Os aviões da Airbus podem começar a voar em formação (como os pássaros)

Airbus

A multinacional aeroespacial Airbus está a investigar uma nova forma de os aviões comerciais economizarem combustível: voar em formação como um bando de pássaros em migração.

De acordo com a CNN, a Airbus UpNext estudou as eficiências aerodinâmicas que surgem de voar em formação. A UpNext está a planear testar a ideia com dois jatos de passageiros como parte de um projeto de demonstração chamado “fello’fly”. Os primeiros testes, que vão envolver duas das aeronaves A350 da empresa, já começaram em março de 2020.

“É muito, muito diferente do que os militares chamariam de voo em formação”, disse Sandra Bour Schaeffer, CEO da Airbus UpNext, em declarações à CNN. “Não tem nada a ver com formação fechada.”

Ao voar perto um do outro, cada pássaro – ou avião – beneficia do rasto do alvo seguinte. A ponta das asas de cada pássaro cria um vórtice, que pode fornecer sustentação ao pássaro atrás dele.

Vórtices extremamente poderosos – especialmente gerados por uma grande aeronave – são conhecidos por virar aviões mais pequenos que encontraram o tornado horizontal de ar a fluir para trás. Evitar a turbulência do rasto faz parte do currículo de um piloto. “Os pilotos são treinados para não voar no vórtice de uma aeronave anterior”, disse o engenheiro de teste de voo Bour Schaeffer.

“[Os pilotos] estarão a 1 1/2 a 2 milhas náuticas de distância da aeronave líder, e ligeiramente deslocados, o que significa que estão do lado do vórtice”, explicou Schaeffer. “Já não é o vórtice, é a corrente suave de ar em rotação que está ao lado do vórtice, e usamos a corrente ascendente desse ar”.

https://twitter.com/Airbus/status/1303717556805664770

De acordo com Schaeffer, os A350 podem economizar entre 5% e 10% em combustível – o que é, segundo a CNN, um “número enorme”.

Apesar da economia de combustível, ter aviões a voar próximos unss do outros envolve pelo menos algum nível de risco. Antes de a técnica ser implementa, a equipa teria de convencer os provedores de serviços e agências de aviação do Governo a mudar os regulamentos para permitir que os aviões voassem em formação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …