O Conselho Superior do Ministério Público abriu um inquérito aos comentários tecidos por vários magistrados, em grupos restritos do Facebook, à detenção de José Sócrates. Uma decisão que poderá culminar com a abertura de processos disciplinares aos Procuradores envolvidos.
O jornal Público apurou que a decisão do Conselho Superior do Ministério Público foi tomada esta terça-feira, 14 de Abril, com o intuito de “apurar a eventual responsabilidade disciplinar de magistrados do MP face a alguns comentários críticos naquela rede social”, afiança o diário.
Entre os comentários feitos pelos magistrados estarão frases como “Há dias perfeitos. Hihihihihi“, comentário proferido na data da detenção de José Sócrates, à chegada ai aeroporto da Portela, e “Uma boa parte do PS podia mudar-se para Évora. Quiçá para o Estabelecimento Prisional”.
O protesto posterior dos reclusos, que reclamaram um secador de roupa e melhor alimentação, foi também alvo de um comentário dirigido ao ex-primeiro-ministro: “Com toda a razão, afinal ele estava habituado aos mais requintados restaurantes em Paris.”
Também as visitas de personalidades políticas que o antigo governante recebeu em Évora são visadas pelos comentários dos magistrados no Facebook.
“Que corrupio na cadeia de Évora…estarão todos com o rabo preso? (…) Se assim é, ainda a procissão vai no adro”, e “Uma boa parte do PS podia mudar-se para Évora, quiçá para o Estabelecimento Prisional” são alguns dos comentários transcritos pelo Público.
O jornal salienta, contudo, que a decisão de abrir o inquérito aos autores dos comentários não foi unânime e que “pelo menos três elementos daquele conselho” votaram contra.
Por seu lado, o Conselho Superior da Magistratura optou apenas por chamar a atenção dos magistrados envolvidos, avança o Público, frisando que o órgão “relembrou os juízes que o especifico estatuto dos magistrados judiciais lhes impõe deveres que constituem limitações”.
O advogado de José Sócrates, João Araújo, tinha-se queixado, numa entrevista à RTP, dos comentários feitos pelos magistrados em diversos grupos fechados do Facebook, falando na “coisa mais desbragada” e em “juízes e procuradores a dizerem as coisas mais absurdas, mais disparatadas”.
João Araújo referiu-se aos magistrados implicados como “garotada que invadiu os tribunais e que se entretém com estas parvoíces em vez de estar a despachar processos”, relembra o mesmo jornal.
ZAP
E quem vai pagar a conta?
Politicas à parte toda a gente sabe que há uma justiça para pobres e outra para ricos e essa mesma pseudo justiça é aplicada por quem?????
Juiz Carlos Alexandre,
o obreiro Vendido!!!
Reenvio conforme recebi. “Lamentando”: cada um que tire as suas ilações..
Juiz Carlos Alexandre, o obreiro Vendido Quem é Carlos Alexandre?
É o juiz que ilibou o CDS no caso dos sobreiros.
É o juiz que ilibou Oliveira e Costa e os outros amigos de Cavaco no caso BPN e que não investigou nem levou a julgamento os responsáveis do mesmo.
Foi ainda Juiz vendido de nome Carlos Alexandre, quem interrogou Salgado, notificando-o na sua casa, deixando-o depois sair sob caução, e que ainda não prendeu, nem vai prender, ninguém do BES.
Tudo o que investiga sai, como que por magia, no Sol, no Correio da Manhã e na TVI, todos com ligações a Felícia Cabrita, que consegue sempre a primazia das informações e a quem não investiga por indícios de fuga ao segredo de justiça.
Isto não é Jornalismo. É Prostituição!
Juiz de coragem, como muitos lhe chamam?
Este “Juiz” com a detenção de José Sócrates, acabou de garantir a sua grande “reforma Vitalícia”!
Tirem as vossas ilações.
Óh ‘Picasso’: O desconhecimento da lei não inibe responsabilidades. Acresce que o que aqui trouxe a coberto de ‘lamento’ e ‘enviaram-me’ um e outros não sabem , do que estão a publicar aqui! Tino, e não se reduza a moço de recados.
hahahaha! ainda bem que há juizes com sentido de humor.
Na “sala” de acesso restrito, tb podem contar anedotas… Os comentários até nem foram picantes! O Henrique Neto (PS) é que os terá inspirado. Segundo o Jornali “Neto lamenta que muitos socialistas “fechem os olhos” e tenham uma” reacção irracional” ao caso que envolve o ex-líder do PS. “As reacções de alguns socialistas são irracionais. Há muitos socialistas que não querem conhecer o que se passou. Fecham os olhos, porque estão moral e eticamente metidos nestas desgraças”.
Aliás um dos juízes do habeas… disse: “…insolvente…” e agora lá vem o Carmo e Trindade e náo será porque 3 dos magistrados votaram contra!
Neste espaço público de acesso privado, linguagem ofensiva proferida contra entidade identificável configura no mínimo crime de ofensa…
A liberdade de cada um deve começar onde termina a dos outros…
oops! O m/ post anterior era p’rá arte do “PIASSO”
Porquê o CSM abre inqueritos aos comentários tecidos por alguns magistrados e não se preocupa com os termos utilizados pelo Dr. João Araujo quando refere haver “juízes e procuradores a dizerem as coisas mais absurdas e mais disparatadas” ou quando se refere aos magistrados implicados como “garotada que invadiu os tribunais e que se entretém com estas parvoíces em vez de estar a despachar processos”? Afinal a quem representa a classe dos que promovem ou procuram apurar e atuar em prol da justiça abre-se inquéritos e são impedidos de poder manifestar os seus juízos, opiniões,etc. e a quem supostamente defende o “detido” permite-se tudo, mesmo quando ofende ou coloca em causa a honorabilidade dos próprios magistrados?
No dia em que aparecer um juiz digno de tal nome, que investigue e comece a deter certas pessoas que fizeram um curso de juiz, mas que não carregam a honorabilidade que o cargo impõe, coisa que duvido que aconteça, pois ficaríamos depauperados e ate teríamos que importar alguns.
Isto de certos detentores se acharem deuses e impunes, leva a que isto aconteça, não sou eu certamente que dirá como, mas haverá necessidade de se afinarem os critérios de nomeação de certas pessoas para cargos sensíveis.
tanto quanto se sabe em portugal para se ser juiz basta saber copiar e depois se forem apanhados ficam todos com a mesma nota e passam igualmente todos, eheheheheheh
Para os mais descuidados moços de recados:
O Sr Juíz Carlos Alexandre não julga, logo não profere sentenças….
O Sr. Juís Rosário Teixeira não Julga, logo não profere sentenças
Por mais que custe ou que tentem disfarçar, os processos citados por PICASSO tiveram a mãozinha do Super juiz e deram em nada, para satisfação dos que ficaram com milhões e milhões. O povo sabe como a justiça funciona, mas é sempre bom haver alguém para nos fazer lembrar.
Obrigada PiCASSO, gostei!
… A língua portuguesa tem destas coisas… É acessível mas depende da escrita, da fonética, gramática e daquelas coisinhas que todos temos e que nos fazem de tudo… até soletrar, articular ideias, pensar… Aquilo que se faz com aquelas coisinhas que todos temos ou é suposto lá estarem!
Que palermas! Estes magistrados podiam ‘ brincar’ no ZAP que nada lhes acontecia. Escolheram o Facebook para darem trabalho ao Conselho Superior do Ministério Público.
Deficit de seretonina ou de neurónios? Só estou a perguntar!!! Perguntar não ofende !