Os aviões da Airbus podem começar a voar em formação (como os pássaros)

Airbus

A multinacional aeroespacial Airbus está a investigar uma nova forma de os aviões comerciais economizarem combustível: voar em formação como um bando de pássaros em migração.

De acordo com a CNN, a Airbus UpNext estudou as eficiências aerodinâmicas que surgem de voar em formação. A UpNext está a planear testar a ideia com dois jatos de passageiros como parte de um projeto de demonstração chamado “fello’fly”. Os primeiros testes, que vão envolver duas das aeronaves A350 da empresa, já começaram em março de 2020.

“É muito, muito diferente do que os militares chamariam de voo em formação”, disse Sandra Bour Schaeffer, CEO da Airbus UpNext, em declarações à CNN. “Não tem nada a ver com formação fechada.”

Ao voar perto um do outro, cada pássaro – ou avião – beneficia do rasto do alvo seguinte. A ponta das asas de cada pássaro cria um vórtice, que pode fornecer sustentação ao pássaro atrás dele.

Vórtices extremamente poderosos – especialmente gerados por uma grande aeronave – são conhecidos por virar aviões mais pequenos que encontraram o tornado horizontal de ar a fluir para trás. Evitar a turbulência do rasto faz parte do currículo de um piloto. “Os pilotos são treinados para não voar no vórtice de uma aeronave anterior”, disse o engenheiro de teste de voo Bour Schaeffer.

“[Os pilotos] estarão a 1 1/2 a 2 milhas náuticas de distância da aeronave líder, e ligeiramente deslocados, o que significa que estão do lado do vórtice”, explicou Schaeffer. “Já não é o vórtice, é a corrente suave de ar em rotação que está ao lado do vórtice, e usamos a corrente ascendente desse ar”.

https://twitter.com/Airbus/status/1303717556805664770

De acordo com Schaeffer, os A350 podem economizar entre 5% e 10% em combustível – o que é, segundo a CNN, um “número enorme”.

Apesar da economia de combustível, ter aviões a voar próximos unss do outros envolve pelo menos algum nível de risco. Antes de a técnica ser implementa, a equipa teria de convencer os provedores de serviços e agências de aviação do Governo a mudar os regulamentos para permitir que os aviões voassem em formação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …