No dia em que a Comissão de Trabalhadores do INEM é ouvida na Assembleia, Temido, Pizarro e Medina foram acusados de terem “desviado” 170 milhões do INEM e serem “co-responsáveis” na crise do serviço. PS nega acusações.
“Os problemas não são novos e foram agravados nos últimos anos. A frota de ambulâncias obsoleta compromete a eficácia rápida do serviço e a segurança dos profissionais, ao que acresce o impacto devastador do desvio de 170 milhões de euros entre 2020 e 2023″, disse esta manhã no Parlamento a deputada do PSD Sandra Pereira, citada pelo Observador.
A deputada afirmou ainda que os antigos governos PS foram “co-responsáveis” pela crise que o INEM está a enfrentar. De acordo com Sandra Pereira, o montante “deveria ter servido para reforçar recursos e foi canalizado para outros fins. Isto tem rosto e nomes: a ex-ministra Marta Temido, o ex-ministro Manuel Pizarro e o ex-ministro das Finanças Fernando Medina”.
A deputada do PS, Sofia Andrade, respondeu às acusações da direita, pedindo “seriedade” ao PSD e realçando o investimento feito pelo governo de esquerda no INEM.
“Os governos do PS adotaram medidas, houve investimento. Entre 2016 e 2018, houve a renovação de 100% da frota de Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação; em 2016, foi criado a carreira especial do técnico de emergência pré-hospitalar; em 2022, foi aumentada a remuneração dos técnicos”, lembrou.
A deputada acusou ainda o PSD de construir uma “narrativa assente em inverdades“.
Este mês, o Executivo tinha já acusado o antigo governo de Costa de ter desviado dinheiro destinado ao INEM.
Comissão de Trabalhadores do INEM ouvida hoje
A Comissão de Trabalhadores do INEM está hoje a ser ouvida na Assembleia, a pedido do Chega, reunião que deveria ocorrer só na sexta feira, mas que foi antecipada.
Em declarações aos deputados da comissão parlamentar de saúde, citada pela Lusa, a comissão aponto que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte secundário, como transferências de utentes entre hospitais, o que desvia meios do socorro urgente, em relação ao qual “vão entrando chamadas urgentes que precisam de meios”.
“Os trabalhadores têm constantemente assegurado serviços, sabendo que não vão receber e, por isso, é urgente que isto seja retificado. E a única solução é a contratação de novos profissionais”, apontou ainda o presidente da Comissão, Rui Gonçalves.
De acordo com o presidente, apesar da abertura de novas vagas para 200 técnicos, “em Lisboa continua a haver défice“, recordou, uma vez que, garante, o preço da habitação nesta região do país desincentiva os trabalhadores de concorrerem.
Caos no INEM
-
21 Novembro, 2024 PSD acusa Temido de desviar 170 milhões de euros do INEM. PS diz que são “inverdades”
é só um desviozinho….
Foram assassinadas oito pessoas por elementos do INEM e esta garotada, o Governo e os partidos, continuam a tentar passar as culpas uns para os outros, a tentar arranjar um bode expiatório, desesperados por esta grave situação ocorrida no Instituto Nacional de Emergência Médica, enquanto reina a impunidade e o caos.
As perguntas que devem ser feitas: porquê que ninguém quer ir trabalhar para o INEM? porquê que o INEM antes e desde a sua fundação funcionava correctamente e a partir de 2012 passou a funcionar mal? quais são os critérios e a fundamentação para recrutamento e selecção de elementos para o INEM?
É preciso obrigar os elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde o topo até à base da cadeira hierárquica a declarar se colaboraram/pertenceram ou colaboram/pertencem à Maçonaria ou a outras sociedades secretas (Jesuítas, Opus Dei, etc.), depois de identificados terão de sair, a greve, os sindicatos, assim como toda e qualquer actividade sindical proibidas, os despedimentos implementados na Função Pública, definir a escolaridade obrigatória pela data de nascimento e realizar testes psico-técnicos para saber se possuem perfil para a profissão.
«…As queixas sobre o funcionamento do INEM não são de agora, mas o estado a que ele atualmente chegou passa o inadmissível; é revoltante! Nos países civilizados isto não existe, porque aí há consequências, logo que acontece uma falha. É este o resultado da nossa falta de rigor….» – Presidente Rui Rio (https://x.com/RuiRioPT/status/1855269202929619296)
Eram as contas certas dos socialistas! Primeiro, eram as cativações Centeno, depois foi o desviar de fundos em todo o Estado, por Medina, para baixar artificialmente a dívida pública. Em termos de governação os socialistas foram sempre um desastre. Que o diga José Sócrates!
Ao nível da bandalheira, da irresponsabilidade, do tratamento dos utentes , este país com os governantes não passa da fasquia de lixo! Ainda dizem que somos a civlização? Os selvagens tem critérios mais democrátivcos!
O buraco cada vez abre mais! Incrível como ainda temos eleitorado do PS a votar nestes ladroes!!
Mas pronto, “olha para o céu está um dia tão bonito”