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Ninguém sabe quem fez os cartazes do PS

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Uma nova questão surge sobre os polémicos cartazes do Partido Socialista: quem foi, afinal, o seu autor? 

Na semana passada, as notícias sobre a campanha para as Legislativas foram dominadas pelo “Cartaz Gate“: depois dos cartazes socialistas terem sido criticados pelo seu grafismo, colocando a relação entre o PS e o publicitário Edson Athayde em cheque, os novos outdoors referentes aos números do desemprego apenas vieram piorar a situação, com a revelação de que alguns dos alegados desempregados dos cartazes eram apenas figurantes, em certos casos sem conhecimento de que as suas caras seriam utilizadas nos cartazes.

O caso levou mesmo a “um pedido de desculpas públicas, em especial às pessoas implicadas”, por parte do PS, e resultou no pedido de demissão do diretor de campanha Ascenso Simões, substituído pelo vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro.

Na sexta-feira, o PS garantiu que os cartazes não eram da autoria de Edson Athayde – que continuará para já à frente da imagem da campanha -, mas nenhuma palavra foi dita sobre quem era o seu autor.

A informação que correu dentro do PS no sábado – confirmada por fontes da direção ao Diário de Notícias – era a de que terá sido Vítor Tito, presidente do conselho de administração da agência BBZ, o seu autor.

No entanto, em declarações ao Observador, o publicitário do Porto nega qualquer responsabilidade na produção dos outdoors.

A empresa “nunca, mesmo nunca teve qualquer contrato de colaboração ou de prestação de serviços com qualquer partido ou organização partidária”, respondeu, sublinhando que a BBZ nunca faturou “um cêntimo a qualquer organização política ou partidária”, já que uma eventual conotação político-partidária “poderia ter um prejuízo objetivo” na “atividade empresarial” da agência.

Contudo, o historial de colaborações de Vítor Tito com o PS é sugestivo no sentido oposto.

O Diário de Notícias descreve, citando fontes da direção do partido, as colaborações do publicitário com o PS, nomeadamente a ajuda, a título pessoal, na campanha de Manuel Pizarro à Câmara do Porto nas últimas eleições autárquicas, e a colaboração anterior com António Costa nas várias campanhas às eleições autárquicas para Câmara Municipal de Lisboa. A autarquia aparece mesmo entre os clientes do portfólio da BBZ no site oficial da agência.

Este ano, a BBZ já foi várias vezes notícia devido a um contencioso que a empresa mantém com a Câmara do Porto.

ZAP

6 Comments

  1. Pelo poder o que esta gente fez ao António José Seguro!
    Partido Socialista implodiu após Sócrates… As facções com peso relativo são mais que muitas e sem um banco de refª PS perdeu o norte…

  2. É só os Srs. jornalistas verem onde foram impressos os cartazes e perguntarem à tipografia quem o mandou fazer, penso eu.

  3. Isto é estratégia ‘confort stop’ para A.Costa respirar, evitar evocar estar a ser vítima de sabotagem interna, e poeira assente, ai virá com novo fôlego para a campanha só que não se sabe para as legislativas se para a Mª de Belém à presidência da república

  4. O PS estará mesmo a pensar a sério ser governo? É que começo a ter muito receio de que este país depois do descrédito por que passou graças a esse partido acabe mesmo por cair na desacreditação total perante a comunidade internacional caso venham a ser “governo”.

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