Cinco toneladas de alheiras apreendidas a empresa de autarca que omitiu interesses do Parlamento

Município de Mirandela / Facebook

A presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cinco toneladas de alheiras na empresa Vifumeiro, propriedade da presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, e de familiares. A ex-deputada do PS terá omitido os seus interesses nesta empresa quando estava na Assembleia da República.

A operação da ASAE realizou-se no início da semana, como relata o Jornal de Notícias (JN), frisando que há suspeitas de que as alheiras fabricadas na Vifumeiro, localizada em Vinhais, são, vendidas com a marca da empresa Alheiras Amil, sediada em Mirandela.

Esta distância de cerca de 60 quilómetros é relevante porque Mirandela tem o estatuto de indicação geográfica protegida pela União Europeia (UE), enquanto Vinhais não o tem.

A presidente da Câmara de Mirandela é sócia das duas empresas, detendo 9% da Vifumeiro – Fumeiro e Carnes, LDA e 12,46% da Alheiras Amil.

A apreensão das alheiras é justificada com as suspeitas da prática de crimes de fraude sobre mercadoria e violação da indicação geográfica. O Ministério Público está a investigar o caso.

O JN avança, entretanto, que a autarca omitiu os seus interesses nestas duas empresas quando esteve no Parlamento como deputada do PS. Durante os dois anos do seu mandato na Assembleia da República, Júlia Rodrigues não terá revelado essa informação, apesar de a isso estar obrigada.

Enquanto foi deputada, a autarca foi coordenadora dos socialistas na Comissão Parlamentar da Agricultura e deu o seu voto relativamente a apoios financeiros para os produtores de alheira. Também integrou o grupo de trabalho que elaborou a nova Lei da Transparência para os titulares de cargos políticos e públicos.

Júlia Rodrigues foi gerente da Vifumeiro até 2007.

A autarca garante ao JN que a sua “intervenção na empresa é zero” desde que foi eleita deputada. “Efectivamente, a empresa é familiar, mas tenho uma quota insignificante da herança do meu pai, que faleceu em 2009”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É um fartote de caça as bruxas, não por casos de ilegalidades eventuais, mas sim para conquista de “tacho’s” nas próximas eleições. Politica de uma baixeza onde tudo vale. Casos, se ilegais não nasceram hoje!!! Silenciados para servirem de arma de arremesso, ou seja, se não houvesse Eleições, estava tudo e estavam todos caladinhos, corrupção e favorecimentos dos Políticos não viriam a Publico. Por estas e por outras a Politica afasta cada vez mais os Eleitores do que deveria ser um direito e um dever. Politica nojenta!

  2. Em tempos de eleições vale tudo e tudo vale, como se só agora é que só agora é que houvesse e corrupção ela já vem de há dezenas de anos, quem não se lembra de o Cavaco Silva ter acabado com a Alta Autoridade Contra a Corrupção, não foi por acaso que acabou com ela, como é que estes políticos querem que acreditemos e confiemos nesta classe política que se aproveita de casos para fazer política, como m querem que os eleitores votem neles se na atual classe política não se vê um político seja ele da Esquerda Direita ou Centro que se possa dizer que está isento, quando vemos tanto dos Governos Centrais Autarcas e deputados envolvidos em casos de corrupção de compadrio de pagar favores ás suas clientelas políticas, quando vemos a Justiça a arquivar casos que envolvem uma casta política, quando vemos os jornalistas que deveriam servir o País a bajular partidos políticos quando deveriam ser isentos, quando os meios de Comunicação Social de TVs e Rádios a terem comentadores políticos que são partidários dos partidos

  3. ahhhhh, que horror.. isso tudo e culpa do passos coelho e da direita da cristas e afins… , … o be e o pan deviam convocar uma manifestaçao contra esta pouca vergonha fascista… que esconde e embusta as leis e a populaçao…… quando formos votar nao nos podemos esquecer de qem anda a brincar com os portugueses e a faze los de otarios……

    • “quando formos votar nao nos podemos esquecer de qem anda a brincar com os portugueses e a faze los de otarios…”
      Tu fazes tão bem de otário, que não precisas de ajuda “externa”!…

  4. faço de otario nao.. se fiizesse de otario nem tinhas ordens para me responder… o que t sabes de propaganda ja a mim me esqeceu… andas a ler muito a filosofia nazista.. agora ja o governo esta contra os grevistas e a favor do patronato ao que a geringonça chegou e fez chegar o pais…… as amplas liberdades do proletariado viraram amplas benesses do estado sucialista. e eu e que sou otario???… devias ter vergonha ainda de papaguear asneiras e mentirinhas adocicadas……para os tais otarios de quem gostas

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …