Governo vota contra mas ADSE vai mesmo ser alargada

O Conselho Geral e de Supervisão deu luz verde à entrada dos funcionários públicos com contrato individual de trabalho, com os votos contra dos quatro representantes do Governo.

O alargamento do subsistema de saúde dos trabalhadores e reformados da administração pública vai ser feito por fases, sendo que a primeira irá abranger os funcionários com contrato individual de trabalho e os funcionários que renunciaram à ADSE e que, , à luz das regras em vigor, estão impedidos de regressar, avança o Dinheiro Vivo.

O diploma foi aprovado na reunião desta quinta-feira do Conselho Geral e de Supervisão, tendo reunido a maioria dos votos dos 17 elementos do CGS. Só os quatro representantes do Governo – dois pelo Ministério das Finanças e dois pelo Ministério da Saúde – votaram contra.

Contudo, os votos contra destes quatro membros não foram suficientes para travar o parecer positivo à abertura limitada da ADSE.

José Abraão, representante da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap) explicou ao jornal que o objetivo é que o diploma que concretiza a entrada daqueles novos beneficiários possa ficar concluído durante o próximo mês de junho.

No entanto, o calendário está dependente da tomada de posse do novo presidente do Conselho Diretivo da ADSE, que irá substituir Carlos Liberato Baptista, na sequência do seu pedido de demissão. O Governo já enviou para a Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (Cresap) o nome do novo presidente da ADSE.

O processo de entrada de novos beneficiários começou a ser discutido há cerca de um ano, mas os modelos que têm vindo a ser apresentados não reuniram o consenso do CGS, dado que a maioria dos elementos receava o impacto na sustentabilidade financeira do sistema. Numa das propostas iniciais chegou a ser admitida a entrada dos cônjuges dos beneficiários.

Com a entrada dos funcionários com contrato individual de trabalho e dos funcionários que renunciaram, a ADSE poderá ganhar cerca de 60 mil novos beneficiários.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …