Cinco toneladas de alheiras apreendidas a empresa de autarca que omitiu interesses do Parlamento

Município de Mirandela / Facebook

A presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cinco toneladas de alheiras na empresa Vifumeiro, propriedade da presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, e de familiares. A ex-deputada do PS terá omitido os seus interesses nesta empresa quando estava na Assembleia da República.

A operação da ASAE realizou-se no início da semana, como relata o Jornal de Notícias (JN), frisando que há suspeitas de que as alheiras fabricadas na Vifumeiro, localizada em Vinhais, são, vendidas com a marca da empresa Alheiras Amil, sediada em Mirandela.

Esta distância de cerca de 60 quilómetros é relevante porque Mirandela tem o estatuto de indicação geográfica protegida pela União Europeia (UE), enquanto Vinhais não o tem.

A presidente da Câmara de Mirandela é sócia das duas empresas, detendo 9% da Vifumeiro – Fumeiro e Carnes, LDA e 12,46% da Alheiras Amil.

A apreensão das alheiras é justificada com as suspeitas da prática de crimes de fraude sobre mercadoria e violação da indicação geográfica. O Ministério Público está a investigar o caso.

O JN avança, entretanto, que a autarca omitiu os seus interesses nestas duas empresas quando esteve no Parlamento como deputada do PS. Durante os dois anos do seu mandato na Assembleia da República, Júlia Rodrigues não terá revelado essa informação, apesar de a isso estar obrigada.

Enquanto foi deputada, a autarca foi coordenadora dos socialistas na Comissão Parlamentar da Agricultura e deu o seu voto relativamente a apoios financeiros para os produtores de alheira. Também integrou o grupo de trabalho que elaborou a nova Lei da Transparência para os titulares de cargos políticos e públicos.

Júlia Rodrigues foi gerente da Vifumeiro até 2007.

A autarca garante ao JN que a sua “intervenção na empresa é zero” desde que foi eleita deputada. “Efectivamente, a empresa é familiar, mas tenho uma quota insignificante da herança do meu pai, que faleceu em 2009”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É um fartote de caça as bruxas, não por casos de ilegalidades eventuais, mas sim para conquista de “tacho’s” nas próximas eleições. Politica de uma baixeza onde tudo vale. Casos, se ilegais não nasceram hoje!!! Silenciados para servirem de arma de arremesso, ou seja, se não houvesse Eleições, estava tudo e estavam todos caladinhos, corrupção e favorecimentos dos Políticos não viriam a Publico. Por estas e por outras a Politica afasta cada vez mais os Eleitores do que deveria ser um direito e um dever. Politica nojenta!

  2. Em tempos de eleições vale tudo e tudo vale, como se só agora é que só agora é que houvesse e corrupção ela já vem de há dezenas de anos, quem não se lembra de o Cavaco Silva ter acabado com a Alta Autoridade Contra a Corrupção, não foi por acaso que acabou com ela, como é que estes políticos querem que acreditemos e confiemos nesta classe política que se aproveita de casos para fazer política, como m querem que os eleitores votem neles se na atual classe política não se vê um político seja ele da Esquerda Direita ou Centro que se possa dizer que está isento, quando vemos tanto dos Governos Centrais Autarcas e deputados envolvidos em casos de corrupção de compadrio de pagar favores ás suas clientelas políticas, quando vemos a Justiça a arquivar casos que envolvem uma casta política, quando vemos os jornalistas que deveriam servir o País a bajular partidos políticos quando deveriam ser isentos, quando os meios de Comunicação Social de TVs e Rádios a terem comentadores políticos que são partidários dos partidos

  3. ahhhhh, que horror.. isso tudo e culpa do passos coelho e da direita da cristas e afins… , … o be e o pan deviam convocar uma manifestaçao contra esta pouca vergonha fascista… que esconde e embusta as leis e a populaçao…… quando formos votar nao nos podemos esquecer de qem anda a brincar com os portugueses e a faze los de otarios……

    • “quando formos votar nao nos podemos esquecer de qem anda a brincar com os portugueses e a faze los de otarios…”
      Tu fazes tão bem de otário, que não precisas de ajuda “externa”!…

  4. faço de otario nao.. se fiizesse de otario nem tinhas ordens para me responder… o que t sabes de propaganda ja a mim me esqeceu… andas a ler muito a filosofia nazista.. agora ja o governo esta contra os grevistas e a favor do patronato ao que a geringonça chegou e fez chegar o pais…… as amplas liberdades do proletariado viraram amplas benesses do estado sucialista. e eu e que sou otario???… devias ter vergonha ainda de papaguear asneiras e mentirinhas adocicadas……para os tais otarios de quem gostas

RESPONDER

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …

Funerárias de Nova Iorque processadas por guardarem cadáveres em camiões

Devido ao elevado número de mortes causadas pela covid-19, as agências Andrew T. Cleckley, DeKalb e Armistead Burial armazenavam os corpos nos camiões frigoríficos até ser possível realizar os funerais. Três processos foram movidos por, pelo …

"Never again". Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald …

Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas

A Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas. Os estádios vão poder ter 25% da sua capacidade preenchida, anunciou o primeiro-ministro. De acordo com o jornal online Observador, a liga …

Recondicionados e "banhados a ouro". Irmão de Pablo Escobar vai vender iPhones 11 a 540 euros

A empresa de Robert Escobar, irmão do narcotraficante Pablo Escobar, está a vender iPhones 11 Pro recondicionados por 499 dólares (450 euros). Numa comunicação citada pelo portal Engadget, a Escobar Inc revela que está a vender …

É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde. A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada …

Quem andar de montanha russa no Japão não pode gritar (nem bater palmas)

A Associação de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão divulgou um novo guia de recomendações, numa altura em que o país começa a reabrir face à redução do número de novos casos de …

Jackson Martínez admite terminar carreira no final da época

O futebolista colombiano admitiu, numa entrevista a uma rádio colombiana, que está a pensar pôr um ponto final na carreira no final desta temporada. "Não descarto retirar-me, mas por agora estou focado em terminar a época. …

Na Rússia, os médicos na linha da frente não são aplaudidos das janelas. Enfrentam desconfiança e hostilidade

Em muitos países, os profissionais de saúde na linha da frente do combate ao novo coronavírus são apreciados e até aplaudidos das janelas. No entanto, na Rússia, a história é diferente. De acordo com a …