade de advogados portuguesa. A informação foi encontrada nos documentos revelados pelo Luanda Leaks. Em 2014, a Andco Corporate …

Gage Skidmore

Livro de John Bolton revela como Trump fez depender ajuda à Ucrânia de investigação a Biden

O rascunho de um livro do antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton revela como o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia até …

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …