O comité de investigação russo confirmou, este domingo, a morte de Yevgeny Prigozhin, em queda de avião, após uma série de exames genéticos.
A morte do chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, cujo avião caiu na quarta-feira na Rússia, foi confirmada por exames genéticos, anunciou este domingo o Comité de Investigação Russo.
No final da “perícia genética molecular” foi apurado que as identidades das 10 vítimas, cujos corpos foram encontrados após a queda, “correspondem à lista” de passageiros e tripulantes do avião, indicou, num comunicado, o Comité, órgão responsável pelas principais investigações na Rússia.
Sem acrescentar mais detalhes, o Comité indicou que entre as vítimas estava Prigozhin.
Os investigadores não se pronunciaram sobre eventuais causas da queda do avião.
Diferentes versões do ocorrido estão a ser discutidas. Canais próximos do grupo Wagner afirmaram que o avião poderá ter sido abatido pela defesa antiaérea russa, outros por um atentado ou ainda por um drone inimigo.
Além dessas hipóteses, após o desastre o canal Readovka, no Telegram, alertou para a possibilidade de Prigozhin poder estar a bordo de um segundo avião, que aterrou em Moscovo, e que, por isso, poderia estar vivo… no entanto, passado umas horas, a própria fonte deixou cair por terra essa teoria, uma vez que admitiu ter informações que garantiam a morte de Prigozhin.
O jato particular que transportava Prigozhin e a sua guarda caiu no final da tarde de quarta-feira na região de Tver, a noroeste de Moscovo, levantando imediatamente suspeitas de um assassinato orquestrado pelo poder russo.
Em Washington, Paris, Berlim ou Kiev, altos funcionários deram a entender que as suas suspeitas recaíam diretamente sobre o Kremlin.
Por seu lado, o Kremlin negou ter ordenado o assassinato de Prigozhin, qualificando estas insinuações como “especulação”.
ZAP // Lusa
É surpreendente a falta de cuidado de Prigozhin e companhia ao viajarem todos juntos no mesmo avião. Em consequência disso, o Grupo Wagner foi decapitado e está ainda mais à mercê de Putin.Putin este que, agora, não deve estar disposto a deixar crescer muito os restantes grupos paramilitares privados.
Putin bem pode negar que não ordenou a morte de Perigozhin que ninguém acredita.
Se os russos confirmam, pode ser… ou não!…
Ok, os testes de ADN são positivos, mas não poderá ser uma mentira do Putin? O laboratório que fez o teste não é RUSSO?
Por que os Russos não enviaram para fora da Russia o material????
O facto de ser ou não verídica a informação Russa , nada muda en respeito ao conflito atual . Enquanto não for cortada a cabeça da cobra o Povo Russo e Ucraniano não viverá en Paz !
Mas alguém em plena consciência duvida que ele foi morto por Putin? Isto é, ele encarregou alguém de fazer este serviço. A tentativa de golpe de estado, tinha que ter consequências drásticas. Dos dois aviões só o de Prigozhin foi abatido pelo míssil. Pontaria eficaz!
Mas não há ninguém neste planeta ou arredores, que consiga exterminar esta erva daninha? Ele vai exterminar o planeta e ninguém vai conseguir fazer nada??Como é possivel??? Acabar com este e mais 3 ou 4 e este mundo era um sossego.