A Seat Portugal decidiu suspender preventivamente a venda dos 50 automóveis que estão em stock com o motor EA189 e que estão a ser analisados pela Volkswagen para averiguar se estão equipados com o software manipulador de emissões poluentes.
A notícia foi avançada pelo Diário Económico ao início da tarde, depois de o fabricante automóvel espanhol Seat ter divulgado hoje que a nível global vendeu cerca de 700 mil carros a diesel com o motor EA189 e cumpridor da norma Euro 5, equipados com o software que falsifica os resultados dos testes antipoluição, segundo explicou um porta-voz da marca.
Contactada pela Lusa, fonte da Seat Portugal explicou que a suspensão da venda dos únicos 50 carros em stock com o motor em causa “é uma medida de prevenção até se averiguar esta situação relativamente aos motores”.
“O grupo Volkswagen está a avaliar o impacto deste motor no cumprimento das normas europeias”, disse a mesma fonte, sublinhando, contudo, “que todos estes motores são seguros, não põem em causa a condução e segurança dos utilizadores”.
Por outro lado, explicou que a acontecer uma ação de recall (chamar às oficinas), o grupo contactará todos os seus clientes, através das suas marcas, “assumindo qualquer custo com o processo”.
Quanto ao Seat Leon, um dos modelos de maior sucesso da marca, não foi afetado, frisou a mesma fonte.
A Seat Portugal adiantou ainda que “todos os novos automóveis Seat vendidos na União Europeia e equipados com o motor Euro 6 cumprem sem exceção todos os requisitos legais”.
A Seat está a apurar em termos globais quantos veículos equipados com o software foram vendidos em Espanha e especificamente de que modelos, segundo afirmou hoje o porta-voz da marca, acrescentando que “os proprietários de veículos com motores EA189 serão chamados” a centros técnicos para fazer as revisões necessárias.
A marca de automóveis, adquirida pela Voskswagen na década de 1980, já tinha afirmado hoje que tinha decidido “suspender temporariamente” as vendas e as entregas de todos os veículos Seat novos com motor a diesel EA189 e lançar uma página de internet para responder às perguntas dos seus clientes.
A Volkswagen admitiu, na semana passada, que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com dispositivos que ativam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.
O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a milhares de milhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações desde a Noruega até à Índia, e que desvalorizou a empresa num terço do seu valor em bolsa numa semana.
Na última sexta-feira, após uma maratona de reuniões de crise, o Conselho de Supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.
/Lusa
Escândalo Volkswagen
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50 os que estão em stock; e o resto ?