Cinco toneladas de alheiras apreendidas a empresa de autarca que omitiu interesses do Parlamento

Município de Mirandela / Facebook

A presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cinco toneladas de alheiras na empresa Vifumeiro, propriedade da presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, e de familiares. A ex-deputada do PS terá omitido os seus interesses nesta empresa quando estava na Assembleia da República.

A operação da ASAE realizou-se no início da semana, como relata o Jornal de Notícias (JN), frisando que há suspeitas de que as alheiras fabricadas na Vifumeiro, localizada em Vinhais, são, vendidas com a marca da empresa Alheiras Amil, sediada em Mirandela.

Esta distância de cerca de 60 quilómetros é relevante porque Mirandela tem o estatuto de indicação geográfica protegida pela União Europeia (UE), enquanto Vinhais não o tem.

A presidente da Câmara de Mirandela é sócia das duas empresas, detendo 9% da Vifumeiro – Fumeiro e Carnes, LDA e 12,46% da Alheiras Amil.

A apreensão das alheiras é justificada com as suspeitas da prática de crimes de fraude sobre mercadoria e violação da indicação geográfica. O Ministério Público está a investigar o caso.

O JN avança, entretanto, que a autarca omitiu os seus interesses nestas duas empresas quando esteve no Parlamento como deputada do PS. Durante os dois anos do seu mandato na Assembleia da República, Júlia Rodrigues não terá revelado essa informação, apesar de a isso estar obrigada.

Enquanto foi deputada, a autarca foi coordenadora dos socialistas na Comissão Parlamentar da Agricultura e deu o seu voto relativamente a apoios financeiros para os produtores de alheira. Também integrou o grupo de trabalho que elaborou a nova Lei da Transparência para os titulares de cargos políticos e públicos.

Júlia Rodrigues foi gerente da Vifumeiro até 2007.

A autarca garante ao JN que a sua “intervenção na empresa é zero” desde que foi eleita deputada. “Efectivamente, a empresa é familiar, mas tenho uma quota insignificante da herança do meu pai, que faleceu em 2009”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É um fartote de caça as bruxas, não por casos de ilegalidades eventuais, mas sim para conquista de “tacho’s” nas próximas eleições. Politica de uma baixeza onde tudo vale. Casos, se ilegais não nasceram hoje!!! Silenciados para servirem de arma de arremesso, ou seja, se não houvesse Eleições, estava tudo e estavam todos caladinhos, corrupção e favorecimentos dos Políticos não viriam a Publico. Por estas e por outras a Politica afasta cada vez mais os Eleitores do que deveria ser um direito e um dever. Politica nojenta!

  2. Em tempos de eleições vale tudo e tudo vale, como se só agora é que só agora é que houvesse e corrupção ela já vem de há dezenas de anos, quem não se lembra de o Cavaco Silva ter acabado com a Alta Autoridade Contra a Corrupção, não foi por acaso que acabou com ela, como é que estes políticos querem que acreditemos e confiemos nesta classe política que se aproveita de casos para fazer política, como m querem que os eleitores votem neles se na atual classe política não se vê um político seja ele da Esquerda Direita ou Centro que se possa dizer que está isento, quando vemos tanto dos Governos Centrais Autarcas e deputados envolvidos em casos de corrupção de compadrio de pagar favores ás suas clientelas políticas, quando vemos a Justiça a arquivar casos que envolvem uma casta política, quando vemos os jornalistas que deveriam servir o País a bajular partidos políticos quando deveriam ser isentos, quando os meios de Comunicação Social de TVs e Rádios a terem comentadores políticos que são partidários dos partidos

  3. ahhhhh, que horror.. isso tudo e culpa do passos coelho e da direita da cristas e afins… , … o be e o pan deviam convocar uma manifestaçao contra esta pouca vergonha fascista… que esconde e embusta as leis e a populaçao…… quando formos votar nao nos podemos esquecer de qem anda a brincar com os portugueses e a faze los de otarios……

    • “quando formos votar nao nos podemos esquecer de qem anda a brincar com os portugueses e a faze los de otarios…”
      Tu fazes tão bem de otário, que não precisas de ajuda “externa”!…

  4. faço de otario nao.. se fiizesse de otario nem tinhas ordens para me responder… o que t sabes de propaganda ja a mim me esqeceu… andas a ler muito a filosofia nazista.. agora ja o governo esta contra os grevistas e a favor do patronato ao que a geringonça chegou e fez chegar o pais…… as amplas liberdades do proletariado viraram amplas benesses do estado sucialista. e eu e que sou otario???… devias ter vergonha ainda de papaguear asneiras e mentirinhas adocicadas……para os tais otarios de quem gostas

RESPONDER

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …