Airbus testa novo avião que bate a ponta das asas (e pode diminuir a turbulência)

O último teste de voo realizado pelo AlbatrossOne, da multinacional Airbus, veio provar que o “bater da ponta das asas” pode melhorar o desempenho da aeronave. Além disso, o avião atingiu agora uma nova meta – a ponta das suas asas vai passar a ser 75% maior.

No ano passado, a Airbus deu a conhecer o AlbatrossOne, uma nova aeronave que tem uma característica peculiar, inspirada no voo do albatroz – a ponta das asas “batem”. Essa característica faz com que as pontas das asas batam livremente, reagindo e dobrando consoante as rajadas de vento, o que irá reduzir o arrasto e os efeitos da turbulência.

O avião, baseado no A321, é construído a partir de polímeros reforçados com fibra de carbono e fibra de vidro e as pontas das suas asas são articuladas e “semi-aeroelásticas”.

De acordo com a CNN, após um segundo teste de voo bem-sucedido, o AlbatrossONE atingiu um novo marco: as pontas das asas são 75% mais longas do que as testadas na primeira fase.

Tom Wilson, líder do projeto semi-aeroelástico da Airbus, disse esta semana num comunicado que os testes lhes “permitiram provar que as pontas das asas a bater livremente podem aliviar a carga das asas, enquanto aumentam a taxa de rotação em comparação com as pontas de asas fixas e evitam tip stall durante a aterragem“, melhorando o desempenho da aeronave.

O engenheiro-chefe da AlbatrossOne, James Kirk, acrescentou: “Agora que obtivemos a validação do conceito em pequena escala, aumentaremos os nossos esforços para aperfeiçoar a tecnologia numa escala maior.”

“O conceito de pontas das asas com dobradiças não é novo”, disse Wilson, referindo-se à inspiração no albatroz, uma ave marinha capaz de voar durante horas com pouco esforço das suas asas.

“Os jatos militares já as usam para permitir uma maior capacidade de armazenamento nos porta-aviões. No entanto, o AlbatrossOne é a primeira aeronave a ser testada em voo, batendo as pontas das asas livremente – que correspondem até um terço do comprimento da asa”, acrescentou.

A nova aeronave da Airbus faz parte de um “bando” de designs da empresa aeroespacial que foram inspirados em pássaros. O projeto de demonstração de voo fello’fly está a investigar se a eficiência aerodinâmica pode ser aumentada se as aeronaves comerciais voarem em formação, imitando os padrões de voo dos pássaros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …

Entre críticas e um mea culpa, Marcelo não quer "sistema manco" e deixa recados à direita e esquerda

Marcelo Rebelo de Sousa deixa algumas críticas ao Governo e aos partidos políticos pela forma como tem sido alinhada a resposta à pandemia de covid-19, mas também faz um mea culpa quanto ao alívio das …

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …