Cinco toneladas de alheiras apreendidas a empresa de autarca que omitiu interesses do Parlamento

Município de Mirandela / Facebook

A presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cinco toneladas de alheiras na empresa Vifumeiro, propriedade da presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, e de familiares. A ex-deputada do PS terá omitido os seus interesses nesta empresa quando estava na Assembleia da República.

A operação da ASAE realizou-se no início da semana, como relata o Jornal de Notícias (JN), frisando que há suspeitas de que as alheiras fabricadas na Vifumeiro, localizada em Vinhais, são, vendidas com a marca da empresa Alheiras Amil, sediada em Mirandela.

Esta distância de cerca de 60 quilómetros é relevante porque Mirandela tem o estatuto de indicação geográfica protegida pela União Europeia (UE), enquanto Vinhais não o tem.

A presidente da Câmara de Mirandela é sócia das duas empresas, detendo 9% da Vifumeiro – Fumeiro e Carnes, LDA e 12,46% da Alheiras Amil.

A apreensão das alheiras é justificada com as suspeitas da prática de crimes de fraude sobre mercadoria e violação da indicação geográfica. O Ministério Público está a investigar o caso.

O JN avança, entretanto, que a autarca omitiu os seus interesses nestas duas empresas quando esteve no Parlamento como deputada do PS. Durante os dois anos do seu mandato na Assembleia da República, Júlia Rodrigues não terá revelado essa informação, apesar de a isso estar obrigada.

Enquanto foi deputada, a autarca foi coordenadora dos socialistas na Comissão Parlamentar da Agricultura e deu o seu voto relativamente a apoios financeiros para os produtores de alheira. Também integrou o grupo de trabalho que elaborou a nova Lei da Transparência para os titulares de cargos políticos e públicos.

Júlia Rodrigues foi gerente da Vifumeiro até 2007.

A autarca garante ao JN que a sua “intervenção na empresa é zero” desde que foi eleita deputada. “Efectivamente, a empresa é familiar, mas tenho uma quota insignificante da herança do meu pai, que faleceu em 2009”, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É um fartote de caça as bruxas, não por casos de ilegalidades eventuais, mas sim para conquista de “tacho’s” nas próximas eleições. Politica de uma baixeza onde tudo vale. Casos, se ilegais não nasceram hoje!!! Silenciados para servirem de arma de arremesso, ou seja, se não houvesse Eleições, estava tudo e estavam todos caladinhos, corrupção e favorecimentos dos Políticos não viriam a Publico. Por estas e por outras a Politica afasta cada vez mais os Eleitores do que deveria ser um direito e um dever. Politica nojenta!

  2. Em tempos de eleições vale tudo e tudo vale, como se só agora é que só agora é que houvesse e corrupção ela já vem de há dezenas de anos, quem não se lembra de o Cavaco Silva ter acabado com a Alta Autoridade Contra a Corrupção, não foi por acaso que acabou com ela, como é que estes políticos querem que acreditemos e confiemos nesta classe política que se aproveita de casos para fazer política, como m querem que os eleitores votem neles se na atual classe política não se vê um político seja ele da Esquerda Direita ou Centro que se possa dizer que está isento, quando vemos tanto dos Governos Centrais Autarcas e deputados envolvidos em casos de corrupção de compadrio de pagar favores ás suas clientelas políticas, quando vemos a Justiça a arquivar casos que envolvem uma casta política, quando vemos os jornalistas que deveriam servir o País a bajular partidos políticos quando deveriam ser isentos, quando os meios de Comunicação Social de TVs e Rádios a terem comentadores políticos que são partidários dos partidos

  3. ahhhhh, que horror.. isso tudo e culpa do passos coelho e da direita da cristas e afins… , … o be e o pan deviam convocar uma manifestaçao contra esta pouca vergonha fascista… que esconde e embusta as leis e a populaçao…… quando formos votar nao nos podemos esquecer de qem anda a brincar com os portugueses e a faze los de otarios……

    • “quando formos votar nao nos podemos esquecer de qem anda a brincar com os portugueses e a faze los de otarios…”
      Tu fazes tão bem de otário, que não precisas de ajuda “externa”!…

  4. faço de otario nao.. se fiizesse de otario nem tinhas ordens para me responder… o que t sabes de propaganda ja a mim me esqeceu… andas a ler muito a filosofia nazista.. agora ja o governo esta contra os grevistas e a favor do patronato ao que a geringonça chegou e fez chegar o pais…… as amplas liberdades do proletariado viraram amplas benesses do estado sucialista. e eu e que sou otario???… devias ter vergonha ainda de papaguear asneiras e mentirinhas adocicadas……para os tais otarios de quem gostas

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …