ACT lança campanha para promover locais de trabalho saudáveis

wili_hybrid / Flickr

-

Uma campanha europeia de consciencialização para a importância da segurança e saúde no trabalho arrancou hoje em Portugal, com o objetivo de mostrar a “melhor forma” de lidar com o stresse e os riscos psicossociais nas empresas.

Promovida pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), a campanha “Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stress” tem como base um estudo segundo o qual 51% dos trabalhadores europeus considera habitual o stress no local de trabalho.

Através da campanha, que decorre até 2015, a ACT procurará “apoiar e orientar os empregadores, gestores, trabalhadores e seus representantes para a prevenção de situações geradoras de stresse e promoção de ambientes de trabalho saudáveis”, explicou Emília Telo, da Ponto Focal Nacional da EU-OSHA, numa resposta escrita enviada à Lusa.

Emília Telo adiantou que a prevalência de stress relacionado com o trabalho na Europa é elevada e com “custos significativos para organizações e economias”.

Segundo o estudo da EU-OSHA, quatro em cada 10 profissionais afirmam que o stress não é corretamente abordado na sua empresa.

Atualmente, o stress é o segundo problema profissional mais frequente entre os trabalhadores europeus (logo a seguir às doenças músculo-esqueléticas), sendo responsável por 50 a 60% das faltas ao trabalho.

A maioria dos inquiridos (72%) apontou como causas mais comuns de stress a reorganização do trabalho ou a insegurança laboral, enquanto 66% referiram os horários alargados e o volume de trabalho excessivo e 59% apontaram a intimidação ou o assédio moral no trabalho.

Os trabalhadores mais expostos a estas situações ficam mais suscetíveis a doenças psicológicas e profissionais, fatores que levam a uma baixa produtividade e a um aumento de absentismo.

Realidade europeia

Na Europa, estima-se que os custos totais com perturbações da saúde mental (relacionadas ou não com o trabalho) ascendam a 240 mil milhões de euros por ano.

Menos de metade desse montante resulta de custos diretos, como tratamentos médicos, sendo 136 mil milhões de euros imputáveis à perda de produtividade, incluindo o absentismo por baixa médica.

“É, pois, importante invertermos esta situação para benefício de todos e tal pode ser alcançado, pois podemos prevenir e gerir os riscos psicossociais nos locais de trabalho”, defendeu Emília Telo.

As empresas e organizações têm “todos os motivos” para se envolverem na prevenção e gestão deste problema, através da “construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, em que todos beneficiam: trabalhadores, empresas e economia”, sustentou.

Para isso, os empregadores devem estimular os trabalhadores: “Um bom gestor inspira e motiva os seus colaboradores, conhece os seus pontos fortes e fracos, incentiva-os a trabalhar para a concretização de objetivos comuns e eleva o seu moral”.

Por seu turno, os trabalhadores ajudam a identificar problemas e encontrar soluções ao partilharem o seu conhecimento do local de trabalho com os empregadores, explicou.

Emília Telo observou que há algumas empresas portuguesas “com boas práticas neste domínio”.

“Estamos numa economia global, altamente competitiva, e tudo o que se possa fazer para benefício das empresas e da própria economia é bem recebido”, sendo a informação “um dos pilares de qualquer estratégia de prevenção de riscos profissionais”, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma falsidade, estes senhores que façam o que lhes compete e não precisam de fazer mais nada para atingir o fim a que se propõem. não é andarem a dizer aos patrões quando vão fazer a inspecção e a dizerem aos trabalhadores que se queixam, que se forem para o desemprego é bem pior que aguentarem as prepotências e ilegalidades dos patrões, ACT é uma farsa.

RESPONDER

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …