A situação está a agravar-se e a última fronteira são os Cuidados Intensivos

Caroline Blumberg / EPA

Para já, vive-se um período de acalmia, mas a situação tende a agravar-se à medida que o número de novos casos de covid-19 continua a aumentar.

Nuno Germano, diretor dos cuidados intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, não tem dúvidas de que a situação está a agravar-se de forma progressiva. “Prevejo muitas dificuldades na próxima semana“, avisou o responsável em declarações ao semanário Expresso.

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), de que faz parte o Curry Cabral, tem 20 camas disponíveis para os casos mais críticos da pandemia. Para já, vive-se um período de acalmia, mas a situação tende a agravar-se à medida que o número de novos casos de covid-19 continua a aumentar.

Para Nuno Germano, um dos principais problemas será a falta de profissionais, sobretudo enfermeiros. Nesta unidade, é necessário contratar mais 25 e, dos que estão lá, alguns preferem trabalhar noutros locais ou vão ficando infetados.

O responsável considera que os critérios de admissão são determinantes para o resultado final, já que “a taxa de mortalidade dos doentes com covid-19 aumenta com a saturação dos cuidados de saúde”.

No Hospital Santa Maria, em Lisboa, a situação também parece controlada: todos os dias recebem mais um ou dois doentes, mas as entradas são compensadas com as altas. Desde o início da pandemia, os cuidados intensivos tiveram 32 doentes com covid-19.

Os primeiros sinais de maior pressão desta segunda onda surgem no norte. O Hospital de São João, no Porto, acionou esta semana o penúltimo nível do plano de contingência, ainda que nos cuidados intensivos a situação não seja crítica. “Ainda não se sente o aumento da procura, mas com certeza vai aumentar”, avisa José Artur Paiva, diretor daquela unidade.

A taxa de mortalidade dos casos críticos na primeira fase, quando foram tratados cerca de 130 doentes, foi de 18%.

A pior taxa de mortalidade entre os hospitais centrais acontece em Coimbra: 29,4%. “Precisamos de mais 45 camas para doentes com risco de agravamento. Na dúvida, internamos, o que nos penaliza”, explica Paulo Martins, diretor dos cuidados intensivos, que tem dez camas para a pandemia e 20 para doentes não-covid.

Neste centro hospitalar os critérios de admissão são mais latos do que os congéneres. “Não sei o que nos espera, mas o nosso plano permite-nos olhar para o futuro com alguma tranquilidade.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …